O que você precisa saber!


O evento constitui uma oportunidade de promover o diálogo, a socialização de produções e resultados de experiências didático-pedagógicas entre professores das escolas de Educação Básica e de universidades e estudantes de licenciatura e de pós-graduação em Educação. Nesta perspectiva, será realizado o VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola/ II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE, numa promoção da Pró- Reitoria de Ensino Superior-PROES, da Universidade de Uberaba-UNIUBE, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com a colaboração da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM, como uma forma de dar continuidade às interações iniciadas/realizadas nos cinco Encontros Mineiros Sobre Investigação na Escola e ao primeiro Seminário Institucional do PIBID UNIUBE e de ampliar as ações educativas, especialmente nos âmbitos regional e estadual.

A importância do evento para a Educação pode ser evidenciada pelos seguintes objetivos:

  1. Colocar em destaque/debate a perspectiva dialógica, reflexiva e formativa de professores, tendo como base atividades/ações que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas.
  2. Incentivar/fomentar ações escolares que focalizem inovações do processo de ensino e aprendizagem, em especial aquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente.
  3. Discutir, contrastar, avaliar e socializar os resultados de experiências escolares inovadoras, em ambientes que congreguem coletivos de professores que debatem e avaliem suas investigações didáticas.
  4. Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores.
  5. Fomentar a criação e o desenvolvimento de coletivos de professores investigadores como forma de garantir a continuidade da qualificação da educação escolar.
 Informações


Informações Gerais


Período e local

O VI EMIE/ II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE será realizado nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2015, nas dependências da UNIUBE, Campus Aeroporto, em Uberaba/MG.

Público-alvo

Professores de Educação Básica e de Universidades, estudantes de licenciatura e pós-graduação em Educação e outros profissionais que atuam no âmbito da educação, envolvidos com trabalhos de investigação escolar e/ou de inovação da prática pedagógica.

Linhas de trabalho

LT1. Formação inicial de professores
LT2. Gestão e ações no/sobre ambiente escola
LT3. Experiências e Reflexões do Estágio Supervisionado e de Práticas Educativas
LT4. Metodologias e Recursos Didático-Pedagógicos

Formato dos trabalhos

A elaboração dos trabalhos na forma de trabalho completo (6 a 8 páginas) e/ou resumo expandido(3 a 5 páginas) deve ser feita a partir do arquivo “Modelos de Trabalho para o VI EMIE/ II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE...





 Programação


Programação


Dia 01/10/15 – Quinta-feira
18h às 19h Credenciamento - Local: Anfiteatro 2D56 – Bloco D
19h às 22h Programação Cultural
  Conferência de abertura : “Políticas Públicas no Brasil”
  Conferencista : Prof. Dr. Osvaldo Freitas - UNIUBE
  Local : Anfiteatro 2D 56 – Bloco D
 
Dia 02/10/15 – Sexta-feira
8h 30 às 9h 30 Palestra : “Saberes Pedagógicos e Identidade Profissional"
  Palestrante : Prof.ª Drª Maria Célia Borges - FACIP-UFU.
  Local : Anfiteatro 2D 56
9h 30 às 10h Intervalo Programação Cultural
10h às 12h Mesa Redonda : “Políticas Públicas de Educação no Município de Uberaba”
  Representante da Superintendência Regional de Ensino e Representante da Secretaria Municipal de Educação.
  Mediadora : Profa. Dra. Luciana Beatriz O. B. Carvalho
  Local : Anfiteatro 2D 56
12h às 14h Almoço
14h às 18h Apresentação de trabalhos
  Local : Salas Bloco A
 
Dia 03/10/15 – Sábado
8h 30 às 12h Programação Cultural
Socialização da Síntese dos Trabalhos/LT
  Mediador : Prof°. Dr. Milton Antonio Auth
  Local : Anfiteatro 2D 56
 

COORDENAÇÃO DO EVENTO


  • Profª. Inara Barbosa Pena Elias – UNIUBE
  • Profª. Lilian M B Lima - UNIUBE
  • Prof°. Milton Antonio Auth - UFU
  Comissão Organizadora


Comissão Organizadora


  • Profª. Ana Maria Esteves Bortolanza  – UNIUBE
  • Profª. Cinayana Silva Correia   – UNIUBE
  • Profª. Edneia Polato Dorneles  – UNIUBE
  • Profª. Galsione Cruvinel da Silva – UNIUBE
  • Profª. Lilian Margareth Biagioni de Lima – UNIUBE
  • Profª. Lucia Helena Borges Oliveira  – UNIUBE
  • Profª. Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho  – UNIUBE
  • Profª. Maria Aura Marques Aidar  – UNIUBE
  • Profª. Maria Soledade Gomes Borges – UNIUBE
  • Prof°. Ricardo Baratella  – UNIUBE
  • Prof°. Silas Queiroz de Souza – UNIUBE
  • Prof°. Wilson Benjamin – UNIUBE


Comissão Científica


NOME PROFESSOR(A)/IES

E-MAIL

Adevailton B. Santos -UFU
Alexandra Epoglou - UFU
Aluizio Ferreira Elias - UNIUBE
Ana Cristina Borges - UNIUBE
Ana Maria Esteves Bortolanza- UNIUBE
Anderson Claytom Ferreira Bretas - IFTM
Andréia Marega Luz – UNIUBE
Angela Teles – UFU
Cinayana Silva Correia - UNIUBE
Cristiane Coppe - UFU
Débora Coimbra - UFU
Djalma Pereira - UNIUBE
Ednéia Polato Dorneles - UNIUBE
Elisa Maria Maçãs F. C. Filgueiras - UNIUBE elisa.macas@uniube.br
Emerson Luiz Gelamo - UFU
Fátima Garcia Chaves - UNIUBE fatima.chaves@uniube.br
Fernanda Duarte - UFU fernandaduarte@pontal.ufu.br
Frederico Miranda - IFTM fredericomiranda@iftm.edu.br
Gabriela Marcomini de Lima - UNIUBE
Giovanni de Paula - UNIUBE
Glaucia Gonçalves - UFU
Helena Borges-UNIUBE
Helione Dias Duarte - UNIUBE proes.apoiopedagogico@uniube.br
Iara Longhini - UFU
José Gonçalves - UFU
José Renato Buêncio - UNIUBE
Lilian M B Lima - UNIUBE
Luciana Gois Barbosa -UNIUBE
Lucia Helena Borges Oliveira - UNIUBE
Luciana Beatriz de O. B. de Carvalho- UNIUBE
Luis Humberto Miquelino - UNIUBE
Marcelo Silva - UNIUBE
Mara Kessler Ustra - UFU
Marcos Longuini - UFU
Maria Aura Marques Aidar - UNIUBE
Maria Soledade Gomes Borges - UNIUBE
Marília Beatriz F. Abdulmassih - UFU
Melchior José Tavares Júnior - UFU
Milton Antonio Auth - UFU
Neide Paula da Silveira - IFTM
Neire Márcia da Cunha - UNIUBE neire.cunha@uniube.br
Neusa Abadia Gomes Andrade - UNIUBE neusa.andrade@uniube.br
Neusa Spósito  - UFU
Odalea Viana - UFU
Regina Alves P. Mendonca - UNIUBE
Ricardo Baratella - UNIUBE
Sandro Prado Santos - UFU
Sandro Ustra - UFU
Silas Queiroz de Souza - UNIUBE
Silvia Cristina Binsfeld - UFU
Soraia Abud Ibrahim - UNIUBE
Sueli Heloisa Dorigueto Ferreira - UNIUBE sueli.ferreira@uniube.br  
Tiago Zanquêta de Souza - UNIUBE
Vânia Maria vieira - UNIUBE
Vilma Aparecida de Souza - UFU
Vlademir Marin-UFU
Wilson Benjamin-UNIUBE


Fotos do Evento anterior - 2014

 + Fotos

Observações!


