BIOQUÍMICA APLICADA A ODONTOLOGIA | 54 Este componente curricular visa proporcionar aos alunos uma visão global dos princípios gerais de Bioquímica, procurando capacitá-lo a compreender os mecanismos moleculares referentes às composições/funções das macromoléculas e do metabolismo normal dos mamíferos. Ademais, capacitá-lo à entender as alterações patológicas dentro do conteúdo específico da Odontologia, dando ênfase ao estudo da cárie dental, bem como das disfunções metabólicas importantes para uma prática de odontologia segura e eficaz. Este componente curricular permite aos alunos que eles tenham condições de buscar os conhecimentos biológicos básicos relativos às áreas de Biologia Celular e Molecular, e Bioquímica, necessários para a formação de um profissional para atuação na área de saúde. Especificamente: - Entender os processos biológicos, num contexto evolutivo, considerando aspectos morfológicos e bioquímicos; - Correlacionar os compartimentos celulares e suas propriedades estruturais, funcionais, metabólicas e bioenergética; - Explorar a dinâmica das moléculas na célula, com ênfase no entendimento dos processos metabólicos; - Construir informações que permitam embasamento para a posterior compreensão das demais unidades temáticas; - Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo; - Compreender o processo de formação da cárie e das erosões dentais; - Conhecer a composição orgânica e inorgânica da saliva e do biofilme bucal; - Conhecer as funções da saliva assim como dos seus constituintes. |
GENÉTICA APLICADA A ODONTOLOGIA | 54 Este componente curricular permite aos alunos que eles tenham condições de buscar os conhecimentos biológicos básicos relativos às áreas de Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Genética, necessários para a formação de um profissional para atuação na área de saúde. Especificamente: - Princípios de Genética Mendeliana: padrões de herança mendeliana, extensão à análise mendeliana, ciclo celular e teoria cromossômica; - Princípios de Genética Molecular: Estrutura e função dos nucleotídeos, dogma central biologia molecular, propriedades do material genético e regulação da expressão gênica; - Tópicos aplicados: Implicações das alterações genéticas no aparecimento/desenvolvimento de doenças e síndromes, que podem ter ou não consequências odontológicas. - Identificar os padrões de herança mendeliana e suas extensões nos caracteres normais e daqueles relacionados com síndromes craniofaciais, com ênfase na relação do fenótipo da doença à sua causa genética; - Conhecer as subdivisões do ciclo celular, sua regulação e importância para a manutenção da vida; - Explorar a dinâmica das moléculas na célula, com ênfase no entendimento da organização do núcleo celular (teoria cromossômica); - Entender como a informação genética está codificada na molécula de DNA e como se expressa na célula, bem como apreender sobre suas propriedades e sobre os princípios básicos da regulação gênica; - Aplicar os conhecimentos obtidos acima na prática clínica odontológica, por meio da contextualização de processos e técnicas que podem ser aplicadas à vida clínica rotineira; - Construir informações que permitam embasamento para a posterior compreensão das demais unidades temáticas; - Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo. |
A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO | 84 O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados. Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de: - Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal; - Compreender a origem dos tecidos; - Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais; - Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica; - Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica; - Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado. No decorrer do período, o componente deverá ainda: - Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema; - Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas. |
MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS | 84 O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Além disso, o componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado e em equipe, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento. Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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SAÚDE E SOCIEDADE | 54 Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania. Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente: - Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA | 54 Objetivo Geral: O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos. Objetivos Específicos: - Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
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FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL | 84 OBJETIVO GERAL: Compreender a morfologia dos elementos dentais e desenvolver habilidades necessária a um profissional para atuação na área de Odontologia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Reconhecer e nomear as diferentes estruturas anatômicas dos elementos dentais; - Desenvolver a percepção para visualização e observação de detalhes dos elementos dentais; - Estimular a coordenação motora por meio de técnicas de desenhos e escultura; - Identificar e confeccionar os elementos dentais de acordo com a morfologia; - Compreender a imporância dos conhecimentos biológicos para o exercício profissional; - Fornecer embasamento para a posterior compreensão das demais disciplinas; - Sistematizar a inter-relacionar os conhecimentos obtidos com as demais disciplinas do curso; - Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo; |
