Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
1936 Horas-aula
Titulação:
Formação Pedagógica
Área:
Educação
Responsável:
Ana Cristina Borges
Email:
Ver email

História

Investimento mensal

Selecione o polo

Quero saber mais

O que é o curso de História ?

O curso de Formação Pedagógica em História da Universidade de Uberaba busca atender o contexto atual do mercado, que impõe, cada vez mais, a necessidade de uma formação complementar. Fundamentado na Resolução CNE/CP nº 02/2015, o curso autoriza profissionais não licenciados, por meio de uma certificação, a atuar como professor de História na Educação Básica, com capacidade para desenvolver uma abordagem contextualizada do processo histórico contemporâneo. O curso de Formação Pedagógica em História para graduados não licenciados é indicado a quem já possui diploma de ensino superior e é bacharel ou tecnólogo com uma formação em áreas de conhecimento afins ¿ Filosofia, Sociologia, Ciências Sociais, Direito, Ciência Política, Gestão Pública, Serviço Social ¿ e tem interesse em atuar como professor de História.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de História ?

Com a certificação em formação pedagógica o egresso poderá exercer a docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação Profissionalizante, em escolas públicas e particulares, aplicando metodologias adequadas para o ensino da História, bem como promover ações voltadas à cidadania e a produção, construção e comunicação do conhecimento histórico escolar.

Qual é o perfil do egresso do curso de História ?

O perfil do egresso é de um profissional comprometido com o desenvolvimento humano e com as práticas de Cidadania, com habilidades para exercer a docência, que reflete sobre seu papel social e propõe transformações no contexto em que atua.
  • ATOS LEGAIS

    Curso de História - Licenciatura - Reconhecido pela Portaria nº 913-MEC-SERES, de 27/12/2018 (DOU nº 249, Seção I, pág. 137, de 28/12/2018). Curso de Formação Pedagógica em História Criado /Resolução CONSUN/UNIUBE nº 051 de 30/09/2005, de acordo com o disposto no artigo 21 da Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, MEC - Conselho Nacional de Educação-Conselho Pleno.
  • GRADE CURRICULAR

    ETAPA 1

    ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 40h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA 80h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 240h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 240h
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 80h
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40h
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40h
    MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL 80h
    POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA I 120h
    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80h
    TEORIAS DA HISTÓRIA 80h

    ETAPA 2

    CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE 80h
    CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA 80h
    DIDÁTICA 80h
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 240h
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 240h
    FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL 80h
    LIBRAS 80h
    O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A NOVA ORDEM 80h
    POLÍTICA E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS 80h
    PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA 120h

    OPTATIVAS
    Disciplina Carga Horária
    A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS 80
    HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL 80
    DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL 80
    LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 80
    LÍNGUA PORTUGUESA 80
    TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO 80
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 80
  • DOCENTES

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):