Imagem Ilustrativa - Cursos de Pós EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
360 Horas-aula
Grau:
Especialização
Área:
Educação
Responsável:
Adriana Vaz Efisio Emanuel
Email:
Ver email

Especialização em Alfabetização: Processos e Práticas Escolares

Investimento

Boleto bancário
Cartão de crédito
Sou ex-aluno
Não sou ex-aluno

12x R$149,90

Ou

R$1.299,00 à vista

12x R$119,90

Ou

R$1.099,00 à vista

Conheça os benefícios

BENEFÍCIOS

O que é o curso de Especialização em Alfabetização: Processos e Práticas Escolares ?

Para além de alfabetizar, a proposta do curso de Especialização em Alfabetização: Processos e Práticas Escolares traz em seu bojo discussões importantes e pontuais acerca da linguagem e seu desenvolvimento, dos aspectos relativos a apropriação das habilidades necessárias para a completa apreensão, a percepção dos principais problemas de aprendizagem que podem comprometer a aprendizagem da leitura e da escrita e ainda, possibilidades de trabalho pedagógico e psicopedagógico que poderão impactar positivamente na aquisição dessas habilidades, em qualquer etapa da escolarização. A habilidade de saber ler e escrever pode mudar o futuro de uma criança e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável, além de ser essencial para novas oportunidades ao longo da vida, seja no âmbito cultural, de lazer e, até mesmo, no mercado de trabalho, com melhoria da qualidade de vida. Daí a importância de que todos os profissionais envolvidos com os alunos que ainda não construíram as competências leitoras, apropriem-se dessas ferramentas para em suas práticas profissionais

PÚBLICO-ALVO

Educadores, Pedagogos, Gestores Educacionais, Coordenadores Pedagógicos, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Fonoaudiólogos e demais profissionais com interesse na temática.
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    Caminhos da Alfabetização: Explorando a Aprendizagem, Linguagem e Cultura Escrita 60h
    Módulos Carga Horária
    Aprendizagem, Memória, Linguagem e Fala 10h
    Pressupostos de Ensino de Língua Materna, nas Séries Iniciais 10h
    A História da Leitura: Da Produção Sócio-Histórica à Entrada na Escola 10h
    Leitura, Oralidade e Escrita 10h
    Letramento: A Aquisição da Leitura e o Desenvolvimento da Competência Leitora 10h
    A Cultura Escrita e a sua Função Social desde a Educação Infantil 10h
    Explorando Linguagens: Oralidade, Leitura e Escrita na Educação Infantil 60h
    Módulos Carga Horária
    Desenvolvimento da Linguagem 10h
    O Trabalho com a Oralidade nas Séries Iniciais (Parte 1) 10h
    O Trabalho com a Oralidade nas Séries Iniciais (Parte 2) 10h
    Variadas Linguagens no Processo de Construção da Leitura e Escrita (Parte 1) 10h
    Variadas Linguagens no Processo de Construção da Leitura e Escrita (Parte 2) 10h
    A Brincadeira como uma das mais Potentes Linguagens na/da Infância 10h
    Desvendando a Escrita: Psicolinguística, Letramento e Métodos de Alfabetização 60h
    Módulos Carga Horária
    Psicolinguística e Alfabetização: Processos Envolvidos na Aprendizagem da Leitura e da Escrita 10h
    Psicolinguística e Leitura: A Necessidade de Estímulos e Instruções 10h
    Linguística Textual no Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita 10h
    Letramento: Construção e Apropriação da Escrita 10h
    Métodos de Alfabetização 10h
    Alfabetização e Letramento: A Questão dos Métodos 10h
    Entre Letras e Histórias: Literatura, Gêneros Textuais e Práticas de Alfabetização 60h
    Módulos Carga Horária
    Articulação entre Literatura e Alfabetização 10h
    Os Gêneros Textuais na Construção Social da Leitura e da Escrita (Parte 1) 10h
    Os Gêneros Textuais na Construção Social da Leitura e da Escrita (Parte 2) 10h
    A Sequência Didática 10h
    A Situac¿a¿o da Leitura e a Formac¿a¿o do Leitor 10h
    Fundamentos para a Avaliação em Língua Portuguesa na Alfabetização e no Ensino Fundamental 10h
    Desafios da Aprendizagem: Dificuldades, Distúrbios e Potencialidades 60h
    Módulos Carga Horária
    As Dificuldades Escolares e os Distúrbios de Aprendizagem 10h
    Relação entre Dificuldades de Aprendizagem e as Inteligências 10h
    Distúrbios da Linguagem: Alterações Manifestadas na Linguagem Falada e Escrita e na Compreensão Oral ou de Leitura 10h
    TGD e Potencialização da Aprendizagem 10h
    TGD e Implicações para a Aprendizagem 10h
    Construção da Linguagem em Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista 10h
    Intervenções Pedagógicas para Dificuldades de Aprendizagem 60h
    Módulos Carga Horária
    Necessidade Curricular frente às Dificuldades de Aprendizagem 10h
    O Trabalho Pedagógico diante dos Distúrbios de Aprendizagem 10h
    Ajuda Estratégica em Leitura, Escrita e Cálculo 10h
    Intervenção Psicopedagógica e Dificuldades de Aprendizagem 10h
    Conceitos e Estratégias dos Processos de Ensino e de Aprendizagem: Alguns Aspectos para Reflexão 10h
    Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e Intervenção 10h
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    O curso tem uma carga horária total de 360 horas e o aluno pode concluí-lo a partir de 06 meses, desde que aprovado em todos os eixos previstos na organização curricular, sendo que o prazo máximo para conclusão é de 12 meses.
  • METODOLOGIA

    O curso de Especialização em Alfabetização: Processos e Práticas Escolares pode ser concluído em 06 meses e o prazo máximo para conclusão é de 12 meses, sendo o início do curso imediato e em qualquer época do ano. Assim que ocorrer a baixa bancária do pagamento da primeira mensalidade do curso em nosso sistema e o aluno der o aceite no contrato digital no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o primeiro eixo será liberado.

    O curso está organizado em 06 eixos, cada um deles com 06 módulos (unidades de aprendizagens), com uma carga horária total de 360 horas, e a cada eixo concluído com aprovação o aluno receberá uma certificação intermediária com carga horária de 60 horas.

    Os conteúdos poderão ser desenvolvidos através de leituras do material didático, videoaulas com dicas do professor, desafios e análises de situações práticas, permitindo ao aluno reflexões a respeito dos assuntos abordados em cada um dos eixos e módulos.

    Durante o curso, o aluno terá o acompanhamento e apoio da Coordenação Geral da Pós EaD|Digital, Coordenador do Curso, Professores Tutores, Secretaria e Mentoria, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todos eles serão responsáveis pelo suporte pedagógico, acadêmico e administrativo aos discentes.

    Caso tenha mais dúvidas, gentileza encaminhá-las ao(a) coordenador(a) do curso, através do e-mail informado acima.
  • REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    Consulte os requisitos atualizados em http://suporteava.uniube.br/.
  • ENTREGA DE DOCUMENTOS

    Após o início do curso, o aluno deverá anexar os seguintes documentos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA:

    1) Diploma do curso superior (frente e verso)
    2) Carteira de Identidade
    3) C.P.F. (se constar no RG, não é necessário)
    4) Certidão de Nascimento ou Casamento

    ATENÇÃO: Ao término do 3ª eixo, caso o(a) aluno(a) tenha alguma pendência documental ou financeira, não será possível a efetivação de sua matricula no 4º eixo.

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.