MORFOLOGIA APLICADA A ODONTOLOGIA | 132 OBJETIVO GERAL: Compreender morfologicamente os sistemas do organismo humano, necessários a um profissional para atuação na área de saúde. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Conhecer conceitos, estruturas e organização microscópica das células-tronco, bem como sua relação com as células/tecidos da cavidade oral e sua atuação na odontologia moderna, - Conhecer a organização microscópica das células em diferentes tecidos/órgãos presentes na cavidade oral, suas subdivisões e o arranjo e funções de suas células, - Compreender os mecanismos celulares envolvidos com a formação e desenvolvimento da face e estruturas relacionadas com a cavidade oral, - Estudar as correlações das características anátomo-histológicas e as bases funcionais orgânicas, - Reconhecer e nomear as diferentes estruturas anatômicas da cabeça e do pescoço, - Desenvolver a percepção para visualização e observação de detalhes em estruturas microscópicas, - Estimular a coordenação motora por meio de técnicas de desenho, - Compreender a importância dos conhecimentos biológicos para o exercício profissional, - Fornecer embasamento para a posterior compreensão dos demais componentes curriculares, - Sistematizar e inter-relacionar os conhecimentos obtidos com os demais componentes curriculares do curso, - Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo. |
SAÚDE BUCAL COLETIVA | 54 A disciplina de Saúde Bucal Coletiva tem o objetivo de promover uma visão social da Odontologia, enfatizando a importância do trabalho em equipe multidisciplinar, bem como o planejamento, execução e avaliação das ações em saúde bucal coletiva. Tem também os objetivos específicos de: - Conhecer o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família
- Reconhecer o território das Equipes de Saúde da Família;
- Realizar atividades de educação em saúde em grupos interdisciplinares; promoção e prevenção da saúde bucal;
- Compreender a identificação dos problemas de saúde bucal coletiva;
- Compreender a elaboração e execução de atividades nas Equipes de Saúde;
- Realizar visitas domiciliares;
- Promover a saúde bucal na sala de espera das unidades de saúde
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PRIMEIROS SOCORROS | 51 Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas. Objetivos Específicos: - Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
- Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
- Reconhecer a cinemática do trauma;
- Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
- Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
- Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS | 123 Objetivo Geral: Este componente tem por objetivo principal fornecer conhecimentos sobre Fisiologia Humana, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos. Objetivos Específicos: Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de: - Identificar e analisar os órgãos do corpo humano, relacionando os aspectos anatômicos e morfológicos com suas funções;
- Conhecer o funcionamento dos principais sistemas orgânicos (Nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino) fazendo, ainda a inter-relação destes conceitos com outros componentes curriculares do mesmo período e dos componentes curriculares subsequentes como farmacologia e patologia, além de outros componentes específicos;
- Aplicar os conteúdos teóricos às aulas práticas: a demonstração dos eventos fisiológicos in vitro e in vivo, possibilitando que os alunos façam uma relação com a fisiologia humana, podendo aplicar estes conceitos na rotina dos profissionais de saúde;
- Produzir relatórios referentes aos assuntos das aulas práticas; estimulando o estudo e a pesquisa sobre o assunto discutido, para explicar os eventos observados, aperfeiçoando assim, sua capacidade de observação e descrição de resultados.
- Manusear adequadamente os equipamentos e instrumentos utilizados nas aulas práticas;
- Respeitar as normas básicas de segurança no laboratório.
A formação de um profissional de saúde não pode ser considerada apropriada unicamente com a assimilação e inter-relação de conceitos, sendo também necessário respeito e ética. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
FISIOLOGIA ORAL | 42 Gerais: Este componente tem como objetivo principal fornecer conhecimento científico sobre a fisiologia oral, abordando os aspectos morfológicos e mecanismos fisiológicos envolvidos no controle das funções orais, fornecendo a compreensão da importância desses conceitos na prática odontológica, fundamental para a promoção de saúde. Específicos: Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de: - Conhecer os componentes estruturais do sistema estomatognático e as das diversas funções estomatognáticas, clássicas e adaptativas;
- Aprender definições, conceitos e mecanismos envolvidos na fisiologia oral, para que se possa desenvolver o pensamento crítico sobre o sistema estomatognático, fundamental à prática odontológica;
- Fazer a correlação entre a fisiologia humana geral com a oral, compreender que o sistema estomatognático está integrado e dinamicamente inserido no complexo organismo humano.
- Compreender o funcionamento normal do sistema estomatognático e suas interações entre os diversos tecidos e órgãos que o compõe;
- Compreender a neurodependência do sistema estomatognático, com o estudo de estomatognosia e estomatoponia;
- Fornecer conhecimento sobre os mecanismos físicos, químicos e mecânicos envolvidos na fisiologia oral; dando ênfase ao estudo mecanismos fisiológicos envolvidos em seu equilíbrio;
- Entender as respostas fisiológicas do sistema estomatognático frente às disfunções orais e conhecer alguns tratamentos das especialidades odontológicas;
- Diagnosticar disfunções orais, objetivando sempre a manutenção da saúde bucal e do sistema estomatognático;
- Criar interações, observações e sequenciação dinâmica quanto aos itens programáticos;
- Formar um profissional ético e envolvido na promoção de prevenção de doenças e promotor de saúde.