  1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento.
  2. Os trabalhos que não forem “apresentados” no evento não serão publicados nos anais do evento, pois o foco desse tipo de evento é a interação, a discussão, a dialogicidade. A publicação do trabalho será uma consequência desse processo.
  3. Será necessária a inscrição individual de cada participante no evento, independentemente de ser o autor ou o co-autor.
  4. Cada autor (ou co-autor) de trabalho deve participar apenas de um grupo discussão (GT) durante todo o período de “apresentação” dos trabalhos e receberá apenas um certificado de debate (referente ao trabalho discutido no GT em que participou). Em nenhuma hipótese será conferido mais de um certificado de “apresentação” de trabalho.
  5. Não serão disponibilizados recursos de multimídia para a apresentação dos trabalhos, uma vez que a dinâmica do evento tem a dialogicidade, o debate, portanto, como principal “ferramenta” de comunicação, a não ser em casos especiais para mostrar alguma atividade relevante realizada.
Coordenação Geral:
Profª. Inara Barbosa Pena Elias (PROES-UNIUBE)
Profª. Lilian M B Lima (UNIUBE)
Prof°. Milton Antonio Auth (UFU)

Parceria:
Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Apoio:
FACIP (FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL) – UFU
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO-UFTM
INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM
PIBID/CAPES (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA)
PROEX/UFU (PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA)
PROGRAD/UFU - Pró-Reitoria de Graduação
DIREN/UFU - Diretoria de Ensino de Graduação
DLICE/UFU – Divisão de Licenciaturas
PIBID-UNIUBE
CURSOS DE LICENCIATURAS-UNIUBE
PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO-UNIUBE

