INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais.
Seus objetivos são:
- identificar os fundamentos da educação no contexto histórico do mundo antigo (comunidades primitivas e da Antiguidade Oriental), clássico, medieval e moderno.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- proporcionar uma reflexão crítica das ideias pedagógicas, identificando as formas próprias que fazem da educação o espaço da construção de sentidos.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais.
Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
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A disciplina CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO tem como objetivo:
- levar o aluno a refletir sobre a organização do tempo e do espaço escolar como categorias importantes e constitutivas da pedagógica;
- compreender que o tempo e o espaço são categorias construídas cultural e historicamente e que sofrem interferências e modificações em diferentes épocas e contextos;
- perceber que as diferentes formas de organização do tempo e do espaço refletem diferentes concepções de educação, homem e sociedade influenciando diretamente no processo de formação das novas gerações;
- refletir e compreender as questões que cercam o currículo e o conhecimento escolar no âmbito do ensino a ser desenvolvido na escola;
- compreender as diferentes concepções atribuídas ao termo currículo, em diferentes contextos e tempos históricos;
- conceituar currículo numa perspectiva teórica tradicional, crítica e pós-crítica;
- compreender as dimensões do currículo, as relações entre currículo e planejamento, currículo e avaliação;
- entender como se desenvolve a prática educativa em nossas escolas.
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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
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O componente Psicologia do desenvolvimento, tem o objetivo de levar os alunos de Pedagogia a compreender a importância de se conhecer o desenvolvimento da criança para propor um trabalho adequado à faixa etária proporcionando atividades interessantes, contextualizadas e lúdicas permitindo à criança processar suas mudanças internas e externas de forma saudável e natural. Estudaremos o desenvolvimento infantil na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon.
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ARTE E EDUCAÇÃO |
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Refletir sobre os diferentes conceitos de Arte e o significado da Arte na educação e na construção do ser humano.
Perceber a Arte como fato histórico contextualizado, que possui diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, música e expressão cênica, experimentando-os e conhecendo-os de forma a poder utilizá-los, de forma criativa, em diferentes situações.
Vivenciar experiências lúdicas e criativas nas diferentes áreas expressivas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro, buscando a conscientização da sua importância no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem.
Praticar a reflexão sobre a implicação das diversas formas de expressão na formação como educador.
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
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- Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
- Analisar a história da língua de sinais brasileira enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
- Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
- Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
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Objetivo principal: Compreender os fundamentos e princípios básicos que subsidiam a ação educativa inclusiva voltada para o público da Educação Especial, e contribuir com a promoção de ações educativas inclusivas no contexto da Educação Básica, afim de contribuir para que a inclusão escolar dos estudantes da Educação Especial aconteça com desenvolvimento e aprendizado.
1. Fundamentar ações pedagógica que possam promover a consolidação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
2. Conhecer as especificidades das pessoas público da Educação Especial (altas habilidades/superdotação, deficiências sensoriais, intelectuais, físicas e transtorno do espectro autista);
3. Estudar as estratégias e recursos de mediação possíveis e necessários para o pleno desenvolvimento desse público;
4. Dialogar sobre a prática pedagógica e sobre os processos formativos e avaliativos na perspectiva da Educação Inclusiva.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
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Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- discutir as formas teóricas que particularizam a educação de jovens e adultos como campo de pesquisa e construção do conhecimento;
- analisar o modo como os elementos sócio históricos, políticos e culturais implicam os processos de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos;
- enfatizar o contínuo pedagógico-andragógico como fluxo que reorienta os binários teoria/prática, conteúdo/método e saber/fazer no contexto de uma educação emancipatória;
- debater criticamente acerca da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil;
- explicar as campanhas de EJA a partir dos meados do século XX;
- demonstrar as diferentes concepções de EJA que surgiram ao longo do século XX;
- descrever os marcos legais da EJA no Brasil, elucidando seus avanços e retrocessos;
- apresentar a legislação vigente da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- explicar as propostas pedagógico-curriculares dos dois segmentos e os conteúdos que as estruturam;
- demonstrar a complexidade do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos;
- reconhecer o discente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – como sujeito protagonista no contexto social, com seus anseios, suas necessidades, limitações e potencialidades;
- mostrar os princípios teórico-metodológicos que fundamentam os Círculos de Cultura;
- explicar qual a identidade do aluno e do professor da EJA;
- demonstrar alguns saberes necessários para se trabalhar com o jovens e adultos da EJA;
- explicar o trabalho da EJA dentro das instituições prisionais;
- mostrar a importância da EJA para os adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa.
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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
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Ao final dos estudos, o aluno estará apto a:
- analisar a escrita espontânea de uma criança, identificando em que nível ela se encontra;
- posicionar-se criticamente em relação à utilização das cartilhas no atual contexto social;
- estabelecer diferenças entre uma proposta de alfabetização que visa à construção do conhecimento e uma outra voltada para uma linha tradicional;
- compreender a importância da participação da criança/aluno(a) na construção da leitura e da escrita;
- identificar o papel do professor como um agente mediador do processo ensino e aprendizagem;
- compreender a importância dos fundamentos teóricos da alfabetização enquanto instrumentos de formação profissional, necessários ao trabalho docente;
- pensar a organização de um ambiente alfabetizador;
- compreender a metodologia como contribuição para mudanças que a alfabetização atualmente requer;
- analisar o sentido de uma avaliação mediadora nos resultados da prática pedagógica;
- compreender a importância da organização de um ambiente alfabetizador;
- reconhecer a necessidade de trabalhar atividades lúdicas no decorrer da sistematização do processo ensino-aprendizagem;
- ressaltar a importância dos jogos pedagógicos, das brincadeiras e da literatura para a construção do processo de alfabetização;
- compreender a importância do posicionamento do professor como desafiador e estimulador da criança na construção de suas hipóteses sobre a leitura e a escrita;
- relacionar a sistematização da aprendizagem ao acompanhamento avaliativo do aluno;
- identificar os elementos que marcaram o início da alfabetização no Brasil;
- distinguir os métodos de alfabetização usados ao longo da história no Brasil;
- reconhecer a alfabetização como processo formativo da pessoa humana;
- compreender o caráter multidisciplinar da alfabetização;
- relacionar “alfabetização” e “letramento” em suas dimensões: histórica, cultural e metodológica;
- entender o que significa “ser alfabetizado hoje” a partir da identificação das múltiplas linguagens presentes nos textos que permeiam as práticas sociais;
- analisar a relação entre o “ato de ler” e o “ato de ensinar a ler” e a importância da formação científica do professor/alfabetizador como mediador desse processo.