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LEGISLAÇÃO E BIOÉTICA | 51 O objetivo principal deste componente curricular é oferecer ao aluno oportunidade de conhecer e discutir as leis que regem o exercício da Odontologia nos campos social e moral, bem como identificar os fundamentos da organização do trabalho e suas aplicações em odontologia. Objetivos Específicos: Ao final do semestre letivo, o aluno deverá ser capaz de: - Conhecer as leis e normas que regem o exercício do profissional da Odontologia.
- Definir e relacionar os direitos e deveres do paciente e do profissional, na prática odontológica, considerando o código de ética e as normas vigentes.
- Executar no dia a dia a postura ética em relação aos pacientes, à equipe de auxiliares e à profissão propriamente dita.
- Analisar e correlacionar a profissão do Cirurgião Dentista com seus pares e com as demais profissões da área da saúde de forma ampla e dentro dos preceitos legais.
- Identificar as relações do cirurgião dentista com o código de defesa do consumidor e código cível.
- Aplicar os preceitos Bioéticos da autonomia, da beneficência, da não maleficência e da justiça, contemplando-os a partir das perspectivas do paciente, da categoria profissional, da comunidade e do Estado.
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OCLUSÃO E SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO | 87 OBJETIVOS GERAIS: Este componente tem como objetivos gerais, fornecer conhecimentos sobre os elementos dentais e o modo como ocluem. Para tanto, precisa o acadêmico reconhecer uma interferência oclusal, relacionar o papel desta interferência nas disfunções temporomandibulares, entender as guias de desoclusão (lateralidade e protrusão), enfim a oclusão em proteção mútua. Esses conhecimentos são importantíssimos para eliminação de uma interferência (quando necessário), saber realizar o ajuste dos diversos tipos de restaurações realizados pelos profissionais reabilitadores, permitindo assim o restabelecimento da funcionalidade do sistema. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Discorrer acerca do assunto, pela reprodução de definições, conceitos e caracterizações.
- Pensar de maneira crítica e integrada sobre o sistema estomatognático ser um sistema dinamicamente inserido no complexo organismo do ser humano.
- Compreender o funcionamento normal do sistema estomatognático e suas interações entre os diversos tecidos e órgãos que o compõe, entendendo assim as respostas deste sistema frente às disfunções e tratamentos das especialidades odontológicas.
- Diagnosticar as desordens temporomandibulares e sua natureza, objetivando sempre a manutenção da saúde bucal e do sistema estomatognático.
- Reconhecer as causas, efeitos, e diagnóstico diferencial das várias manifestações de perda da normalidade da anatomia e funcionalidade do aparelho mastigatório e da oclusão normal, pela ocorrência de eventos e lesões acidentais e incidentais na cavidade oral.
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PATOLOGIA GERAL E IMUNOLOGIA | 99 O componente de Patologia Geral e Imunologia tem como objetivo a compreensão das causas (etiologia), mecanismos (patogenia), alterações morfológicas (anatomia patológica) e funcionais (fisiopatologia) dos processos patológicos gerais, bem como a compreensão do envolvimento das células e das moléculas do sistema imunológico no processo de defesa frente a agressões. |
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA ORAL | 69 O aluno deverá ser capaz de: * Compreender as relações entre os hospedeiros e os parasitas, além dos mecanismos de transmissão e de profilaxia das doenças infecciosas. * Entender a morfologia, reprodução, fisiologia e taxonomia dos micro-organismos de importância para o homem * Conhecer os principais grupos e fatores de virulência dos micro-organismos prevalentes na etiologia dos processos infecciosos em Odontologia (bactérias, fungos e vírus); * Compreender os mecanismos de ação parasitária, com especial referência aos aspectos diagnósticos e profiláticos das infecções; * Saber realizar técnicas básicas laboratoriais em microbiologia, reconhecendo suas indicações e limitações; |
PSICOLOGIA APLICADA A ÁREA DA SAÚDE | 54 Objetivo Geral: A disciplina Psicologia aplicada à área da saúde objetiva evidenciar aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais para a compreensão da saúde mental do sujeito, a partir de uma perspectiva integral e sistêmica. Objetivos Específicos: - Compreender os processos históricos que fundamentaram a ciência Psicológica;
- Abranger a dimensão teórica de algumas correntes psicológicas;
- Concernir o conceito e aplicação da Psicologia na área da saúde;
- Englobar o Homem como um ser biopsicossocial;
- Sensibilizar quanto à importância do trabalho interdisciplinar na saúde;
- Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos psicológicos do paciente/cliente e familiares na atuação profissional;
- Promover o autoconhecimento na promoção da saúde integral do aluno.