(34) 3319-8954

Trabalhos Aprovados




Autor Título
LT 1. Formação inicial de professores
1 BEATRIZ RODRIGUES MARTINS CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
2 ANDRESSA GOBBI ALVES RIBEIRO SEPARAÇÃO DE MISTURAS: AULA EXPERIMENTAL COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS ENCONTRADOS NO COTIDIANO
3 SILVIA CRISTINA BINSFELD ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA
4 ANA CAROLINE FAGUNDES DE CASTRO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
5 FABÍOLA DE PAULA OLIVEIRA RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LETRAS.
6 PAULO SÉRGIO PRADO NEVES CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL PARA LANÇAMENTO HORIZONTAL: UMA ATIVIDADE DO PIBID NA FACIP/UFU.
7 ROSILENE DA SILVA A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISES TEÓRICAS PRELIMINARES
8 ALEXANDRE ALVES GUIMARÃES JÚNIOR ESTUDO SOBRE TRIGOMETRIA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM INCLINÔMETRO: UMA ATIVIDADE DO PIBID
9 DALE MARTINS SOUZA DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS: SAÚDE DO PROFESSOR, FORMAÇÃO CONTINUADA, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, AVALIAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR.
10 ANA MARIA DA SILVA VIEIRA VIVÊNCIA CULTURAL NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: A IMPORTÂNCIA DO PULAR CORDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
11 TATIANA APARECIDA TOSTA ENSINO LÚDICO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS
12 LAISSA DOS SANTOS CRUVINEL PROTOZOÁRIOS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE UMA AULA PRÁTICA.
13 VICENTINA OLIVEIRA SANTOS LIMA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A BONITEZA DE SER PROFESSOR.
14 CINAYANA SILVA CORREIA PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
15 MARCELO CORDEIRO DE REZENDE O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE
16 MARISA FERREIRA DE FREITAS EXISTE DIFERENÇA EM SER PROFESSOR OU PRECEPTOR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE?
17 FLAVIANE DE FÁTIMA LIMA BUENO O PROFESSOR MEDIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA
18 AYLA MARQUES ALCANTARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ACÚMULO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
19 JACKSON RODRIGUES CORDEIRO JOGOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS: UMA INICIATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NO “CORINA”
20 DOUGLAS CARVALHO OLIVEIRA CULTURA SEDENTÁRIA: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE CRITICA
21 RENATA MAMBRIM PURCINELI RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
22 JÉSSICA COIMBRA AGUILAR O PIBID BIOLOGIA E O BIOCINE: O USO DE FILMES COMO MOTIVADOR PARA REFLEXÃO
23 ANDRÉIA RODRIGUES DA COSTA PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE UMA AULA PRÁTICA DE FUNGOS.
24 CLÁUDIA MOURA FREITAS O USO DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGENS DO PIBID PEDAGOGIA ÁREA GESTÃO
25 JORDANNA CRISTINA NUNES BENAVENTANA DA GAMA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS
26 GIORDANNO KOITI CHAEM INCLUSÃO DO BEISEBOL NO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
27 JOÃO VICTOR TAVARES UMA DISCUSSÃO SOBRE USINAS HIDRELÉTRICAS E NUCLEARES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DO PIBID PARA O ENSINO MÉDIO
28 ROSANNE FERNANDES SOARES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
29 JAQUELINE BARROS RODRIGUES A PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS VERTENTES
30 LARISSA FERREIRA MOTA CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR: UMA VISÃO DO PIBID SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR
31 LUCAS REIS SOUTO CAPOEIRA: NÃO BASTA ENTRAR NA “RODA”, PRECISAMOS CONHECER SUA HISTÓRIA
LT 2. Gestão e ações no/sobre ambiente escolar
32 LETÍCIA GOMES DE QUEIROZ ABANDONO ESCOLAR: ANÁLISE DAS TAXAS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM PIRES DO RIO - GO
33 DENIZE RAMOS DE SOUZA DIAGNÓSTICO DE BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR EM DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE DADOS DE REPROVAÇÃO
34 JOYCE OLIVEIRA QUEIROZ O MEIO AMBIENTE: REALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR E PERSPECTIVAS
35 JOCELINE MARIA DA COSTA SOARES REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: UMA AÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA PÚBLICA
36 LÍGIA PARREIRA DE SOUZA REFLEXÕES SOBRE O APOIO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR: APRENDIZAGENS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL
37 EDNA MARIA CHIMANGO DOS SANTOS GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PONTOS E CONTRAPONTOS PARA SE PENSAR A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA EM NOSSAS ESCOLAS
38 MIRIELLE CRISTINA SILVA SANTOS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
39 FERNANDA RESENDE MARQUES ALVES A LEITURA COMO FONTE DE INTERAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
40 ALDELIANE MELO LEITURA NAS VERTENTES DA DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITUIUTABA NA PERSPECTIVA DO PIBID/GESTÃO
41 GUILHERME ANTÔNIO RAMOS DA SILVA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL: EM FOCO AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS
42 PALOMA PAULA BARBOSA RODRIGUES AS DIFICULDADES PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – UM LEVANTAMENTO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE ITUIUTABA (MG)
43 BRENO AUGUSTO RIBEIRO CAMPOS A EXTENSÃO COMO POTENCIALIZADORA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DO PROJETO “AÇÕES PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL DE MORADORES DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS”
44 PÂMELA REGINA ALEXANDRE SOUZA RECREIO DIRIGIDO ESPAÇO DE RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITUIUTABA NA PERSPESTIVA DO PIBID/GESTÃO
45 ALINE MENDES SABINO CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA/GESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO RECREIO DIVERTIDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ITUIUTABA-MG
46 ADRIELE CRISTIANA DA SILVA PROJETO MAFALDA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA ESCOLA PELO PIBID NO SUBPROJETO BIOLOGIA
47 JACQUELINE RODRIGUES GUEDES A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIOS DA GESTÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
48 NILVA CRISTINA DE SOUZA ANÁLISE DOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS
LT 3. Experiências e Reflexões do Estágio Supervisionado e de Práticas Educativas
49 MELCHIOR JOSÉ TAVARES JÚNIOR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
50 ALANA KELYENE PEREIRA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
51 GILDO ANTONIO MOURA JUNIOR RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG
52 RUBENS GEDRAITE O EMPREGO DE SITUAÇÃO CONTEXTUALIZADORA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE CINEMÁTICA
53 ALESSANDRA MONTEIRO ROSINI A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA
54 JAINE DA SILVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
55 FREDERICO TRISTAO CRUVINEL SILVA ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
56 PATRÍCIA DO NASCIMENTO FERNANDES O CHOQUE COM A REALIDADE E AS DIFICULDADES DE OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
57 VERUSKA VITORAZI BEVILACQUA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: VISITA DOMICILIAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
58 DÉBORA DA SILVA ARAÚJO REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA E DA INTERVENÇÃO SOBRE A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
59 SARA JANE REZENDE RIBEIRO COIMBRA "MINHA CANÇÃO" NAS ENTRELINHAS DE UM PROCESSO DE MÚSICA NA SALA DE AULA
60 MARCOS MARTINS DA COSTA PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO
61 RIVIA ARANTES MARTINS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O CONCEITO DE DENSIDADE
62 JAQUELIJNE ANDRADE CALIXTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
LT 4. Metodologias e Recursos Didático-Pedagógicos
63 CAROLINA ROSA TRAVAGLIA UM TRABALHO COM ASTRONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA ÓPTICA DOS ESTUDANTES
64 JOSÉ CARLOS SOUZA ARAUJO DA METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA À METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA
65 JÉSSICA AZEVÊDO VIEIRA JFERNANDES O ANO INTERNACIONAL DA LUZ NA ESCOLA
66 SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA OS EXPERIMENTOS DIDÁTICO-CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
67 RENATO JOSÉ FERNANDES O ENSINO DO CONCEITO DE FORÇA DE ATRITO ATRAVÉS DE ATIVIDADE PRÁTICA.
68 EDNÉIA POLATO DORNELES A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDATICOS E DA EXPERIMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
69 FERNANDA VIEIRA COSTA PERSPECTIVAS DISCENTES PARA OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO
70 IARA MARIA DÂMASO CARDOSO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA
71 RICARDO CARNEIRO GONÇALVES FERREIRA MODELAGEM MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES
72 AMANDA FERNANDES DOS SANTOS RODRIGUES ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE
73 MARÍLIA RAMOS MOREIRA ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
74 MURILO AGUIAR SILVA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A QUEDA DOS CORPOS
75 LIDIANE GOMES MEDEIROS SAÚDE E HIGIENE CORPORAL EM DUAS ESCOLAS DE ITUIUTABA
76 FLAVIO FURTADO DE OLIVEIRA GARRAFA DE LEYDEN – USO DE EXPERIMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO SOBRE ELETRICIDADE.
77 TATIANE APARECIDA SILVA ROCHA O CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
78 RAFAELA VILELA DE FREITAS UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO
79 LARISSA MOREIRA RIBEIRO UM OLHAR ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS A FAVOR PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR REFLEXIVO
80 DANILO MELLE DE PROENCA PIBID: UM AUXILIO À CRISE EDUCACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA
81 DÉBORAH PATRÍCIA GARCIA HORTA ESCOLAR :DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
82 ALEXANDER ALVES DE PAULA A CONFECÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
83 BRENO SEVERIANO ALVES ARAÚJO TABULEIRO QUÍMICO: JOGO DESENVOLVIDO COM OS CONTEÚDOS "MODELOS ATÔMICOS" E "DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA"
84 CARLA SOARES LIMA O PÊNDULO ELETROSTÁTICO - UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA
85 ANTÔNIO PEREIRA SIQUEIRA NETO ATIVIDADE PARA ENSINO DE OSCILAÇÕES E ONDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
86 PEDRO ALCANTARA MARTINS FONTES JUNIOR A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NUMA PERSPECTIVA CULTURAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE
87 ULISSES PAGLIUSO JUNIOR CONTRIBUIÇÕES DA MOSTRA DE DOCUMENTÁRIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
LT 5. Educação Inclusiva
88 ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR AFETADO PELAS BARREIRAS ATITUDINAIS
89 GEANE ALMEIDA CUNHA A PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO PELA SOCIEDADE OUVINTE
90 EDNA REGINA CARNEIRO A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS, POSSIBILIDADES E APRENDIZAGENS
91 FERNANDA DUARTE ARAÚJO SILVA UMA EXPERIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LT 6. Inovações Curriculares
92 CHRYSTIAN AZEVEDO DE OLIVEIRA MICHEL FOUCAULT: ALGUMAS QUESTÕES DIDÁTICAS
93 FERNANDA OLIVEIRA NUNES COSMOLOGIA E ENSINO DE FÍSICA
LT 7. Experiências de caráter motivador e Inovação Pedagógica
94 FERNANDA ALVES GRACIANO PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE MOMENTO DE INÉRCIA
95 NEIVA VIRGÍNIA DE CARVALHO A CONSTRUÇÃO DE VALORES A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL
96 BARBARA REIS VIEIRA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA: AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE
97 LUCIANA DA SILVA LUCIO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DAS OBRAS DE VINÍCIUS DE MORAES
98 VILMAR MENDES DE CASTRO PIBID: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AÇÕES NO AMBIENTE DA ESCOLA
99 KAMYLA ANDRESSA DE CARVALHO EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL: EDUCAR PARA RESSOCIALIZAR
100 MARIANE A AVALIAÇÃO FORMATIVA: UTILIZANDO DE ATIVIDADES DE REGISTRO DIÁRIO NO ENSINO SUPERIOR
101 MARCELA ALVES PALIS DE VASCONCELOS ANÁLISE DE UMA DISSERTAÇÃO SOBRE EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL
102 ALESSANDRA DIAS COSTA E SILVA SISTEMA TEGUMENTAR: UMA ABORDAGEM DINÂMICA
103 SILVANA APARECIDA GONÇALVES DA MOTA UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEMA ÁGUA
104 NATÁLIA DE ANDRADE NUNES ALTERNATIVAS À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENTRE MUSEUS E ESPAÇOS URBANOS, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA – MG
105 ENILSON ARAUJO DA SILVA ATIVIDADES PRÁTICAS E SUA INFLUÊNCIA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
106 MARIELLE VERGER NARDELI ATIVIDADES ALTERNATIVAS SOBRE ENERGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
LT 8. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
107 FLAVIA JUNIA JUSTINO PACHECO GARCIA AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER MEDIADA PELAS TICS
108 THAIANNE LOPES DE SOUZA SIMULAÇÕES: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA
109 WILSON APARECIDO BEZERRA CYBERBULLYING
110 JOAO LUCAS DE PAULA BATISTA ENSINANDO TIMBRE ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA DE DOIS SONS PRODUZIDOS DIFERENTES VIOLÕES
111 JULIANE CRISTINA RIBEIRO BORGES DE SOUZA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEXUALIDADE ENVOLVENDO TIC
112 RENATA FLAVIA NOBRE CANELA DIAS A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICS NA PRÁTICA DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS
LT 9. Políticas Públicas na educação
113 BRENO VIANA QUEIROZ A GÊNESE DO PROLER NO MUNICÍPIO DE UBERABA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES (2000/2010)
114 ADRINE CAROLAYNE FELIX CASTRO HIGIENE BUCAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
115 SIMARIA DE JESUS SOARES ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
116 CINIRA APARECIDA DE OLIVEIRA A DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PATOS DE MINAS E UBERABINHA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
117 JOICE GOMES DE QUEIROZ PIBID – UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL “INVISÍVEL”
118 MÔNICA APARECIDA DE OLIVEIRA CRUZ “PARA GOSTAR DE LER”: PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA - DIFUNDINDO OS OBJETIVOS DO PROLER
119 MAURO LUCIO BATISTA CAZAROTTI EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024
120 DONNER RODRIGUES QUEIROZ POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA SEDIMENTAÇÃO SOCIAL PELAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
121 GALSIONE CRUVINEL DA SILVA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
122 ADRIANO EURÍPEDES MEDEIROS MARTINS ROUSSEAU E O ARTIFICIALISMO DA EDUCAÇÃO
123 RENANT ARAÚJO MORAIS ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA REPÚBLICA VELHA (1889-1930): A ESCOLA IDEAL E A ESCOLA REAL
124 GUSTAVO BORGES DE SOUSA POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
LT 10. Conhecimento e expressão em Artes
125 JOSÉ MARIO DA SILVA JÚNIOR ELEMENTOS ÉTICOS E POLÍTICOS EM MAQUIAVEL
126 VIVIANE TEREZINHA CHAGAS FRANS KRAJCBERG: A ARTE COMO PROPOSTA PARA ALFABETIZAÇÃO
127 KIEFF GREDIAGA ALEXANDRE FILHO AS CONTRIUBUIÇÕES DO FOLCLORE PARA A ALFBETIZAÇÃO E O RESGATE DA ARTE, CULTURA E TRADIÇÕES DE UM POVO
128 ALESSANDRA DA SILVA RIBEIRO PORTINARI EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO
129 HELENA APARECIDA DADÁ DE ALMEIDA SOUZA ALFABETIZAR POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E CHEIA DE SENTIDOS PARA OS ALUNOS
130 FLÁVIA CRUZ DE MELLO ALFABETIZANDO E LETRANDO COM INTERVENÇÃO DAS ARTES
131 MARIANA DA SILVEIRA CASSIMIRO DE ARAÚJO E LEMOS SONHO, IMAGINAÇÃO E REALIDADE: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DA ARTE COM A BIOLOGIA
132 ROBERTA OLIVEIRA CADIMA VOLPI E LUIZ GONZAGA EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO. ALFABETIZANDO E LETRANDO COM INTERVENÇÃO DAS ARTES
133 ROSRIMEIRE CRISTINA DA SILVA O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO
134 CLEA MARLUCE OLIVEIRA E SILVA "A ARTE COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO NO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO"
LT 12. Espaços formativos, memórias e narrativas
135 ANA PAULA DA SILVA ESTUDOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PIBID: UM DIÁLOGO SOBRE A ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS
136 PATRICIA SILVA COSTA DUARTE AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA: UM ASSUNTO PARA TODOS NÓS!
137 ALÉXIA SALIM PAIVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
138 GABRIELA MARCOMINI DE LIMA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA
LT 13. Experiências desenvolvidas no âmbito do Programa PACTO: fortalecimento do Ensino Médio
139 WILZA MARA DE OLIVEIRA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO USO DO CELULAR E OS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR E NOS PRESÍDIOS


Condições para a publicação dos trabalhos aprovados nos Anais do evento:

  1. apresentar o trabalho no dia 02 de Outubro de 2015 (14h às 18h);
  2. os autores dos Trabalhos completos ou dos Resumos expandidos, EM ANÁLISE , receberão um e-mail dos avaliadores informando as correções necessárias. Os Trabalhos completos ou Resumos expandidos devem ser corrigidos e inseridos novamente na área restrita com o vínculo dos coautores até o dia 15/10/2015. Clique aqui para efetuar o login.

