CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seu objetivo geral é:
- analisar a evolução da educação ao longo dos diferentes períodos da História da Humanidade, compreendendo suas interações com as sociedades e culturas, assim como os reflexos das relações políticas e econômicas, a fim de desenvolver uma compreensão abrangente da educação como fenômeno histórico e social.
Seus objetivos específicos são:
- investigar a relação entre História da Educação e a diversidade de sociedades e culturas em diferentes períodos, examinando como contextos históricos moldaram abordagens educacionais;
- analisar a educação como prática social, considerando seu papel na construção e transformação das estruturas políticas e econômicas ao longo dos tempos;
- explorar os fundamentos da educação nas comunidades primitivas e na Antiguidade Oriental, identificando elementos que influenciaram as práticas educativas nesses contextos;
- examinar as características da educação no mundo clássico, investigando como sociedades gregas e romanas moldaram sistemas de ensino e transmissão de conhecimento;
- investigar a influência da educação medieval na formação do pensamento, considerando as contribuições das instituições religiosas e filosóficas na educação;
- compreender as mudanças na educação durante a era moderna, destacando as transformações sociais, científicas e filosóficas que moldaram os sistemas educacionais;
- analisar as continuidades e rupturas nas práticas educacionais ao longo da História, identificando elementos que persistem e as inovações introduzidas em diferentes épocas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
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CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
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A disciplina CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO tem como objetivo:
- levar o aluno a refletir sobre a organização do tempo e do espaço escolar como categorias importantes e constitutivas da pedagógica;
- compreender que o tempo e o espaço são categorias construídas cultural e historicamente e que sofrem interferências e modificações em diferentes épocas e contextos;
- perceber que as diferentes formas de organização do tempo e do espaço refletem diferentes concepções de educação, homem e sociedade influenciando diretamente no processo de formação das novas gerações;
- refletir e compreender as questões que cercam o currículo e o conhecimento escolar no âmbito do ensino a ser desenvolvido na escola;
- compreender as diferentes concepções atribuídas ao termo currículo, em diferentes contextos e tempos históricos;
- conceituar currículo numa perspectiva teórica tradicional, crítica e pós-crítica;
- compreender as dimensões do currículo, as relações entre currículo e planejamento, currículo e avaliação;
- entender como se desenvolve a prática educativa em nossas escolas.
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
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Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, trabalhando características e habilidades do empreendedor e discutindo desafios da atividade empreendedora, de modo a estimular o empreendedorismo nos alunos.
Objetivos Específicos:
- Preparar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
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Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- discutir as formas teóricas que particularizam a educação de jovens e adultos como campo de pesquisa e construção do conhecimento;
- analisar o modo como os elementos sócio históricos, políticos e culturais implicam os processos de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos;
- enfatizar o contínuo pedagógico-andragógico como fluxo que reorienta os binários teoria/prática, conteúdo/método e saber/fazer no contexto de uma educação emancipatória;
- debater criticamente acerca da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil;
- explicar as campanhas de EJA a partir dos meados do século XX;
- demonstrar as diferentes concepções de EJA que surgiram ao longo do século XX;
- descrever os marcos legais da EJA no Brasil, elucidando seus avanços e retrocessos;
- apresentar a legislação vigente da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- explicar as propostas pedagógico-curriculares dos dois segmentos e os conteúdos que as estruturam;
- demonstrar a complexidade do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos;
- reconhecer o discente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – como sujeito protagonista no contexto social, com seus anseios, suas necessidades, limitações e potencialidades;
- mostrar os princípios teórico-metodológicos que fundamentam os Círculos de Cultura;
- explicar qual a identidade do aluno e do professor da EJA;
- demonstrar alguns saberes necessários para se trabalhar com o jovens e adultos da EJA;
- explicar o trabalho da EJA dentro das instituições prisionais;
- mostrar a importância da EJA para os adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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LIBRAS |
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Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
Analisar a histria da lngua de sinais brasileira enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA |
96
Ao final dos estudos o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o desenvolvimento humano durante a fase de escolarização, aquilo que é determinado pelo biológico no desenvolvimento humano e ainda observar o que depende de aprendizagem. Aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor e cognitivo de crianças.
- Entender que a moralidade é um resultado de um longo processo inconcluso de construção sócio-histórica e o quanto é importante pensar sobre esse assunto no âmbito da esfera escolar.
- Aprender sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na infância e a teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner.
- Compreender a importância da educação motora para o ser humano, a partir do estudo das características do desenvolvimento motor, bem como os elementos da motricidade e articulação com a prática pedagógica.
- Estudar sobre o desenvolvimento psicomotor no processo de aprendizagem da criança e sua relação com a práxis do professor.