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FUNDAMENTOS EM FARMACOLOGIA | 54 OBJETIVO GERAL: Compreender os princípios básicos de farmacologia: farmacocinética e farmacodinâmica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o aluno deverá estar apto a: - Apontar os diferentes processos farmacocinéticos (absorção, distribuição e excreção de fármacos); - Caracterizar o processo farmacodinâmico. - Apontar os mecanismos de transdução de sinal através de receptores e os principais segundos mensageiros. - Identificar a relação entre concentração da droga e resposta. - Classificar Interações Medicamentosas Farmacocinéticas. |
ANESTESIOLOGIA | 54 |
CARIOLOGIA | 42 |
ESTÁGIO EM SAÚDE BUCAL COLETIVA I | 72 A disciplina de Saúde Bucal Coletiva tem o objetivo de promover uma visão social da Odontologia, enfatizando a importância do trabalho em equipe multidisciplinar, bem como o planejamento, execução e avaliação das ações em saúde bucal coletiva. Tem também os objetivos específicos de: - Conhecer o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família
- Reconhecer o território das Equipes de Saúde da Família;
- Realizar atividades de educação em saúde em grupos interdisciplinares; promoção e prevenção da saúde bucal;
- Compreender a identificação dos problemas de saúde bucal coletiva;
- Compreender a elaboração e execução de atividades nas Equipes de Saúde;
- Realizar visitas domiciliares;
- Promover a saúde bucal na sala de espera das unidades de saúde
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FARMACOLOGIA APLICADA A ODONTOLOGIA | 42 |
FUNDAMENTOS CURATIVOS DA CÁRIE DENTAL | 102 |
PATOLOGIA ODONTOLÓGICA | 84 |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. |
BIOSSEGURANÇA E ERGONOMIA APLICADA A ODONTOLOGIA | 54 Objetivos Gerais: Conhecer a terminologia específica, os princípios técnico-científicos da biossegurança e a importância da aplicação dos procedimentos de prevenção e controle de riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais, na rotina de trabalho no consultório/clínica Odontológica, bem como o impacto da atividade odontológica no meio ambiente. O componente Biossegurança Aplicada à Odontologia estuda os riscos e danos à saúde, em serviços odontológicos. A demanda por práticas sanitárias, em consultórios e clínicas, aumenta na mesma medida em que cresce a responsabilidade profissional. Nesse contexto, nos serviços odontológicos, a prevenção e controle de riscos, constituem-se em obrigação legal e moral das Instituições formadoras de profissionais de saúde, bem como dos serviços de assistência à saúde. Compreender a adaptação dos instrumentos, as condições e o ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas antropométricas e biomecânicas do Cirurgião Dentista, se faz necessárias de forma a: • Prevenir o aparecimento das doenças ocupacionais; • Promover a saúde; • Perceber o cansaço; • Evitar os acidentes do trabalho; • Simular custos operacionais; • Proporcionar conforto ao paciente, ao profissional e a equipe de auxiliares do Cirurgião dentista, no exercício da prática odontológica, buscando a produtividade e a rentabilidade. Está lotada nesta posição do currículo, pois utilizam conhecimentos adquiridos em componentes curriculares anteriores e, são usadas em componentes curriculares posteriores, especialmente nas práticas de laboratório e estágio clínico curricular. Objetivos Específicos: Ao final do semestre letivo o aluno deverá ser capaz de: -Identificar a importância da aplicação das normas de Biossegurança para a Saúde Pública e preservação do meio ambiente. - Identificar os tipos de riscos existentes no serviço odontológico e como agir para minimizá-los. - Conhecer os equipamentos de proteção Individual (EPI’s) saber corretamente suas indicações bem como a técnica de paramentação. - Conhecer e usar racionalmente os produtos químicos antimicrobianos (saneantes, detergentes, degermantes, antissépticos, desinfetantes e esterilizantes). - Realizar procedimentos de limpeza e desinfecção das superfícies do ambiente, mobiliário e equipamentos odontológicos, - Organizar estrutural e funcionalmente o ambiente de consultório/clínica Odontológica segundo as normas de Biossegurança, preconizadas pela ANVISA. - Identificar os fundamentos da organização do trabalho e suas aplicações em odontologia; - Praticar uma filosofia de atuação baseada no trabalho em equipe; - Executar atividades clínicas em odontologia em posições corretas, mantendo posturas adequadas, economizando tempo e mantendo a qualidade do atendimento prestado; - Simular a instalação física de um consultório odontológico Identificar os principais problemas de saúde que podem resultar na adoção de um sistema de trabalho inadequado. |