Observações: todos os trabalhos que estão na condição de APROVADO ou EM ANÁLISE , serão apresentados, conforme as orientações do edital do evento.

Anais do Evento - ISSN 2447-259X


Autor Título PDF
LT 1. Formação inicial de professores
1 MARISA FERREIRA DE FREITAS EXISTE DIFERENÇA EM SER PROFESSOR OU PRECEPTOR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE?
2 PAULO SÉRGIO PRADO NEVES CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL PARA LANÇAMENTO HORIZONTAL: UMA ATIVIDADE DO PIBID NA FACIP/UFU.
3 FABÍOLA DE PAULA OLIVEIRA RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LETRAS.
4 RENATA MAMBRIM PURCINELI RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
5 DOUGLAS CARVALHO OLIVEIRA CULTURA SEDENTÁRIA: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE CRITICA
6 JACKSON RODRIGUES CORDEIRO JOGOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS: UMA INICIATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NO “CORINA”
7 FLAVIANE DE FÁTIMA LIMA BUENO O PROFESSOR MEDIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA
8 LUCAS REIS SOUTO CAPOEIRA: NÃO BASTA ENTRAR NA “RODA”, PRECISAMOS CONHECER SUA HISTÓRIA
9 JAQUELINE BARROS RODRIGUES A PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS VERTENTES
10 LARISSA FERREIRA MOTA CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR: UMA VISÃO DO PIBID SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR
11 ROSANNE FERNANDES SOARES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
12 ALEXANDRE ALVES GUIMARÃES JÚNIOR ESTUDO SOBRE TRIGOMETRIA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM INCLINÔMETRO: UMA ATIVIDADE DO PIBID
13 JOÃO VICTOR TAVARES UMA DISCUSSÃO SOBRE USINAS HIDRELÉTRICAS E NUCLEARES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DO PIBID PARA O ENSINO MÉDIO
14 DALE MARTINS SOUZA DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS: SAÚDE DO PROFESSOR, FORMAÇÃO CONTINUADA, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, AVALIAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR.
15 ANA MARIA DA SILVA VIEIRA VIVÊNCIA CULTURAL NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: A IMPORTÂNCIA DO PULAR CORDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
16 TATIANA APARECIDA TOSTA ENSINO LÚDICO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS
17 LAISSA DOS SANTOS CRUVINEL PROTOZOÁRIOS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE UMA AULA PRÁTICA.
18 BEATRIZ RODRIGUES MARTINS CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
19 MARCELO CORDEIRO DE REZENDE O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE
20 GIORDANNO KOITI CHAEM INCLUSÃO DO BEISEBOL NO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
21 ANDRESSA GOBBI ALVES RIBEIRO SEPARAÇÃO DE MISTURAS: AULA EXPERIMENTAL COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS ENCONTRADOS NO COTIDIANO
22 SILVIA CRISTINA BINSFELD ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA
23 JORDANNA CRISTINA NUNES BENAVENTANA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS
24 ANA CAROLINE FAGUNDES DE CASTRO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
25 CLÁUDIA MOURA FREITAS O USO DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGENS DO PIBID PEDAGOGIA ÁREA GESTÃO
26 JÉSSICA COIMBRA AGUILAR O PIBID BIOLOGIA E O BIOCINE: O USO DE FILMES COMO MOTIVADOR PARA REFLEXÃO
LT 2. Gestão e ações no/sobre ambiente escolar
27 JACQUELINE RODRIGUES GUEDES A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIOS DA GESTÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
28 ADRIELE CRISTIANA DA SILVA PROJETO MAFALDA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA ESCOLA PELO PIBID NO SUBPROJETO BIOLOGIA
29 ALINE MENDES SABINO CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA/GESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO RECREIO DIVERTIDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ITUIUTABA-MG
30 BRENO AUGUSTO RIBEIRO CAMPOS A EXTENSÃO COMO POTENCIALIZADORA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DO PROJETO “AÇÕES PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL DE MORADORES DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS”
31 PALOMA PAULA BARBOSA RODRIGUES AS DIFICULDADES PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – UM LEVANTAMENTO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE ITUIUTABA (MG)
32 GUILHERME ANTÔNIO RAMOS DA SILVA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL: EM FOCO AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS
33 FERNANDA RESENDE MARQUES ALVES A LEITURA COMO FONTE DE INTERAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
34 EDNA MARIA CHIMANGO DOS SANTOS GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PONTOS E CONTRAPONTOS PARA SE PENSAR A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA EM NOSSAS ESCOLAS
35 PÂMELA REGINA ALEXANDRE SOUZA RECREIO DIRIGIDO ESPAÇO DE RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITUIUTABA NA PERSPESTIVA DO PIBID/GESTÃO
LT 3. Experiências e Reflexões do Estágio Supervisionado e de Práticas Educativas
36 VERUSKA VITORAZI BEVILACQUA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: VISITA DOMICILIAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
37 IAGO FERREIRA ESPIR CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O CONCEITO DE DENSIDADE
38 PATRÍCIA DO NASCIMENTO FERNANDES O CHOQUE COM A REALIDADE E AS DIFICULDADES DE OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
39 FREDERICO TRISTAO CRUVINEL SILVA ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
40 JAINE DA SILVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
41 DÉBORA DA SILVA ARAÚJO REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA E DA INTERVENÇÃO SOBRE A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
42 SARA JANE REZENDE RIBEIRO COIMBRA "MINHA CANÇÃO" NAS ENTRELINHAS DE UM PROCESSO DE MÚSICA NA SALA DE AULA
43 GILDO ANTONIO MOURA JUNIOR RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG
44 MARCOS MARTINS DA COSTA PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO
45 MELCHIOR JOSÉ TAVARES JÚNIOR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
46 ALESSANDRA MONTEIRO ROSINI A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA
LT 4. Metodologias e Recursos Didático-Pedagógicos
47 CAROLINA ROSA TRAVAGLIA UM TRABALHO COM ASTRONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA ÓPTICA DOS ESTUDANTES
48 JÉSSICA AZEVÊDO VIEIRA JFERNANDES O ANO INTERNACIONAL DA LUZ NA ESCOLA
49 SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA OS EXPERIMENTOS DIDÁTICO-CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
50 RENATO JOSÉ FERNANDES O ENSINO DO CONCEITO DE FORÇA DE ATRITO ATRAVÉS DE ATIVIDADE PRÁTICA.
51 EDNÉIA POLATO DORNELES A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDATICOS E DA EXPERIMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
52 FERNANDA VIEIRA COSTA PERSPECTIVAS DISCENTES PARA OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO
53 IARA MARIA DÂMASO CARDOSO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA
54 RICARDO CARNEIRO GONÇALVES FERREIRA MODELAGEM MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES
55 AMANDA FERNANDES DOS SANTOS RODRIGUES ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE
56 MARÍLIA RAMOS MOREIRA ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
57 MURILO AGUIAR SILVA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A QUEDA DOS CORPOS
58 FLAVIO FURTADO DE OLIVEIRA GARRAFA DE LEYDEN – USO DE EXPERIMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO SOBRE ELETRICIDADE.
59 TATIANE APARECIDA SILVA ROCHA O CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
60 RAFAELA VILELA DE FREITAS UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO
61 DANILO MELLE DE PROENCA PIBID: UM AUXILIO À CRISE EDUCACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA
62 DÉBORAH PATRÍCIA GARCIA HORTA ESCOLAR :DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
63 BRENO SEVERIANO ALVES ARAÚJO TABULEIRO QUÍMICO: JOGO DESENVOLVIDO COM OS CONTEÚDOS "MODELOS ATÔMICOS" E "DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA"
64 ELTON FERREIRA COSTA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA
65 ANTÔNIO PEREIRA SIQUEIRA NETO ATIVIDADE PARA ENSINO DE OSCILAÇÕES E ONDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
66 ELISABETE BARBOSA DE LIMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA
67 PEDRO ALCANTARA MARTINS FONTES JUNIOR A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NUMA PERSPECTIVA CULTURAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE
68 ULISSES PAGLIUSO JUNIOR CONTRIBUIÇÕES DA MOSTRA DE DOCUMENTÁRIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
LT 5. Educação Inclusiva
69 EDNA REGINA CARNEIRO A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS, POSSIBILIDADES E APRENDIZAGENS
70 GEANE ALMEIDA CUNHA A PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO PELA SOCIEDADE OUVINTE
71 ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR AFETADO PELAS BARREIRAS ATITUDINAIS
LT 6. Inovações Curriculares
72 FERNANDA OLIVEIRA NUNES COSMOLOGIA E ENSINO DE FÍSICA
73 CHRYSTIAN AZEVEDO DE OLIVEIRA MICHEL FOUCAULT: ALGUMAS QUESTÕES DIDÁTICAS
LT 7. Experiências de caráter motivador e Inovação Pedagógica
74 MARIELLE VERGER NARDELI ATIVIDADES ALTERNATIVAS SOBRE ENERGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
75 NATÁLIA DE ANDRADE NUNES ALTERNATIVAS À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENTRE MUSEUS E ESPAÇOS URBANOS, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA – MG
76 VILMAR MENDES DE CASTRO PIBID: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AÇÕES NO AMBIENTE DA ESCOLA
77 LUCIANA DA SILVA LUCIO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DAS OBRAS DE VINÍCIUS DE MORAES
78 ALESSANDRA DIAS COSTA E SILVA SISTEMA TEGUMENTAR: UMA ABORDAGEM DINÂMICA
79 BARBARA REIS VIEIRA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA: AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE
80 NEIVA VIRGÍNIA DE CARVALHO A CONSTRUÇÃO DE VALORES A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL
81 ENILSON ARAUJO DA SILVA ATIVIDADES PRÁTICAS E SUA INFLUÊNCIA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
82 FERNANDA ALVES GRACIANO PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE MOMENTO DE INÉRCIA
83 MARCELA ALVES PALIS DE VASCONCELOS ANÁLISE DE UMA DISSERTAÇÃO SOBRE EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL
84 SILVANA APARECIDA GONÇALVES DA MOTA UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEMA ÁGUA
LT 8. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
85 JOAO LUCAS DE PAULA BATISTA ENSINANDO TIMBRE ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA DE DOIS SONS PRODUZIDOS DIFERENTES VIOLÕES
86 JULIANE CRISTINA RIBEIRO BORGES DE SOUZA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEXUALIDADE ENVOLVENDO TIC
87 RENATA FLAVIA NOBRE CANELA DIAS A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICS NA PRÁTICA DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS
88 FLAVIA JUNIA JUSTINO PACHECO GARCIA AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER MEDIADA PELAS TICS
89 THAIANNE LOPES DE SOUZA SIMULAÇÕES: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA
90 WILSON APARECIDO BEZERRA CYBERBULLYING
LT 9. Políticas Públicas na educação
91 CINIRA APARECIDA DE OLIVEIRA A DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PATOS DE MINAS E UBERABINHA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
92 SIMARIA DE JESUS SOARES ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
93 RENANT ARAÚJO MORAIS ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA REPÚBLICA VELHA (1889-1930): A ESCOLA IDEAL E A ESCOLA REAL
94 GUSTAVO BORGES DE SOUSA POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
95 ADRIANO EURÍPEDES MEDEIROS MARTINS ROUSSEAU E O ARTIFICIALISMO DA EDUCAÇÃO
96 GALSIONE CRUVINEL DA SILVA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
97 MAURO LUCIO BATISTA CAZAROTTI EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024
LT 10. Conhecimento e expressão em Artes
98 VIVIANE TEREZINHA CHAGAS FRANS KRAJCBERG: A ARTE COMO PROPOSTA PARA ALFABETIZAÇÃO
99 MARIANA DA SILVEIRA CASSIMIRO DE ARAÚJO E LEMOS SONHO, IMAGINAÇÃO E REALIDADE: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DA ARTE COM A BIOLOGIA
100 ROSRIMEIRE CRISTINA DA SILVA O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO
101 KATTY DANIELLE DE JESUS VOLPI E LUIZ GONZAGA EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO. ALFABETIZANDO E LETRANDO COM INTERVENÇÃO DAS ARTES
102 JOSÉ MARIO DA SILVA JÚNIOR ELEMENTOS ÉTICOS E POLÍTICOS EM MAQUIAVEL
103 CLEA MARLUCE OLIVEIRA E SILVA "A ARTE COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO NO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO"
104 HELENA APARECIDA DADÁ DE ALMEIDA SOUZA ALFABETIZAR POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E CHEIA DE SENTIDOS PARA OS ALUNOS
105 ALESSANDRA DA SILVA RIBEIRO PORTINARI EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO
106 KIEFF GREDIAGA ALEXANDRE FILHO AS CONTRIUBUIÇÕES DO FOLCLORE PARA A ALFBETIZAÇÃO E O RESGATE DA ARTE, CULTURA E TRADIÇÕES DE UM POVO
LT 12. Espaços formativos, memórias e narrativas
107 PATRICIA SILVA COSTA DUARTE AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA: UM ASSUNTO PARA TODOS NÓS!
108 ALÉXIA SALIM PAIVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
109 GABRIELA MARCOMINI DE LIMA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA
110 ANA PAULA DA SILVA ESTUDOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PIBID: UM DIÁLOGO SOBRE A ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS
LT 13. Experiências desenvolvidas no âmbito do Programa PACTO: fortalecimento do Ensino Médio
111 WILZA MARA DE OLIVEIRA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO USO DO CELULAR E OS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR E NOS PRESÍDIOS