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DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA
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Ao final dos estudos o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o desenvolvimento humano durante a fase de escolarização, aquilo que é determinado pelo biológico no desenvolvimento humano e ainda observar o que depende de aprendizagem. Aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor e cognitivo de crianças.
- Entender que a moralidade é um resultado de um longo processo inconcluso de construção sócio-histórica e o quanto é importante pensar sobre esse assunto no âmbito da esfera escolar.
- Aprender sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na infância e a teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner.
- Compreender a importância da educação motora para o ser humano, a partir do estudo das características do desenvolvimento motor, bem como os elementos da motricidade e articulação com a prática pedagógica.
- Estudar sobre o desenvolvimento psicomotor no processo de aprendizagem da criança e sua relação com a práxis do professor.
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ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
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O componente institucional Alfabetização Matemática constitui-se de alguns tópicos essenciais para a compreensão de como se dá o processo de construção do número na criança. Estar alfabetizado matematicamente significa mais que conhecer os números e resolver operações, é preciso ser capaz de pensar, entender e aplicar esses números no cotidiano. Assim este estudo tem como objetivo:
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compreender a importância da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental propostos pela a Base Nacional Comum da Educação Infantil;
-
compreender como a criança constrói o pensamento lógico-matemático;
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proporcionar a compreensão dos processos que levam ao desenvolvimento do raciocínio;
-
identificar os estágios do desenvolvimento infantil,
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identificar os processos de avaliação do conhecimento matemático na educação infantil; conhecer os processos mentais básicos para a criança compreender a construção do número.
-
compreender quais conteúdos matemáticos pertinentes à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental;
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identificar o número como um conhecimento lógico-matemático e os “números perceptuais” das crianças na educação infantil.
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compreender os aspectos conceituais de número, numeral e algarismo.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE |
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
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PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
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ATIVIDADE PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Propiciar ao aluno do curso de pedagogia uma base teórica e prática na área da Língua Portuguesa para que possa desenvolver um trabalho interdisciplinar na sala de aula de maneira criativa.
Compreender os processos de preparação e de aquisição da linguagem, da leitura e da escrita, bem como desenvolver trabalhos a partir de diferentes gêneros textuais incorporados às práticas cotidianas da sala de aula.
Conhecer e entender a diversidade linguística e a questão do preconceito linguístico frente ao mundo contemporâneo.
Compreender a importância do papel do professor nas mudanças de paradigmas, atentando-se às competências centrais da Língua Portuguesa em que se fundamentam.
Desenvolver as habilidades necessárias a um escritor competente e a um leitor proficiente.
Desenvolver a habilidade de trabalhar a gramática de uso com os alunos, diferenciando atividades gramaticais normativas de atividades epilinguisticas, que levem o aluno a refletir sobre a língua, utilizando-a corretamente nos mais diferentes contextos.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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LITERATURA INFANTIL
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Ao final dos estudos, o licenciando estará apto a:
- Explicar a relação entre o contexto histórico e o desenvolvimento da criança;
- Reconhecer os primeiros gêneros textuais destinados às crianças;
- Refletir sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança.
- Mostrar em que consistiu a fase de transição da literatura juvenil no Brasil, considerando a sua diferença em relação à Fase inicial – estudada no capítulo anterior – da produção literária nacional;
- Explicar como o nacionalismo e o desejo de uma língua nacional estiveram na base da produção literária desse momento;
- Apresentar as relações entre literatura infanto-juvenil e escola, tendo em mente os aspectos pedagógicos, moralizantes e autoritários que perpassaram a produção literária desse período;
- Caracterizar a importância da produção literária infanto-juvenil de Monteiro Lobato, distinguindo sua singularidade em relação às outras produções contemporâneas.
- Relacionar os estágios psicológicos da criança com a adequação aos textos literários;
- Refletir sobre a literatura como arte e ação pedagógica;
- Discutir a respeito do papel da literatura e do livro na escola;
- Explicar a poesia como uma atitude criativa;
- Elaborar propostas de leituras para diferentes fases do desenvolvimento do leitor infantil.
- Explicar a leitura como um ato de interação e de transformação;
- Especificar os tipos de leitura de acordo com os estudos linguísticos;
- Reconhecer a importância da leitura literária como fonte de prazer.
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ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO
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PESQUISA EM EDUCAÇÃO
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
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Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, dando ênfase ao perfil do(a) empreendedor(a), apresentando técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento de recursos necessários ao negócio, estimulando a criatividade e a aprendizagem proativa.
Objetivos Específicos:
- Preparar os(às) alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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ENADE |
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