ESTÁGIO EM SAÚDE BUCAL COLETIVA II | 72 Objetivo Geral: - Proporcionar uma visão social da Odontologia, ressaltando a importância do trabalho em equipe interdisciplinar, bem como o planejamento, execução e avaliação das ações em saúde bucal coletiva; - Percepção de sua profissão como forma de contribuição social, exercendo-a de forma articulada ao contexto social; - Capacidade para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em níveis individual e coletivo; - Cultura humanística e apurado senso ético e estético; - Iniciativa para tomar decisões visando o uso apropriado de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas; - Capacidade e motivação constantes para o aprimoramento, como forma de tomar decisões quanto à condutas mais adequadas; - Disponibilidade para ser sociável, comunicativo, bem disposto e politizado; - Domínio de conhecimentos sobre planejamento de carreira, empreendedorismo e gerenciamento de marketing; - Gosto pelo asseio e a limpeza, cuidado com a própria saúde. Objetivos Específicos: Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de: - Realizar inquérito epidemiológico da cárie dental e de demais problemas de ordem bucal que se faz presente na população alvo; - Identificar as adversidades e priorizar as ações pertinentes a situação epidemiológica encontrada; - Participar sempre que possível da elaboração e execução de atividades em equipes de saúde bucal e interdisciplinares; - Desenvolver atividades incentivando a participação da comunidade em questão nas ações de educação continuada em saúde; - Executar ações de promoção e prevenção em saúde bucal, para clientelas específicas; - Discutir as atividades desenvolvidas, refletindo sobre as dificuldades encontradas, revendo a necessidade de novas estratégias. |
FUNDAMENTOS DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA I | 162 |
IMAGINOLOGIA ODONTOLÓGICA | 102 Este componente curricular visa os estudos dos fundamentos básicos da radiologia e imaginologia odontológica, com ênfase à sua importância na construção do diagnóstico dos aspectos de normalidade, doença e anomalias bucais, abordando e interagindo suas características radiográficas. Tais estudos são imprescindíveis, pois possibilitam ao aluno sedimentar conceitos que assegurem a correta avaliação, correlação e interpretação das imagens radiológicas. Deve haver ainda um enfoque direcionado em capacitar o aluno a adquirir conhecimentos e habilidades, importantes na graduação em Odontologia. Espera-se que sejam cumpridos os seguintes objetivos: OBJETIVOS GERAIS: O presente projeto pedagógico tem como principal objetivo, a formação de um profissional de saúde cientificamente fundamentado, tecnicamente competente e socialmente integrado. Sua formação estará norteada na prevenção das doenças bucais e promoção da saúde. Objetiva-se, ao mesmo tempo, fornecer elementos para o pleno desenvolvimento da cidadania e, principalmente, contribuir para a formação de indivíduos conscientes, participantes e historicamente engajados, pautados em princípios éticos e legais, dirigindo sua atenção para a transformação da realidade em benefício da sociedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Incorporar conhecimentos da Radiologia e Imaginologia Odontológica.
- Desempenhar habilidades básicas na Radiologia Odontológica.
- Interpretar as imagens radiográficas mais visualizadas na prática odontológica.
- Compreender a leitura das imagens radiográficas.
- Estabelecer a formação integral do aluno, estimulando as reações, a iniciativa e a responsabilidade, com vistas a ajustá-lo ao perfil de um profissional de Odontologia competente ética, técnica e cientificamente
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PLANEJAMENTO DE CARREIRA | 54 Objetivo geral: Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável. Objetivos específicos: - Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
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EXTENSÃO | 72 |
FUNDAMENTOS DE ENDODONTIA | 84 |
FUNDAMENTOS DE PRÓTESE REMOVÍVEL I | 84 |
FUNDAMENTOS DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA II | 114 |
LABORATÓRIO PRÉ-CLINÍCO DE PERIODONTIA | 84 - Interpretar e correlacionar, em nível teórico, os sinais e sintomas clínicos, para a construção do diagnóstico das patologias periodontais e tecidos circunvizinhos.
- Desenvolver trabalhos pré-clínicos dentro de uma postura conservadora, com visão interdisciplinar e baseada nos conhecimentos apoiados em evidencias científicas.
- Organizar, reconhecer, utilizar e manusear, de forma adequada, os equipamentos, aparelhos, materiais e o instrumental clínico empregados no tratamento clínico do periodonto.
- Organizar e montar mesa clínica de trabalho de forma ergonômica, respeitando os princípios de biossegurança com instalação de barreiras e paramentação.
- Conhecer as estruturas anatomo-histofisiológicas, características macroscópicas, radiográficas do periodonto e estruturas relacionadas.
- Compreender as noções básicas de oclusão inter-relacionando desordens da articulação temporo-mandibular com o desenvolvimento de problemas periodontais, assim como advindas de próteses inadequadas que podem se associar às doenças periodontais.
- Conhecer os princípios básicos sobre as fases da anamnese, enfocando as enfermidades sistêmicas que poderão interferir no tratamento odontológico, principalmente periodontal, bem como a terapêutica medicamentosa aplicada, oferecendo de maneira atualizada o arsenal medicamentoso à disposição do Cirurgião-Dentista.
- Conhecer as indicações e o momento de uma intervenção periodontal, baseado no exame clínico e radiográfico, planejar, selecionar e executar as técnicas adequadas.