Cronograma de Apresentação
dos Trabalhos Aprovados


DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 103
Professor Mediador: Ana Cristina Borges
TRABALHOS
1
CAPOEIRA: NÃO BASTA ENTRAR NA "RODA", PRECISAMOS CONHECER SUA HISTÓRIA
275389 LUCAS REIS SOUTO
47956 CINTIA SILVA DE OLIVEIRA
246805 JACKSON RODRIGUES CORDEIRO
292628 MARCELO CORDEIRO DE REZENDE
2
SEPARAÇÃO DE MISTURAS: AULA EXPERIMENTAL COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS ENCONTRADOS NO COTIDIANO
152019 ANDRESSA GOBBI ALVES RIBEIRO
53047 BRENO SEVERIANO ALVES ARAÚJO
194953 EDNÉIA POLATO DORNELES
234039 DANIELLA BARBOSA PIMENTA
276294 DANILO MELLE DE PROENCA
3
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
318826 ROSANNE FERNANDES SOARES
318712 MELCHIOR JOSÉ TAVARES JÚNIOR
4
UMA DISCUSSÃO SOBRE USINAS HIDRELÉTRICAS E NUCLEARES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DO PIBID PARA O ENSINO MÉDIO
319406 JOÃO VICTOR TAVARES
319316 EMERSON LUIZ GELAMO
5
INCLUSÃO DO BEISEBOL NO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
296369 GIORDANNO KOITI CHAEM
292628 MARCELO CORDEIRO DE REZENDE
6
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS
12803 JORDANNA CRISTINA NUNES BENAVENTANA
21327 TATIANA APARECIDA TOSTA
183524 LILIAN MARGARETH BIAGIONI DE LIMA
255612 LILIAN COSTA DE SOUZA GUIMARÃES
271165 DÉBORAH PATRÍCIA GARCIA
274331 FERNANDO ALVES BIANCHI
290864 TATIANA CANDIDO DE OLIVEIRA
7
O USO DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGENS DO PIBID PEDAGOGIA ÁREA GESTÃO
319341 CLÁUDIA MOURA FREITAS
319324 MARIA SIMONE FERRAZ PEREIRA MOREIRA COSTA
319344 ELIZABETH ALVES FIGUEREDO
8
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE UMA AULA PRÁTICA DE FUNGOS.
229302 ANDRÉIA RODRIGUES DA COSTA
228538 LAISSA DOS SANTOS CRUVINEL
319256 VIVIANE RODRIGUES ALVES DE MORAES
319257 ANNA JÚLIA SILVA
319263 ELEUSA MARIA BERNARDES
9
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A BONITEZA DE SER PROFESSOR.
107430 VICENTINA OLIVEIRA  SANTOS LIMA
10
O PIBID BIOLOGIA E O BIOCINE: O USO DE FILMES COMO MOTIVADOR PARA REFLEXÃO 
319335 JÉSSICA COIMBRA AGUILAR
319323 ANA CAROLINE FAGUNDES DE CASTRO

