Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
3608 Horas-aula
Titulação:
Licenciatura
Área:
Educação
Responsável:
Ana Cristina Borges
Email:
Ver email

História

1° Licenciatura

Investimento mensal

Selecione o polo

Quero saber mais

O que é o curso de História ?

O conhecimento histórico é fruto de uma cultura e de um tempo. O curso de Licenciatura em História da Universidade de Uberaba visa a formação de um profissional com capacidade crítica. Com ênfase na compreensão contextualizada de questões envolvendo o processo histórico, preparando o aluno para o ensino e a pesquisa em História e áreas afins.



O curso de Licenciatura em História, da EAD Uniube, possui uma matriz curricular e atividades dinâmicas, atraentes, interdisciplinares e contextualizadas, garantindo, ao aluno, a formação ideal para o mercado de trabalho atual. A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em História está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Na EAD Uniube você terá:
- Aulas 100% on-line.
- Atividades para enriquecimento curricular ao vivo.
- Encontros presenciais, no polo, para as atividades extracurriculares previstas no curso, além das avaliações presenciais.
- Como um grande diferencial, a Uniube possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dinâmico, interativo e de fácil acesso, inteiramente desenvolvido pela própria universidade.

Venha estudar conosco!

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de História ?

O mercado de trabalho é amplo para o Licenciado em História. Você poderá trabalhar como professor do ensino básico. Prestar consultoria a todo e qualquer empreendimento com interesse histórico. Atuar em processos de construção da memória social. Estimular ações de cidadania e conscientização sobre o ensino de história afro-brasileira e indígena. Realizar atividades ligadas aos meios de comunicação de massa. Realizar pesquisa histórica em entidades públicas e privadas, utilizando diversas fontes. Prestar assessorias para a preservação do patrimônio cultural, ligadas à produção artística, cultural e turística e a movimentos políticos e sociais;

Qual é o perfil do egresso do curso de História ?

O perfil do egresso do Curso de História da Universidade de Uberaba, é de um professor¿educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Que reflete sobre a sua prática e propõe transformações no contexto em que atua. Com competência e conhecimento para aprovação em concursos públicos.
  • ATOS LEGAIS

    Reconhecido pela Portaria nº 913-MEC-SERES, de 27/12/2018 (DOU nº 249, Seção I, pág. 137, de 28/12/2018).
  • GRADE CURRICULAR

    ETAPA 1

    A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS 80h
    DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 80h
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40h
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40h
    O PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA I 120h

    ETAPA 2

    ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 80h
    COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 80h
    HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 80h
    LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 80h
    MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA II 120h

    ETAPA 3

    ATIVIDADES COMPLEMENTARES II 80h
    BRASIL MONÁRQUICO 80h
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO BRASIL 80h
    POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA III 120h
    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80h

    ETAPA 4

    A FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL NO SÉCULO XX 80h
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES III 80h
    CRISES E IMPASSES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO 80h
    DIDÁTICA 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA 120h
    TEORIAS DA HISTÓRIA 80h

    ETAPA 5

    BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA 80h
    CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS 80h
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 240h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 240h
    HISTÓRIA NA SALA DE AULA 80h
    HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA 80h

    ETAPA 6

    A NOVA ORDEM MUNDIAL 80h
    AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE 80h
    BRASIL CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA E GLOBALIZAÇÃO 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 240h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 240h
    LIBRAS 80h
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR 80h

    ETAPA 99

    ENADE 0h

    OPTATIVAS
    Disciplina Carga Horária
    CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE 80
    LÍNGUA PORTUGUESA 80
    AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 80
    TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO 80
    GESTÃO DE CARREIRA 80
    FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA 80
  • DOCENTES

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):