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FUNDAMENTOS DE IMPLANTODONTIA | 54 |
EXTENSÃO | 72 |
ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 114 |
FUNDAMENTOS DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES | 114 |
FUNDAMENTOS DE PRÓTESE REMOVÍVEL II | 84 |
LABORATÓRIO PRÉ-CLÍNICO DE CIRURGIA | 84 |
LABORATÓRIO PRÉ-CLÍNICO DE ENDODONTIA | 84 |
EXTENSÃO | 72 |
FUNDAMENTOS DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL | 42 |
FUNDAMENTOS DE ODONTOLOGIA INFANTIL | 102 OBJETIVO GERAL: Demonstrar conhecimentos científicos e práticos para a conduta profissional adequada ao exercício da clínica odontológica na criança, visando a promoção, prevenção e manutenção da saúde bucal e geral, durante o seu desenvolvimento e crescimento e também indicar a conduta terapêutica adequada aplicável aos pacientes portadores de necessidades especiais ou em situações especiais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar o aluno para: - Identificar clinicamente e radiograficamente as anomalias do desenvolvimento dental.
- Identificar radiograficamente as fases do desenvolvimento dental, bem como a cronologia e seqüência de erupção das dentições.
- Identificar as características anatômicas dos dentes decíduos e saber diferenciá-los dos permanentes.
- Classificar e tratar os pacientes de acordo com o risco ou atividade de cárie.
- Considerar a promoção de saúde uma proposta alternativa de tratamento.
- Utilizar os métodos e materiais necessários para prevenir, paralisar ou reverter a doença cárie e doença periodontal.
- Identificar a criança nas suas diversas fases do desenvolvimento, enfatizando as possíveis reações que possam apresentar em função da idade.
- Identificar que o tratamento restaurador é parte integrante do programa de controle da doença cárie.
- Diagnosticar e trataros tipos de traumas que envolvem a dentição decídua e permanente.
- Obter, através dos embasamentos teóricos,técnicos e científicos,os conhecimentos para a abordagem e manejo adequados dos pacientes especiais durante o tratamento odontológico educativo, preventivo e curativo, interagindo paciente, dentista e família.
- Utilizar métodos e materiais para realizar corretamente um tratamento endodôntico de um dente decíduo.
- Utilizar métodos corretos para restaurar um dente decíduo,devolvendo assim sua forma e função.
- Realizar corretamente uma adequação do meio bucal em crianças e pacientes com necessidades especiais.
- Reconhecer os fundamentos do diagnóstico de donça cárie e indicar o melhor tratamento para cada tipo de lesão.
- Conhecer o ICDAS,bem como suas vantagens e limitações, reconhecê-lo dentro da fundamentação do diagnóstico da doença cárie.
- Indicar o melhor tratamento para as principais anomalias dentárias.
- Realizar estratégias educativas,preventivas e curativas na clínica odontológica para bebês de 0 até 3 anos de idade.
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ODONTOLOGIA HOSPITALAR E PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS | 42 |
ESTUDOS INTEGRADOS I | 42 Objetivo Geral: Fornecer e reestudar os referenciais teóricos de todas as especialidades clínicas odontológicas praticadas na atividade prática de clínica integrada, com o intuito de propiciar um ambiente pedagógico que leve o educando a uma prática reflexiva e integrada da profissão. Os seminários propostos visam a incentivar os alunos à discussão de diversos casos clínicos propostos, em forma de seminários, com a interação/alunos professores apresentando temas atuais inerentes à clínica odontológica. Objetivos Específicos: - Fornecer suporte ao aluno para a resolução dos casos clínicos sob sua responsabilidade durante as atividades de atendimento clínico aos pacientes.
- Despertar a sensibilidade crítica dos alunos para a importância da inovação no contexto científico, acadêmico e empresarial.
Proporcionar o reestudo e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e científicos a partir das experiências vivenciadas junto aos pacientes e professores supervisores da prática clínica, entendendo-a e trabalhando-a enquanto um referencial crítico da qualidade da aprendizagem. |
ESTÁGIO EM CLINÍCA DE ORTOPEDIA E ORTODONTIA FUNCIONAL DOS MAXILARES | 54 |
ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 72 |
ESTÁGIO EM SAÚDE BUCAL COLETIVA III (ODONTOLOGIA HOSPITALAR) | 42 |
EXTENSÃO | 72 |
ESTUDOS INTEGRADOS II | 72 Abordar assuntos relacionados às atividades clínicas compatíveis com a atividade a ser desempenhada por um clínico geral associada ao conhecimento das disciplinas básicas para a formação dos cirurgiões dentistas. Todas as especialidades clínicas odontológicas desenvolvidas na prática de clínica integrada são abordadas, com o fim de estimular a o aprofundamento teórico na busca de respostas por parte dos alunos. Os temas selecionados são apresentados em forma de seminários, discutidos e reestudas com os alunos através da mediação de professores das áreas com o objetivo de revisar de forma prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, criando dessa forma um ambiente pedagógico que leve o acadêmico a uma prática reflexiva e integrada da profissão. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Fornecer ao aluno o conhecimento teórico e técnico necessário para a resolução dos casos clínicos sob sua responsabilidade durante as atividades de atendimento clínico aos pacientes, bem como discutir alternativas ao tratamento executado com o mesmo padrão de qualidade.