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 104
Professor Mediador: Marília de Dirceu Cachapuz Daher
TRABALHOS
11
VIVÊNCIA CULTURAL NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: A IMPORTÂNCIA DO PULAR CORDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
319351 ANA MARIA DA SILVA VIEIRA
12
DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS: SAÚDE DO PROFESSOR, FORMAÇÃO CONTINUADA, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, AVALIAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR.
319301 DALE MARTINS SOUZA
13
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
319317 BEATRIZ RODRIGUES MARTINS
14
ESTUDO SOBRE TRIGOMETRIA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM INCLINÔMETRO: UMA ATIVIDADE DO PIBID
319440 ALEXANDRE ALVES GUIMARÃES JÚNIOR
15
RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
260387 RENATA MAMBRIM PURCINELI
71956 CINAYANA SILVA CORREIA
117816 VANIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA
224594 ANA LUCIA GOMES DE SOUSA MIQUELINO
276296 ANA CLÁUDIA AMÂNCIO
16
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS VERTENTES
198228 JAQUELINE BARROS RODRIGUES
17
A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISES TEÓRICAS PRELIMINARES
319353 ROSILENE DA SILVA
18
EXISTE DIFERENÇA EM SER PROFESSOR OU PRECEPTOR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE?
36855 MARISA FERREIRA DE FREITAS
19
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ACÚMULO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
22035 AYLA MARQUES ALCANTARA
22502 BÁRBARA VIEIRA NOVAIS DOS SANTOS
133652 WILZA MARA DE OLIVEIRA
20
O PROFESSOR MEDIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA
286065 FLAVIANE DE FÁTIMA LIMA BUENO

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 105
Professor Mediador: Emerson Luiz Gelamo -UFU
TRABALHOS
21
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS 
318851 NILVA CRISTINA DE SOUZA
318836 DENIZE RAMOS DE SOUZA
318946 LETÍCIA GOMES DE QUEIROZ
22
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIOS DA GESTÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
319011 JACQUELINE RODRIGUES GUEDES
319289 ELZA RICARDO DE OLIVEIRA MARTINS
319324 MARIA SIMONE FERRAZ PEREIRA MOREIRA COSTA
23
PROJETO MAFALDA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA ESCOLA PELO PIBID NO SUBPROJETO BIOLOGIA
319038 ADRIELE CRISTIANA DA SILVA
24
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL: EM FOCO AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS.
319310 GUILHERME ANTÔNIO RAMOS DA SILVA
319293 MARCOS JUNGMANN BHERING
319304 PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA
25
LEITURA NAS VERTENTES DA DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITUIUTABA NA PERSPECTIVA DO PIBID/GESTÃO 
318994 ALDELIANE MELO
26
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA/GESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO RECREIO DIVERTIDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ITUIUTABA-MG
319286 ALINE MENDES SABINO
319298 FERNANDA CRISTINA OLIVEIRA PEREIRA
319324 MARIA SIMONE FERRAZ PEREIRA MOREIRA COSTA
27
RECREIO DIRIGIDO ESPAÇO DE RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITUIUTABA NA PERSPESTIVA DO PIBID/GESTÃO 
319312 PÂMELA REGINA ALEXANDRE SOUZA
28
A EXTENSÃO COMO POTENCIALIZADORA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DO PROJETO "AÇÕES PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL DE MORADORES DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS"
319283 BRENO AUGUSTO RIBEIRO CAMPOS
319293 MARCOS JUNGMANN BHERING
319304 PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA
29
AS DIFICULDADES PARA O INGRESSO NO ENSINO  SUPERIOR - UM LEVANTAMENTO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE ITUIUTABA (MG)
319234 PALOMA PAULA BARBOSA RODRIGUES
319041 GILDO ANTONIO MOURA JUNIOR
319218 ALEXANDRA EPOGLOU
319238 ADRIANA VILELA DA COSTA
319240 ANALICE RESENDE FERES
30
A LEITURA COMO FONTE DE INTERAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
134015 FERNANDA RESENDE MARQUES ALVES
319334 THIAGO MOURA CAMILO

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 106
Professor Mediador: Luciana Góis Barbosa
TRABALHOS
31
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
319303 MIRIELLE CRISTINA SILVA SANTOS
319218 ALEXANDRA EPOGLOU
319306 CARLLA CRISTINA DE OLIVEIRA FRANCO
32
GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PONTOS E CONTRAPONTOS PARA SE PENSAR A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA EM NOSSAS ESCOLAS 
98435 EDNA MARIA CHIMANGO DOS SANTOS
33
REFLEXÕES SOBRE O APOIO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR: APRENDIZAGENS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL 
319204 LÍGIA PARREIRA DE SOUZA
319243 JAINE DA SILVA
319324 MARIA SIMONE FERRAZ PEREIRA MOREIRA COSTA
34
REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: UMA AÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA PÚBLICA
319277 JOCELINE MARIA DA COSTA SOARES
319109 CHRISTINA VARGAS MIRANDA E CARVALHO
319134 EUDER PIRES DA CUNHA
319158 LUCIANA APARECIDA SIQUEIRA SILVA
319287 JULIANA CARLA CARVALHO DOS SANTOS
35
O MEIO AMBIENTE: REALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR  E PERSPECTIVAS
141422 JOYCE OLIVEIRA QUEIROZ
80139 BRUNO INACIO DA SILVA PIRES
85931 TALINY KELLEN REIS MOURA
319258 VITORIA HELENA VITOR DE OLIVEIRA
36
ABANDONO ESCOLAR: ANÁLISE DAS TAXAS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM PIRES DO RIO - GO
318946 LETÍCIA GOMES DE QUEIROZ
318836 DENIZE RAMOS DE SOUZA
318851 NILVA CRISTINA DE SOUZA
319109 CHRISTINA VARGAS MIRANDA E CARVALHO
319134 EUDER PIRES DA CUNHA
37
DIAGNÓSTICO DE BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR EM DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE DADOS DE REPROVAÇÃO
318836 DENIZE RAMOS DE SOUZA
318851 NILVA CRISTINA DE SOUZA
318946 LETÍCIA GOMES DE QUEIROZ
319109 CHRISTINA VARGAS MIRANDA E CARVALHO
319134 EUDER PIRES DA CUNHA
319158 LUCIANA APARECIDA SIQUEIRA SILVA
38
ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA
319215 SILVIA CRISTINA BINSFELD
319127 MILTON ANTONIO AUTH
319218 ALEXANDRA EPOGLOU
39
PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
71956 CINAYANA SILVA CORREIA
69706 CLÁUDIA APARECIDA CAETANO
117816 VANIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA
40
CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR: UMA VISÃO DO PIBID SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR
185512 LARISSA FERREIRA MOTA

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 107
Professor Mediador: Silas Queiroz de Souza
TRABALHOS
41
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
316910 JAQUELIJNE ANDRADE CALIXTO
316587 FERNANDA DUARTE ARAÚJO SILVA
42
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
318712 MELCHIOR JOSÉ TAVARES JÚNIOR
43
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
104871 ALANA KELYENE PEREIRA
318186 GUSTAVO HENRIQUE COSTA DA SILVA
318771 HELENA MARIA DE ALMEIDA MATTOS MARTINS DOS SANTOS ALI
44
RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG
319041 GILDO ANTONIO MOURA JUNIOR
192511 MARIA APARECIDA AUGUSTO SATTO VILELA
45
O EMPREGO DE SITUAÇÃO CONTEXTUALIZADORA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE CINEMÁTICA
319284 RUBENS GEDRAITE
46
"MINHA CANÇÃO" NAS ENTRELINHAS DE UM PROCESSO DE MÚSICA NA SALA DE AULA
319190 TALITA FERREIRA MENDES
47
A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA
150553 ALESSANDRA MONTEIRO ROSINI
48
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
319243 JAINE DA SILVA
260870 MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH
319204 LÍGIA PARREIRA DE SOUZA
319252 CAMILA RAMOS BARRETO
319254 CATIELLE GARCIA BORGES
319344 ELIZABETH ALVES FIGUEREDO
49
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
147296 FREDERICO TRISTAO CRUVINEL SILVA
318254 PRISCILA YOSHIDA
319251 LAIS FERNANDA MARTINATTI
50
O CHOQUE COM A REALIDADE E AS DIFICULDADES DE OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
319220 PATRÍCIA DO NASCIMENTO FERNANDES
319110 SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 108
Professor Mediador: Ednéia Polato Dorneles
TRABALHOS
51
TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: VISITA DOMICILIAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
184992 VERUSKA VITORAZI BEVILACQUA
36855 MARISA FERREIRA DE FREITAS
52
REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA E DA INTERVENÇÃO SOBRE A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
319360 DÉBORA DA SILVA ARAÚJO
261248 MARIANE GOMES PEREIRA
319286 ALINE MENDES SABINO
53
PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO
319357 MARCOS MARTINS DA COSTA
54
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O CONCEITO DE DENSIDADE
319355 IAGO FERREIRA ESPIR
319362 RIVIA ARANTES MARTINS
319343 ANNY CAROLINA DE OLIVEIRA
319358 ADELAINE ALVES DA SILVA
319363 JOHN POWER VIEIRA OLIVEIRA
55
UM TRABALHO COM ASTRONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA ÓPTICA DOS ESTUDANTES
317582 CAROLINA ROSA TRAVAGLIA
317591 ILANA FREITAS NUNES
317621 MARCOS DANIEL LONGHINI
56
DA METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA À METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA
262545 JOSÉ CARLOS SOUZA ARAUJO
57
O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE
292628 MARCELO CORDEIRO DE REZENDE
58
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
319323 ANA CAROLINE FAGUNDES DE CASTRO
59
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LETRAS.
269334 FABÍOLA DE PAULA OLIVEIRA
3100 BRUNA LARISSA STOQUE
16498 MARCIANA NIVIA DA SILVA CAMILO
18070 MARIA AUXILIADORA PEREIRA
40979 MARIA CECILIA ANDRADE CHUMBINHO DA COSTA E SILVA
133831 MIRNA DIAZ
140185 LEANDRO ROBERTO DA SILVA
245249 ERLANE SILVA NUNES
263207 KARLA JANAÍNA BARCELOS
291085 ALYNE RIBEIRO DOS SANTOS SOARES MARTINS
60
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL PARA LANÇAMENTO HORIZONTAL: UMA ATIVIDADE DO PIBID NA FACIP/UFU.
233287 PAULO SÉRGIO PRADO NEVES
319316 EMERSON LUIZ GELAMO
319407 BIANCA APARECIDA CASTRO JUSTINO
319409 JOÃO PAULO LIMA FERNANDES