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PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
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O componente Psicologia do desenvolvimento, tem o objetivo de levar os alunos de Pedagogia a compreender a importância de se conhecer o desenvolvimento da criança para propor um trabalho adequado à faixa etária proporcionando atividades interessantes, contextualizadas e lúdicas permitindo à criança processar suas mudanças internas e externas de forma saudável e natural. Estudaremos o desenvolvimento infantil na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon.
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DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
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Objetivo principal: Compreender os fundamentos e princípios básicos que subsidiam a ação educativa inclusiva voltada para o público da Educação Especial, e contribuir com a promoção de ações educativas inclusivas no contexto da Educação Básica, afim de contribuir para que a inclusão escolar dos estudantes da Educação Especial aconteça com desenvolvimento e aprendizado.
1. Fundamentar ações pedagógica que possam promover a consolidação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
2. Conhecer as especificidades das pessoas público da Educação Especial (altas habilidades/superdotação, deficiências sensoriais, intelectuais, físicas e transtorno do espectro autista);
3. Estudar as estratégias e recursos de mediação possíveis e necessários para o pleno desenvolvimento desse público;
4. Dialogar sobre a prática pedagógica e sobre os processos formativos e avaliativos na perspectiva da Educação Inclusiva.
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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
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Ao final dos estudos, o aluno estará apto a:
- analisar a escrita espontânea de uma criança, identificando em que nível ela se encontra;
- posicionar-se criticamente em relação à utilização das cartilhas no atual contexto social;
- estabelecer diferenças entre uma proposta de alfabetização que visa à construção do conhecimento e uma outra voltada para uma linha tradicional;
- compreender a importância da participação da criança/aluno(a) na construção da leitura e da escrita;
- identificar o papel do professor como um agente mediador do processo ensino e aprendizagem;
- compreender a importância dos fundamentos teóricos da alfabetização enquanto instrumentos de formação profissional, necessários ao trabalho docente;
- pensar a organização de um ambiente alfabetizador;
- compreender a metodologia como contribuição para mudanças que a alfabetização atualmente requer;
- analisar o sentido de uma avaliação mediadora nos resultados da prática pedagógica;
- compreender a importância da organização de um ambiente alfabetizador;
- reconhecer a necessidade de trabalhar atividades lúdicas no decorrer da sistematização do processo ensino-aprendizagem;
- ressaltar a importância dos jogos pedagógicos, das brincadeiras e da literatura para a construção do processo de alfabetização;
- compreender a importância do posicionamento do professor como desafiador e estimulador da criança na construção de suas hipóteses sobre a leitura e a escrita;
- relacionar a sistematização da aprendizagem ao acompanhamento avaliativo do aluno;
- identificar os elementos que marcaram o início da alfabetização no Brasil;
- distinguir os métodos de alfabetização usados ao longo da história no Brasil;
- reconhecer a alfabetização como processo formativo da pessoa humana;
- compreender o caráter multidisciplinar da alfabetização;
- relacionar “alfabetização” e “letramento” em suas dimensões: histórica, cultural e metodológica;
- entender o que significa “ser alfabetizado hoje” a partir da identificação das múltiplas linguagens presentes nos textos que permeiam as práticas sociais;
- analisar a relação entre o “ato de ler” e o “ato de ensinar a ler” e a importância da formação científica do professor/alfabetizador como mediador desse processo.
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ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
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96
O componente institucional Alfabetização Matemática constitui-se de alguns tópicos essenciais para a compreensão de como se dá o processo de construção do número na criança. Estar alfabetizado matematicamente significa mais que conhecer os números e resolver operações, é preciso ser capaz de pensar, entender e aplicar esses números no cotidiano. Assim este estudo tem como objetivo:
-
compreender a importância da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental propostos pela a Base Nacional Comum da Educação Infantil;
-
compreender como a criança constrói o pensamento lógico-matemático;
-
proporcionar a compreensão dos processos que levam ao desenvolvimento do raciocínio;
-
identificar os estágios do desenvolvimento infantil,
-
identificar os processos de avaliação do conhecimento matemático na educação infantil; conhecer os processos mentais básicos para a criança compreender a construção do número.
-
compreender quais conteúdos matemáticos pertinentes à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental;
-
identificar o número como um conhecimento lógico-matemático e os “números perceptuais” das crianças na educação infantil.
-
compreender os aspectos conceituais de número, numeral e algarismo.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
96
Ao final dos estudos da disciplina, o aluno dever estar apto a:
- explicar o carter histrico da concepo de infncia;
- identificar as vrias concepes de infncia propostas nos diversos momentos histricos;
- explicar as mudanas que ocorrem na sociedade atual e a concepo de infncia da decorrente;
- destacar as ideias centrais do pensamento de Rousseau com relao infncia;
- explicar a influncia de Rousseau nas prticas de educao com crianas;
- mostrar a importncia do pensamento de Rousseau na compreenso do ser-criana.