- Revisar o conhecimento previamente fornecido nas disciplinas teóricas e de laboratoriais relacionando-os com a prática clínica, salientando a importância desse conhecimento no momento da tomada de decisões durante a elaboração e execução dos tratamentos planejados.
- Proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos científicos a partir das experiências vivenciadas junto aos pacientes e professores supervisores da prática clínica, entendendo-a e trabalhando-a enquanto um referencial crítico da qualidade da aprendizagem.
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ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA III | 384 |
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 51 Objetivo geral:
Compreender a sistemática de trabalhos acadêmicos científicos. Conhecer a organização de coleta de dados. Apreciar relatórios científicos: como projeto de pesquisa e trabalho para conclusão de curso. Analisar textos e desenhos biomédicos. Objetivos específicos: Realizar levantamento bibliográfico (internet e bibliotecas). Identificar os tipos de pesquisas e seus respectivos métodos. Organizar fichas com resumos de trabalhos relacionados com o tema pesquisado. Praticar a habilidade de redação, interpretando idéias de outros autores cientistas. Descrever os aspectos teóricos, práticos e éticos da pesquisa científica. Identificar a finalidade da aplicação dos testes estatísticos e interpretação de resultados. Gerar problematizações e possíveis soluções. Estimular a visão crítica dos trabalhos selecionados. Identificar os elementos que compõem um projeto de pesquisa, elaborar relatório científico; e com auxílio do orientador, desenvolver trabalho de conclusão de curso. Identificar os tipos de pesquisas e seus respectivos métodos. Selecionar e criticar trabalhos científicos. Discutir a inovação tecnológica e empreendedorismo na Odontologia Realizar uma apresentação expositiva capaz de transmitir os conhecimentos gerados e adquiridos com a realização do projeto e do trabalho de conclusão de curso. Reconhecer elementos que compõem um projeto de pesquisa, uma monografia ou um artigo científico com auxílio do orientador. Posicionar-se de modo crítico, ético e propositivo frente ao objeto de estudo e de prática profissional da Odontologia. |
EXTENSÃO | 72 |
ESTUDOS INTEGRADOS III | 72 Abordar assuntos relacionados às atividades clínicas compatíveis com a atividade a ser desempenhada por um clínico geral associada ao conhecimento das disciplinas básicas para a formação dos cirurgiões dentistas. Todas as especialidades clínicas odontológicas desenvolvidas na prática de clínica integrada são abordadas, com o intuito de estimular o aprofundamento teórico na busca de respostas por parte dos alunos. Os temas são selecionados a partir de dificuldades apresentadas pelos alunos na clínica e são apresentados em forma de seminários, discutidos por meio de casos clínicos com a mediação de professores de áreas afins, com o objetivo de revisar de forma prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, criando dessa forma um ambiente pedagógico que leve o acadêmico a uma prática reflexiva e integrada da profissão. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Fornecer ao aluno o conhecimento teórico e técnico necessário para a resolução dos casos clínicos sob sua responsabilidade durante as atividades de atendimento clínico aos pacientes, bem como discutir alternativas ao tratamento executado com o mesmo padrão de qualidade.
- Revisar o conhecimento previamente fornecido nas disciplinas teóricas e de laboratoriais relacionando-os com a prática clínica, salientando a importância desse conhecimento no momento da tomada de decisões durante a elaboração e execução dos tratamentos planejados.
- Proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos científicos a partir das experiências vivenciadas junto aos pacientes e professores supervisores da prática clínica, entendendo-a e trabalhando-a enquanto um referencial crítico da qualidade da aprendizagem.