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 109
Professor Mediador: Adevailton Bernardo dos Santos - UFU
TRABALHOS
61
O ANO INTERNACIONAL DA LUZ NA ESCOLA
318968 JÉSSICA AZEVÊDO VIEIRA JFERNANDES
319127 MILTON ANTONIO AUTH
62
OS EXPERIMENTOS DIDÁTICO-CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
319110 SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA
48205 ALINE CRISTINE BOAVENTURA
319108 MARA KESSLER USTRA
63
O ENSINO DO CONCEITO DE FORÇA DE ATRITO ATRAVÉS DE ATIVIDADE PRÁTICA.
318770 RENATO JOSÉ FERNANDES
319127 MILTON ANTONIO AUTH
64
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDATICOS E DA EXPERIMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
194953 EDNÉIA POLATO DORNELES
53047 BRENO SEVERIANO ALVES ARAÚJO
152019 ANDRESSA GOBBI ALVES RIBEIRO
171962 MARIANA RESENDE PIRES
197322 MARCIANA REGINA SOBRAL LEMES DA SILVA
234039 DANIELLA BARBOSA PIMENTA
242426
MARCO ANTONIO CARVALHO DINIZ
276294 DANILO MELLE DE PROENCA
65
PERSPECTIVAS DISCENTES PARA OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO
319199 FERNANDA VIEIRA COSTA
319108 MARA KESSLER USTRA
319110 SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA
66
HORTA ESCOLAR :DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
271165 DÉBORAH PATRÍCIA GARCIA
12803 JORDANNA CRISTINA NUNES BENAVENTANA
21327 TATIANA APARECIDA TOSTA
183524 LILIAN MARGARETH BIAGIONI DE LIMA
255612 LILIAN COSTA DE SOUZA GUIMARÃES
274331 FERNANDO ALVES BIANCHI
290864 TATIANA CANDIDO DE OLIVEIRA
67
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA
319278 IARA MARIA DÂMASO CARDOSO
319328 ELISABETE BARBOSA DE LIMA
319330 ELTON FERREIRA COSTA
68
MODELAGEM MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES
319107 RICARDO CARNEIRO GONÇALVES FERREIRA
319108 MARA KESSLER USTRA
319110 SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA
69
TABULEIRO QUÍMICO: JOGO DESENVOLVIDO COM OS CONTEÚDOS "MODELOS ATÔMICOS" E "DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA"
53047 BRENO SEVERIANO ALVES ARAÚJO
152019 ANDRESSA GOBBI ALVES RIBEIRO
194953 EDNÉIA POLATO DORNELES
234039 DANIELLA BARBOSA PIMENTA
70
ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE
318873 AMANDA FERNANDES DOS SANTOS RODRIGUES
77043 POLLYANA DE OLIVEIRA BERNARDES
203053 FERNANDA FERNANDES DOS SANTOS RODRIGUES
319282 VANESSA FREITAS SANTOS

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 110
Professor Mediador: Galsione Cruvinel da Silva
TRABALHOS
71
SAÚDE E HIGIENE CORPORAL EM DUAS ESCOLAS DE ITUIUTABA
319205 LIDIANE GOMES MEDEIROS
72
GARRAFA DE LEYDEN - USO DE EXPERIMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO SOBRE ELETRICIDADE.
319267 FLAVIO FURTADO DE OLIVEIRA
73
PIBID: UM AUXILIO À CRISE EDUCACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA 
276294 DANILO MELLE DE PROENCA
194953 EDNÉIA POLATO DORNELES
74
CONTRIBUIÇÕES DA MOSTRA DE DOCUMENTÁRIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
319224 ULISSES PAGLIUSO JUNIOR
229294 ESTEPHANI GOMES GUEDES
319232 BRUNNA PARRA BERNARDES
319237 NOEMI BORGES COSTA
319245 GABRIEL TERENCIO SOARES
319246 MARINA CABRINI LANDIM PEREIRA
319247 DRIELLY RODRIGUES DALAGLIO
75
O CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
319294 TATIANE APARECIDA SILVA ROCHA
76
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO
319326 RAFAELA VILELA DE FREITAS
77
UM OLHAR ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS A FAVOR PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR REFLEXIVO
318177 LARISSA MOREIRA RIBEIRO
260870 MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH
78
O PÊNDULO ELETROSTÁTICO - UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID  PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA
319271 CARLA SOARES LIMA
319276 DHRYELLE CHRISTINE DA SILVA NOGUEIRA
319316 EMERSON LUIZ GELAMO
79
A CONFECÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
319339 ALEXANDER ALVES DE PAULA
319218 ALEXANDRA EPOGLOU
319271 CARLA SOARES LIMA

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 111
Professor Mediador: Alexandra Epoglou - UFU
TRABALHOS
80
UMA EXPERIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
316587 FERNANDA DUARTE ARAÚJO SILVA
81
O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR AFETADO PELAS BARREIRAS ATITUDINAIS
199905 ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA
82
A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS, POSSIBILIDADES E APRENDIZAGENS
319197 EDNA REGINA CARNEIRO
254361 PATRICIA SILVA COSTA DUARTE
83
A PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO PELA SOCIEDADE OUVINTE
181276 GEANE ALMEIDA CUNHA
112972 RICARDO BARATELLA
84
ATIVIDADE PARA ENSINO DE OSCILAÇÕES E ONDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
319023 ANTÔNIO PEREIRA SIQUEIRA NETO
319095 ADEVAILTONBERNARDO DOS SANTOS
85
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A QUEDA DOS CORPOS
319347 MURILO AGUIAR SILVA
319127 MILTON ANTONIO AUTH
319231 ENILSON ARAUJO DA SILVA
86
ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
319203 MARÍLIA RAMOS MOREIRA
318895 NEUSA ELISA CARIGNATO SPOSITO
87
A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NUMA PERSPECTIVA CULTURAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE
38771 PEDRO ALCANTARA MARTINS FONTES JUNIOR
88
MICHEL FOUCAULT: ALGUMAS QUESTÕES DIDÁTICAS
250405 CHRYSTIAN AZEVEDO DE OLIVEIRA
261545 ADRIANO EURÍPEDES MEDEIROS MARTINS
89
COSMOLOGIA E ENSINO DE FÍSICA
319281 FERNANDA OLIVEIRA NUNES

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 112
Professor Mediador: Maria Aura Marques Aidar
TRABALHOS
90
SISTEMA TEGUMENTAR: UMA ABORDAGEM DINÂMICA
319285 ALESSANDRA DIAS COSTA E SILVA
319095 ADEVAILTONBERNARDO DOS SANTOS
91
PIBID: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AÇÕES NO AMBIENTE DA ESCOLA
319136 VILMAR MENDES DE CASTRO
319218 ALEXANDRA EPOGLOU
319343 ANNY CAROLINA DE OLIVEIRA
92
UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEMA ÁGUA
319359 SILVANA APARECIDA GONÇALVES DA MOTA
93
ALTERNATIVAS À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENTRE MUSEUS E ESPAÇOS URBANOS, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA - MG
318794 NATÁLIA DE ANDRADE NUNES
94
ATIVIDADES PRÁTICAS E SUA INFLUÊNCIA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
319231 ENILSON ARAUJO DA SILVA
95
PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE MOMENTO DE INÉRCIA 
318977 FERNANDA ALVES GRACIANO
318976 MARIELLE VERGER NARDELI
319127 MILTON ANTONIO AUTH
319350 TIAGO DA SILVA BALIONES
96
 A CONSTRUÇÃO DE VALORES A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL
132222 NEIVA VIRGÍNIA DE CARVALHO
97
MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA: AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE
138569 BARBARA REIS VIEIRA
133652 WILZA MARA DE OLIVEIRA
98
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DAS OBRAS DE VINÍCIUS DE MORAES
274060 LUCIANA DA SILVA LUCIO
99
PROTOZOÁRIOS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE UMA AULA PRÁTICA.
228538 LAISSA DOS SANTOS CRUVINEL
229302 ANDRÉIA RODRIGUES DA COSTA
319256 VIVIANE RODRIGUES ALVES DE MORAES
319257 ANNA JÚLIA SILVA
319263 ELEUSA MARIA BERNARDES

