INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
Ø identificar os elementos essenciais do gênero narrativo;
Ø reconhecer o conto como um gênero proveniente da antiga tradição de contar histórias;
Ø identificar elementos semânticodiscursivos que diferenciam o conto da crônica;
Ø compreender, a partir da leitura de diversos contos, como estão organizados os elementos semânticodiscursivos nesse gênero;
Ø perceber a importância do contar histórias para despertar a criatividade e o prazer da leitura na sala de aula;
Ø reconhecer a evolução da crônica ao longo dos anos;
Ø localizar elementos que caracterizam a crônica como um gênero textual;
Ø reconhecer na crônica um gênero construído a partir de elementos do cotidiano;
Ø identificar os elementos estilísticos e semânticos da crônica, percebendo como esses elementos contribuem para a interlocução entre autor e leitor;
Ø perceber os elementos discursivos presentes no gênero crônica, em que uma aparente narrativa da vida comum pode guardar um certo humor perpassado por reflexões acerca de questões sociais;
Ø diferenciar crônica de conto;
Ø investigar as origens e evolução dos gêneros literários autobiográficos e das memórias;
Ø relacionar gênero literário com função social da escrita;
Ø identificar a polifonia, a estilização e a variação linguística na escrita literária, na perspectiva da Teoria de Discurso, desenvolvida por Mikhail Bakhtin;
Ø reconhecer no romance um gênero literário em evolução;
Ø realizar a leitura e a análise do romance Memórias de um sargento de milícias na perspectiva da polifonia e da cosmovisão carnavalesca;
Ø explicar o surgimento da estética realista em Portugal;
Ø identificar como questões sociais e históricas são abordadas por Eça de Queirós em sua obra;
Ø reconhecer os recursos literários que compõem a narrativa eciana;
Ø estabelecer paralelos entre a obra eciana e a de outros autores.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS |
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Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- ampliar a visão de sala de aula;
- compreender os objetivos do ensino de Língua Portuguesa;
- conceber o sujeito-leitor como um sujeito-ativo no processo da leitura;
- aprimorar as concepções de língua, linguagem, texto e discurso;
- identificar a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais;
- compreender a teoria da tipologia adotada e entender a importância do gênero textual nas interações comunicativas;
- desenvolver análises de práticas de linguagem, a partir de diferentes tipos e gêneros textuais;
- observar a importância da hibridização textual para os efeitos de sentidos;
- compreender o ato de ler a partir de diferentes visões;
- explorar situações pedagógicas de leitura;
- considerar a leitura não só como ato de decodificação, mas também de interação, em um contexto social e histórico;
- refletir sobre as mudanças de enfoque nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, nos momentos dedicados às análises linguísticas;
- compreender o processo de ensino e de aprendizagem das unidades linguísticas na perspectiva discursiva, deslocando da análise, exclusivamente, gramatical;
- analisar os empregos de palavras, expressões, afixos, observando o contexto sociohistórico e ideológico.
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LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
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Ao final do estudo das unidades didáticas, esperamos que o aluno atinja os seguintes objetivos:
- Compreender os pressupostos teóricos do ensino operacional e reflexivo da linguagem: a linguagem como interação, teorias de leitura, produção textual, letramento;
- Compreender, via linguagem, a constituição identitária dos estudantes e do futuro professor de língua materna;
- Aprofundar-se numa formação mais solidificada para enfrentar os desafios da sala de aula de língua materna, com reflexões e teorias que nos fazem identificar enquanto professores formadores;
- Desenvolver uma competência linguística reflexiva e significativa, além, é claro, de pensar em uma Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna centrada no uso, nos contextos de situação, nas práticas de linguagem.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
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Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA |
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A disciplina Ensino-aprendizagem de lngua materna relaciona-se s demais disciplinas do curso e tem como objetivos:
relacionar as concepes de linguagem s prticas de ensino de lngua materna.
analisar as diferentes propostas metodolgicas para o ensino de leitura e de escrita na Educao Bsica.
conhecer a organizao dos livros didticos de Lngua Portuguesa que tm sido veiculado nas escolas.
entender as concepes de leitura e de produo textual que permeiam os livros didticos.
analisar um livro didtico de Lngua Portuguesa das sries finais do Ensino Fundamental.
identificar a pedagogia de projetos em programas e planejamentos de ensino de lngua materna.
utilizar a pedagogia de projetos em propostas curriculares de ensino de produo de leitura e de textos em lngua materna.
aplicar a teoria dos gneros discursivos associada s prticas de produo de leitura e de escrita na Educao Bsica.
compreender as propostas metodolgicas para o ensino de Lngua Portuguesa no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio.
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ANÁLISE DO DISCURSO |
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A disciplina inicia-se a partir do estudo da semântica da enunciação com foco na teoria da enunciação, ressaltando as condições de produção do enunciado, como tempo, lugar, papéis dos interlocutores, intencionalidades e objetivos da enunciação, bem como o caráter argumentativo da linguagem. Depois, introduz os estudos da Análise do Discurso Francesa, enfocando sua base epistemológica, sua historicidade, articulando seus conceitos-chave e desenvolvendo a competência de práticas de AD. Por último, aborda estratégias de ensino-aprendizagem oportunizando ao licenciando refletir sobre possibilidades de desenvolver a criticidade e a atitude responsiva ativa em seus alunos.
Objetivo geral:
Desenvolver a competência do licenciando em análise do discurso de diferentes linguagens, sua atitude responsiva ativa e sua competência didático-pedagógica para que seja capaz de desenvolver em seus alunos a criticidade, a proficiência na leitura de textos verbais e não verbais, obras de artes e situações, para que compreendam variados discursos, articule-os ao contexto imediato e mais amplo, exercendo sua atitude responsiva ativa.
Objetivos específicos:
A partir desses estudos, espera-se que o aluno seja capaz de:
- identificar as condições de produção do discurso;
- compreender as intencionalidades do discurso;
- inferir e compreender as ideias e as ideologias que estão sendo articuladas no discurso do outro;
- identificar, comparar, analisar, julgar e organizar suas próprias ideias e ideologias;
- defender suas ideias e ideologias em relação ao outro;
- exercer a atitude responsiva ativa;
- criar estratégias de ensino-aprendizagem que oportunizem a formação da leitura crítica e da atitude responsiva ativa nos alunos;
- intervir no desenvolvimento afetivo, moral e intelectual de seus alunos, objetivando a formação de sua subjetividade, criticidade e expressão.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAS/PORTUGUÊS |
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Possibilitar que o aluno seja capaz de:
- conhecer a comunidade escolar;
- exercitar a empatia;
- aplicar conhecimentos acadmicos.
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LINGUÍSTICA TEXTUAL |
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LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOSSINTAXE |
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Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- refletir sobre o ensino-aprendizagem dos aspectos sintáticos da língua portuguesa na escola básica, considerando a abordagem do uso da língua nas instâncias práticas sociais;
- dominar as estruturas sintáticas da frase e do parágrafo;
- formular as noções de frase, oração e período;
- identificar e classificar os termos constituintes da oração;
- associar os termos sintáticos ao emprego dos sinais de pontuação;
- relacionar sintaxe e semântica;
- formular as noções de coordenação e de subordinação;
- identificar a nomenclatura específica da classificação das orações;
- reconhecer as relações sintáticas e semânticas entre os constituintes da frase;
- identificar as estruturas sintáticas formais da norma culta do uso da língua portuguesa;
- relacionar sintaxe e estilo
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
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O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da
educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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