- identificar os fatos que marcaram a histria da educao infantil no Brasil;
- explicar as modificaes ocorridas na consolidao de uma proposta pedaggica para a educao infantil como parte de um processo histrico;
- posicionar-se criticamente em relao s mudanas ocorridas nas concepes pedaggicas e em relao sua efetivao nas prticas pedaggicas
- reconhecer que a concepo de infncia sofreram modificaes variando de acordo com o contexto histrico e social;
- cultivar o respeito pela natureza da criana e pelas necessidades infantis;
- reconhecer a importncia do brincar para o desenvolvimento infantil;
- identificar os conceitos de igualdade, diversidade e desigualdade explicitando as relaes entre eles;
- destacar aspectos relevantes na formao do professor para o processo da escola inclusiva;
- posicionar-se em relao ao contexto educacional da Educao Infantil dos nossos dias, procurando identificar o que mudou nas prticas educativas e o que permanece igual ao que era antes;
- explicar a trajetria do pensamento educacional brasileiro relacionado a Educao Infantil destacando os principais tericos.
- conhecer os princpios fundamentais da BNCC/2017 -Base Nacional Comum Curricular para a Educao Infantil. para a Educao Infantil - explicar a trajetria do pensamento educacional brasileiro relacionado a Educao Infantil destacando os principais tericos.
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LITERATURA INFANTIL
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Ao final dos estudos, o licenciando estará apto a:
- Explicar a relação entre o contexto histórico e o desenvolvimento da criança;
- Reconhecer os primeiros gêneros textuais destinados às crianças;
- Refletir sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança.
- Mostrar em que consistiu a fase de transição da literatura juvenil no Brasil, considerando a sua diferença em relação à Fase inicial – estudada no capítulo anterior – da produção literária nacional;
- Explicar como o nacionalismo e o desejo de uma língua nacional estiveram na base da produção literária desse momento;
- Apresentar as relações entre literatura infanto-juvenil e escola, tendo em mente os aspectos pedagógicos, moralizantes e autoritários que perpassaram a produção literária desse período;
- Caracterizar a importância da produção literária infanto-juvenil de Monteiro Lobato, distinguindo sua singularidade em relação às outras produções contemporâneas.
- Relacionar os estágios psicológicos da criança com a adequação aos textos literários;
- Refletir sobre a literatura como arte e ação pedagógica;
- Discutir a respeito do papel da literatura e do livro na escola;
- Explicar a poesia como uma atitude criativa;
- Elaborar propostas de leituras para diferentes fases do desenvolvimento do leitor infantil.
- Explicar a leitura como um ato de interação e de transformação;
- Especificar os tipos de leitura de acordo com os estudos linguísticos;
- Reconhecer a importância da leitura literária como fonte de prazer.
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ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
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A disciplina Aspectos Qualiquantitativos da Gestão educacional tem o objetivo de levar a compreender a trajetória histórica da Gestão Educacional em nosso país. Nesse sentido, estudaremos as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa, bem como a importância da legislação vigente e das políticas públicas de avaliação educacional, considerando a interdependência existente tanto nas ações desenvolvidas no ambiente escolar, quanto nas inter-relações dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, em busca de uma educação que, de fato, prime pela qualidade.
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ESTÁGIO CURRICULAR: EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO |
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CONTEÚDOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS
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PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
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96
A disciplina Princípios da Gestão Educacional tem o objetivo de levar o(a) aluno(a) a compreender a importância dos princípios que sustentam a gestão das instituições de ensino em nosso país. Para tanto, estudaremos as teorias, conceitos e funções que incidiram na trajetória da Gestão Educacional, enfatizando a importância do trabalho do educador-gestor na Educação Básica para o fortalecimento da gestão democrática e participativa.
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA |
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
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Propiciar ao aluno do curso de pedagogia uma base teórica e prática na área da Língua Portuguesa para que possa desenvolver um trabalho interdisciplinar na sala de aula de maneira criativa.
Compreender os processos de preparação e de aquisição da linguagem, da leitura e da escrita, bem como desenvolver trabalhos a partir de diferentes gêneros textuais incorporados às práticas cotidianas da sala de aula.
Conhecer e entender a diversidade linguística e a questão do preconceito linguístico frente ao mundo contemporâneo.
Compreender a importância do papel do professor nas mudanças de paradigmas, atentando-se às competências centrais da Língua Portuguesa em que se fundamentam.
Desenvolver as habilidades necessárias a um escritor competente e a um leitor proficiente.
Desenvolver a habilidade de trabalhar a gramática de uso com os alunos, diferenciando atividades gramaticais normativas de atividades epilinguisticas, que levem o aluno a refletir sobre a língua, utilizando-a corretamente nos mais diferentes contextos.
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ARTE E EDUCAÇÃO: CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
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ESTÁGIO CURRICULAR: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
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