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ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA IV | 384 |
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 51 Objetivo geral: Compreender a sistemática de trabalhos acadêmicos científicos, elaboração, redação e apresentação de trabalhos científicos, dentro das normas da ABNT, montagem e apresentação de aulas expositivas, interpretação e análise crítica de artigos científicos e de aulas ministradas. Objetivos específicos: Ao final da unidade temática o aluno deverá estar apto a: Identificar os tipos de pesquisas e seus respectivos métodos; Ler, interpretar e analisar criticamente trabalhos científicos. Identificar elementos que compõem uma monografia ou um artigo científico com auxílio do orientador. |
ENADE | 0 |
EXTENSÃO DO SORRISO | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Desenvolver ações preventivas em saúde bucal, em todos os níveis de atenção à saúde de forma multidisciplinar Objetivos Específicos: -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. - Criar um protocolo de atendimento odontológico no ambiente hospitalar - Identificar e reduzir as infecções bucais que podem comprometer a saúde sistêmica do paciente. - Diagnosticar, prevenir e tratar as afecções em cavidade bucal e estruturas correlatas. |
EXT.: AMIZADE COMPATÍVEL - UMA DOAÇÃO PARA A VIDA | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. - Abordar de forma humanizada a temática doação de sangue e de medula óssea Objetivos Específicos: -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. -Participar de ações extensionistas na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. - Avaliar os componentes curriculares em estudo e as possibilidades de aplicação de conhecimentos nos contextos sociais com o intuito de contribuir para o enriquecimento da proposta pedagógica do Curso. - Perceber a articulação entre ensino/pesquisa /extensão no processo pedagógico do curso que se concretiza de modo interdisciplinar nas dimensões da política, da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura. - Avaliar as vivências realizadas nos programas e projetos de extensão. |
EXT.: EXERCITE HIPER | 72 Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso. Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade. Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso. Proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de prescrição de exercício físico, orientado pelas diretrizes internacionais e nacionais, voltadas para a saúde e qualidade de vida por meio de exercícios físicos aeróbio e resistido que visam melhora da aptidão física e controle fisiopatológico. Objetivos específicos: -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. _Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. _ Ofertar exercício físico, orientado _ Preparar os alunos para atuar na prescrição de exercício físico para um público em específico. _Desenvolver o senso críticos e o planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à prescrição de Exercício para hipertensos, bem como as avaliações física e funcional para este público.j |
EXT.: SIMPAE - SERVIÇO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Realizar ações de informações/ educação e esclarecer dúvidas quanto ao uso de medicamentos que contribuam com a promoção do uso racional de medicamentos para a comunidade. Objetivos Específicos: O aluno extensionista deverá estar apto a: - -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. Realizar pesquisas efetivas sobre medicamentos em fontes acessíveis e confiáveis; - Realizar a redação de respostas compreensíveis, respeitosas e pautadas no uso racional de medicamentos das perguntas recebidas pelo projeto; - Propor, planejar e executar ações de informações/ educação para a comunidade que promovam o uso racional de medicamentos |
EXT.: SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Fazer com que os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba adquiram um contato precoce com o Suporte Básico de Vida, em um núcleo de educação permanente de modo a aprimorar essas condutas Disseminar informações e condutas básicas de Suporte Básico de Vida para o maior número de indivíduos da comunidade. Objetivos Específicos: -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. -Despertar nos alunos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba o interesse em aprimorar o conhecimento e a prática, diante das manobras preconizadas pelo SBV - Fazer parceria com diversas instituições, especialmente aquelas envolvidas com grande número de pessoas, com o intuito de treinar a população em SBV - Disseminar conteúdos de suporte básico de vida para os jovens estudantes do ensino médio e seus professores, para os colaboradores e alunos da Universidade de Uberaba que pertençam a diferentes áreas do conhecimento e para a comunidade em geral, tornando-os uma ferramenta propagadora desses conceitos para as famílias e para a comunidade como um todo, a fim de que cada vez mais pessoas sejam capazes de prestar atendimentos pré-hospitalares básicos em emergências; |
EXT.: VELHO AMIGO | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; Possibilitar ao acadêmico da área da saúde o despertar da humanização através do contato com o idoso institucionalizado e em vida comunitária. Objetivos Específicos: - Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
- Promover contato direto do acadêmico com pessoas acima de 60 anos institucionalizados e em vida comunitária
- Instigar no acadêmico, através da promoção de cuidados aos idosos, a visão holística do cuidado em saúde.
- Promover a atenção à saúde bucal dos idosos institucionalizados e em vida comunitária, através da prevenção e promoção de saúde objetivando, assim, uma melhor qualidade de vida
- Permitir que o acadêmico aprenda a lidar com diferentes situações e sentimentos, como forma de incitar o aprendizado pessoal e a criatividade.
- Verificar as deficiências encontradas na instituição e na vida comunitária para promover capacitações e resoluções cabíveis.
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EXT.: FÓRMULA DE CUIDADO | 72 Objetivos Gerais: - Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais. - Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso; - Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade; - Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso; - Prevenir doenças de alta incidência na população e desta forma promover a saúde da mesma através do desenvolvimento de campanhas educativas na comunidade interna e externa, - Promover o uso racional de medicamentos. Objetivos Específicos: - Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais. - Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais. - Complementar o desenvolvimento da formação profissional dos alunos da área da saúde, aprimorando suas habilidades relacionadas a prática do cuidado ao paciente;1 - Realizar campanhas educativas para promoção da saúde abordando condições de alta prevalência na sociedade como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, fotoeducação, armazenamento e descarte de medicamentos bem como o uso racional destes medicamentos. - Realizar campanhas de rastreamento em saúde. |
EXT.: JARDIM DE AROMAS | 72 |
EXT.: PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS | 72 |