INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA I |
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA II |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
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Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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QUÍMICA GERAL |
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Objetivos gerais:
Desenvolver o conhecimento cientfico-tecnolgico acerca das estruturas bsicas da qumica, bem como suas propriedades fsicas e qumicas, funes, estruturas e reaes, vinculando ao contextosocial em que o aluno est inserido, objetivando a formao de cidados mais conscientes, criativos, com valores ticos e morais, e capacidade de desenvolver aes modificadoras.
Objetivos especficos:
- Definir a Qumica e reconhecer a sua importncia como meio de avano tecnolgico e o seu papel na sociedade;
- Interpretar e compreender as grandezas fsicas estudadas atravs de dados numricos, pelas relaes matemticas presentes em situaes cotidianas;
- Analisar e compreender tabelas e grficos com dados de fuso e ebulio;
- Distinguir e compreender as substncias simples e compostas, conceituando e distinguindo misturas homogneas e heterogneas;
- Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resoluo de problemas qualitativos e quantitativos em qumica;
- Contextualizar e analisar a contribuio dos modelos para evoluo da Qumica;
- Prever as propriedades de um elemento qumico atravs de sua localizao na tabela peridica;
- Conceituar e entender o significado de ligao qumica;
- Avaliar o tipo de ligao estabelecida entre tomos de diversos elementos;
- Compreender e reconhecer a polaridade das substncias para solucionar problemas qumicos, melhorando a qualidade de vida;
- Determinar a geometria das molculas;
- Reconhecer os tipos de foras intermoleculares;
- Reconhecer aspectos qumicos relevantes na interao do ser humano, individual e coletiva com o ambiente.
- Interpretar problemas de origem qumica a partir de uma linguagem grfica e vice-versa;
- Identificar equipamentos e vidrarias e empreg-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com ateno e segurana;
- Conscientizar sobre as normas de segurana em laboratrios;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando concluses a partir de suas anlises;
- Conhecer a princpio de Avogadro e aplica-lo na determinao das massas relativas das molculas;
- Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformaes qumicas;
- Relacionar massa, quantidade de matria e nmero de partculas atravs da unidade mol e do conjunto de massa molar em clculos qumicos;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos de cidos e bases;
- Desenvolver pensamento crtico com relao poluio causada pela m utilizao de recursos naturais e apresentar alternativas para resolver ou diminuir tais problemas;
- Analisar o carter das reaes cido-base em meio aquoso como processo de transferncia de eltrons;
- Discutir a presena de elementos em alguns tipos importantes de reaes de xido-reduo: sntese, decomposio e deslocamento;
- Selecionar e organizar informaes para compreenso de situaes problemas referentes s propriedades dos materiais;
- Entender mtodos e procedimentos prprios das cincias naturais aplicando-os no cotidiano;
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FÍSICO-QUÍMICA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA |
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INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica;
- Identificar e nomear os hidrocarbonetos saturados e insaturados;
- Reconhecer os principais grupos funcionais, suas propriedades físico-químicas e nomear os compostos orgânicos;
- Reconhecer a isomeria geométrica em compostos;
- Estabelecer a isomeria geométrica em compostos insaturados e cicloalcanos;
- Discutir situações e reações de processos orgânicos;
- Compreender a reatividade e as reações de adição que envolve os alcenos e suas aplicações no cotidiano;
- Reconhecer a formação e estabilidade dos carbocátions;
- Compreender as principais metodologias de obtenção de compostos aromáticos, a regra de aromaticidade de Hückel, juntamente com as principais reações de substituições eletrolíticas a compostos que contenham o anel benzênico em sua estrutura;
- Entender e aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em processos;
- Identificar as características físicas e químicas dos diferentes compostos;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
- Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
- Entender os conceitos de acidez e basicidade aplicados dentro de compostos orgânicos;
Relacionar o aumento ou diminuição do caráter ácido-base dos compostos orgânicos;
- Entender o conceito de nucleófilo;
- Entender o mecanismo das reações de adição nucleofílica;
- Identificar as funções derivadas dos ácidos carboxílicos e suas reatividades;
- Analisar e identificar o grupo carbonila;
- Entender o mecanismo das reações de adição ao grupo carbonila.
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QUÍMICA ANALÍTICA |
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA III |
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA V |
20
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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LIBRAS |
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O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da
educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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