INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
Objetivos Específicos:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Identificar se um conjunto é espaço vetorial;
- Identificar se um conjunto é espaço subespaço vetorial;
- Resolver uma combinação linear;
- Determinar uma matriz de uma transformação linear;
- Identificar se um espaço vetorial é base e dimensão;
- Calcular os autovalores e os autovetores de matrizes;
- Calcular a Diagonalização de um operador linear;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
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PRÉ-CALCULO
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Neste Componente há muitos pontos importantes que precisam ser abordados, para que seu aprendizado seja consolidado com sucesso:
- Aprender as medidas angulares, radianos e graus, e seus significados, demarcado sobre o Ciclo Trigonométrico de modo teórico-prático, analisando-os comparativamente com o grau e suas subunidades, minutos e segundos, para melhor visualização;
- Entender os diversos aspectos da trigonometria utilizados no dia a dia, sabendo manuseá-los, raciocinando de forma lógica e interdisciplinar;
- Identificar as funções trigonométricas, seno, cosseno e tangente, juntamente com os parâmetros que modificam essas funções, conhecendo profundamente cada um desses parâmetros, e onde provocam modificações nas funções;
- desenvolver o raciocínio lógico como suporte para o pensamento e aplicação de forma interdisciplinar e multidisciplinar entre os conteúdos do curso;
- Realizar demonstrações matemáticas, tendo como pré requisito as identidades trigonométricas, trabalhando com cotangente, secante e cossecante, auxiliando o raciocínio e desenvolvimento dos Cálculos Matemáticos com maior segurança e eficiência;
- Visualizar as aplicações dos arcos duplos, da Lei dos senos e dos cossenos nos diferentes tipos de triângulos, juntamente com as funções trigonométricas invertíveis, arco seno, arco cosseno e arco tangente;
- Realizar abstrações reflexivas com Números Imaginários, Números Complexos, sua forma algébrica, forma trigonométrica ou Polar e as operações que envolvem esses números, muitas vezes desconhecidos pelos estudantes;
- Identificar as diferentes operações nas Matrizes, indo além da compreensão de uma tabela de números complexos dispostos em “m” linhas e “n” colunas.
- compreender a importância das matrizes como preponderantes para o aprendizado dos Determinantes, e esses como fundamentais para as resoluções dos Sistemas lineares;
- Estabelecer o nivelamento dos conhecimentos matemáticos por meio de estratégias metodológicas;
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QUÍMICA TECNOLÓGICA |
72
Neste componente teremos a abordagem da química como instrumento de controle por engenheiros, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
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PRÁTICA LABORATORIAL DE QUÍMICA TECNOLÓGICA |
12
Neste componente teremos uma abordagem prática dos conteúdos trabalhados teoricamente com os alunos, enfocando a utilização de técnicas e equipamentos necessárias ao desenvolvimento da atividade profissional.
Objetivos Gerais:
Desenvolver a compreensão básica sobre o laboratório químico e a capacidade do aluno para entender os conceitos básicos de química, visando sua aplicação no cotidiano e nas práticas profissionais.
Objetivos Específicos:
-Desenvolver o hábito de trabalhar em equipe através da solidariedade e colaboração com o docente da disciplina e com os colegas;
-Produzir uma conduta que leve em conta sua segurança em laboratório e de seus colegas;
-Ter postura que leve em conta a conservação da vidraria, reativos e equipamentos utilizados em laboratório bem como o uso racional de reagentes;
-Produzir o entendimento da necessária preocupação com a minimização do consumo de reagentes e de geração de resíduos.
-Desenvolver a compreensão do laboratório químico como um espaço didático de produção dos conhecimentos da disciplina.
-Ter a capacidade de empregar as técnicas investigativas experimentais em diferentes situações e como auxiliares e complementares do processo didático.
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EXPRESSÃO GRÁFICA |
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PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
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CÁLCULO DIFERENCIAL |
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Profissional com formação crítica, ética, consciente e empreendedora, com iniciativa e conhecimentos para atuar nas fases de concepção, planejamento e projeto com uma visão sistêmica e crítica que, coadunada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informação tecnológica, mercadológica, econômico-financeira e gerencial de forma criativa, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços, podendo ainda operacionalizá-los e controlá-los.
Profissional generalista capacitado para demonstrar as seguintes competências e habilidades:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Atuar na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial.
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INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
96
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
72
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PRÁTICA LABORATORIAL EM DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
18
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ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
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FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
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CÁLCULO INTEGRAL |
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Profissional com formação crítica, ética, consciente e empreendedora, com iniciativa e conhecimentos para atuar nas fases de concepção, planejamento e projeto com uma visão sistêmica e crítica que, coadunada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informação tecnológica, mercadológica, econômico-financeira e gerencial de forma criativa, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços, podendo ainda operacionalizá-los e controlá-los.