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 113
Professor Mediador: Wilson Sousa Benjamin
TRABALHOS
100
SIMULAÇÕES: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA 
318950 THAIANNE LOPES DE SOUZA
101
ENSINANDO TIMBRE ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA DE DOIS SONS PRODUZIDOS DIFERENTES VIOLÕES 
319329 JOAO LUCAS DE PAULA BATISTA
319340 DEBORA COIMBRA
102
CYBERBULLYING 
318829 WILSON APARECIDO BEZERRA
103
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEXUALIDADE ENVOLVENDO TIC
319176 JULIANE CRISTINA RIBEIRO BORGES DE SOUZA
104
A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICS NA PRÁTICA DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS
316770 RENATA FLAVIA NOBRE CANELA DIAS
286065 FLAVIANE DE FÁTIMA LIMA BUENO
317619 SIMARIA DE JESUS SOARES
105
AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO USO DO CELULAR E OS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR E NOS PRESÍDIOS
133652 WILZA MARA DE OLIVEIRA
106
 EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL: EDUCAR PARA RESSOCIALIZAR 
316458 KAMYLA ANDRESSA DE CARVALHO
107
A AVALIAÇÃO FORMATIVA: UTILIZANDO DE ATIVIDADES DE REGISTRO DIÁRIO NO ENSINO SUPERIOR 
261248 MARIANE GOMES PEREIRA
108
ATIVIDADES ALTERNATIVAS SOBRE ENERGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
318976 MARIELLE VERGER NARDELI
318968 JÉSSICA AZEVÊDO VIEIRA JFERNANDES
318977 FERNANDA ALVES GRACIANO
319127 MILTON ANTONIO AUTH
319156 DEICIELLE SOUZA DE FREITAS
109
ANÁLISE DE UMA DISSERTAÇÃO SOBRE EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL
106070 MARCELA ALVES PALIS DE VASCONCELOS

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 114
Professor Mediador: Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
TRABALHOS
110
A GÊNESE DO PROLER NO MUNICÍPIO DE UBERABA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES (2000/2010)
239536 BRENO VIANA QUEIROZ
246639 AMANDA CAROLINE RODRIGUES MARQUES
111
HIGIENE BUCAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL 
318797 ADRINE CAROLAYNE FELIX CASTRO
318798 PATRICIA FERREIRA DA SILVA
318799 CAROLINA GONÇALVES VICENTE
318895 NEUSA ELISA CARIGNATO SPOSITO
112
ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
317619 SIMARIA DE JESUS SOARES
117679 VALTER MACHADO DA FONSECA
307245 LAURA MARIA CALEGARI
113
ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA REPÚBLICA VELHA (1889-1930): A ESCOLA IDEAL E A ESCOLA REAL
262469 RENANT ARAÚJO MORAIS
114
 PIBID - UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL "INVISÍVEL"
319059 JOICE GOMES DE QUEIROZ
319122 NATÁLIA APRECIDA CAMPOS
319207 ELISABETE ALERICO GONÇALVES
319216 MÍRIAM ALVES DE FREITAS
319222 THALITA TERESINHA DE SOUZA
115
"PARA GOSTAR DE LER": PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA - DIFUNDINDO OS OBJETIVOS DO PROLER
128601 MÔNICA APARECIDA DE OLIVEIRA CRUZ
71956 CINAYANA SILVA CORREIA
186411 LUCIANA BEATRIZ DE OLIVEIRA BAR DE CARVALHO
116
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
80526 GALSIONE CRUVINEL DA SILVA
117
POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
83085 GUSTAVO BORGES DE SOUSA
118
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024
145458 MAURO LUCIO BATISTA CAZAROTTI
151619 LETICIA OLIVEIRA DA ROCHA MELO
305348 STENIO SOUZA MARQUES

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 115
Professor Mediador: Lúcia Helena Borges
TRABALHOS
119
POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA SEDIMENTAÇÃO SOCIAL PELAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
305351 DONNER RODRIGUES QUEIROZ
186411 LUCIANA BEATRIZ DE OLIVEIRA BAR DE CARVALHO
120
ROUSSEAU E O ARTIFICIALISMO DA EDUCAÇÃO
261545 ADRIANO EURÍPEDES MEDEIROS MARTINS
121
A DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PATOS DE MINAS E UBERABINHA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
137093 CINIRA APARECIDA DE OLIVEIRA
229103 FELIPE HENRIQUE MOURA ANDRADE
122
ELEMENTOS ÉTICOS E POLÍTICOS EM MAQUIAVEL
214360 JOSÉ MARIO DA SILVA JÚNIOR
261545 ADRIANO EURÍPEDES MEDEIROS MARTINS
123
ALFABETIZAR POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E CHEIA DE SENTIDOS PARA OS ALUNOS
80627 HELENA APARECIDA DADÁ DE ALMEIDA SOUZA
160749 MEIRE CRISTINA GUIMAR?ES DA COSTA
124
VOLPI E LUIZ GONZAGA  EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO.  ALFABETIZANDO E LETRANDO COM INTERVENÇÃO DAS ARTES
252715 ROBERTA OLIVEIRA CADIMA
125
FRANS KRAJCBERG: A ARTE COMO PROPOSTA PARA ALFABETIZAÇÃO
70057 VIVIANE TEREZINHA CHAGAS
21093 GRAZIELLE DA SILVA ROSA
21582 CAMILA LORRAYNE DE OLIVEIRA SOUZA
126
AS CONTRIUBUIÇÕES DO FOLCLORE PARA A ALFBETIZAÇÃO E O RESGATE DA ARTE, CULTURA E TRADIÇÕES DE UM POVO
319315 KIEFF GREDIAGA ALEXANDRE FILHO
275834 CRISTINA MARIA DE SOUSA
127
PORTINARI EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO
69555 ALESSANDRA DA SILVA RIBEIRO
128
JOGOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS: UMA INICIATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NO "CORINA"
246805 JACKSON RODRIGUES CORDEIRO
47956 CINTIA SILVA DE OLIVEIRA
275389 LUCAS REIS SOUTO
292628 MARCELO CORDEIRO DE REZENDE

DIA: 02/10/2015   HORA: 14h - 18h
SALA: 2A 116
Professor Mediador: Gabriela Marcomini de Lima
TRABALHOS
129
ENSINO LÚDICO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS
21327 TATIANA APARECIDA TOSTA
183524 LILIAN MARGARETH BIAGIONI DE LIMA
255612 LILIAN COSTA DE SOUZA GUIMARÃES
271165 DÉBORAH PATRÍCIA GARCIA
274331 FERNANDO ALVES BIANCHI
290864 TATIANA CANDIDO DE OLIVEIRA
130
AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER MEDIADA PELAS TICS
80056 FLAVIA JUNIA JUSTINO PACHECO GARCIA
131
ALFABETIZANDO E LETRANDO COM INTERVENÇÃO DAS ARTES
236776 FLÁVIA CRUZ DE MELLO
132
 O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO
318270 ROSRIMEIRE CRISTINA DA SILVA
133
SONHO, IMAGINAÇÃO E REALIDADE: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DA ARTE COM A BIOLOGIA
37819 MARIANA DA SILVEIRA CASSIMIRO DE ARAÚJO E LEMOS
82601 GIOVANNI DE PAULA OLIVEIRA
112972 RICARDO BARATELLA
134
 "A ARTE COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO NO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO"
188757 CLEA MARLUCE OLIVEIRA E SILVA
135
ESTUDOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PIBID: UM DIÁLOGO SOBRE A ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS 
50439 ANA PAULA DA SILVA
71956 CINAYANA SILVA CORREIA
117816 VANIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA
255705 ERICA NARA RESENDE
303922 MIRIAM ALVES DA SILVA CUNHA
136
AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA: UM ASSUNTO PARA TODOS NÓS!
254361 PATRICIA SILVA COSTA DUARTE
112972 RICARDO BARATELLA
137
EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA
139904 GABRIELA MARCOMINI DE LIMA
112972 RICARDO BARATELLA
138
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
318253 ALÉXIA SALIM PAIVA
37819 MARIANA DA SILVEIRA CASSIMIRO DE ARAÚJO E LEMOS
112972 RICARDO BARATELLA
274060 LUCIANA DA SILVA LUCIO