Profissional generalista capacitado para demonstrar as seguintes competências e habilidades:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Atuar na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais;
Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Interpretar a integral definida como um limite da soma de Riemann.
- Aplicar as técnicas de integração.
- Calcular áreas e volumes subdividindo a região ou o sólido.
- Calcular integrais duplas e triplas em regiões retangulares e não-retangulares.
- Usar mudança de coordenadas para o cálculo de integrais.
- Aplicar os conceitos de campos vetoriais.
- Parametrizar curvas e calcular integrais de linha.
- Usar os teoremas fundamentais do cálculo vetorial para resolver problemas.
- Aplicar a integração ao longo de curvas e de superfícies.
- Solucionar problemas envolvendo equações diferenciais.
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ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS |
72
Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
Familiarizar-se com a rotinas básicas de construção de algoritmos (instruções matemáticas e lógicas) e utilizar o aplicativo VISUALG como ferramenta de aprendizado.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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FÍSICA |
96
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais,
de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
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MECÂNICA DOS SOLOS
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96
Neste componente o enfoque é voltado ao comportamento mecânico dos solos em diversas situações para atender aos cálculos de tensões atuantes em um maciço de terra, sejam advindas do peso próprio ou em decorrência de carregamentos em superfície, ou ainda pelo alívio de cargas provocado por escavações. É de suma importância ao engenheiro civil, pois permite a ele o entendimento do comportamento de praticamente todas as obras de engenharia.
Objetivos Gerais
Oferecer fundamentos teóricos e aplicações práticas quanto às tensões nos solos, desmistificando em equacionamentos simples e de fácil entendimento, levando-se em consideração a condutividade hidráulica do solo, seus recalques, compressibilidade e adensamento, capacitando o aluno a construir conhecimentos que possibilitem a solução de problemas relacionados aos assuntos supracitados, numa abordagem que envolve aplicações na vida profissional.
Objetivos Específicos
- Proporcionar compreensão da importância do conhecimento geológico e sua utilização na Engenharia Civil.
- Origem e formação dos solos; granulometria e classificação dos solos; plasticidade e consistência dos solos; índices físicos dos solos; investigação do subsolo e sondagens; e compactação dos solos e CBR
- Compreender o conceito de tensão neutra, efetiva e total, saber utilizar um diagrama de tensões para cálculo de tensões de cada horizonte de solo.
- Compreender a importância do estudo da água no solo, calcular permeabilidade de solos diversos.
- Aprender como se dá a percolação em permeâmetros curvos e relacionar os mesmos com
situações reais de percolação de água.
- Recalques: recalque elástico, recalque por adensamento primário e recalque por compressão
Secundária, tensão de pré-adensamento: cálculo dos recalques durante adensamento.
- Compreender parâmetros de resistência ao cisalhamento de solos, características de aterros sobre solos moles e conceitos relacionados aos processos de empuxo de solos; Avaliar procedimentos de cálculo para projetos e procedimentos executivos de estruturas de contenção e arrimo.
- Compreender os tipos de barragens mais comuns, de terra e de enrocamento, bem como o processo de dimensionamento mais seguro.
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PRÁTICA LABORATORIAL DE MECÂNICA DOS SOLOS |
12
Neste componente o enfoque é voltado à formação dos solos; granulometria e classificação dos solos; plasticidade e consistência dos solos; índices físicos dos solos; investigação do subsolo e sondagens; e compactação dos solos e CBR. Tem como objetivo, proporcionar aos alunos o conhecimento das características básicas que regem o comportamento dos solos em função de sua estrutura, índice de vazios e de umidade.
Objetivos Gerais
Oferecer fundamentos teóricos e aplicações práticas quanto às características básicas que regem o comportamento dos solos em função de sua estrutura, índice de vazios e de umidade.
Objetivos Específicos
- Proporcionar compreensão da importância do conhecimento geológico e sua utilização na Engenharia Civil.
- Compreender a origem e formação dos solos; granulometria e classificação dos solos; plasticidade e consistência dos solos; índices físicos dos solos; investigação do subsolo e sondagens; e compactação dos solos e CBR
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TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS |
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- Diferenciar as propriedades mecânicas gerais encontradas em metais, cerâmicos e polímeros a partir da identificação das principais ligações químicas;
- Determinar as principais propriedades mecânicas medidas nos ensaios mecânicos de tração, de dureza e de tenacidade ao impacto;
- Identificar os arranjos cristalinos dos metais mais importantes;
- Relacionar as imperfeições cristalinas e sua influência nas propriedades mecânicas dos materiais.
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CONFORTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
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MECÂNICA GERAL
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PROJETO URBANÍSTICO DE PARCELAMENTO DO SOLO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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GEOMÁTICA |
48
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PRÁTICA LABORATORIAL DE GEOMÁTICA |
12
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RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
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Neste componente você compreenderá as aplicações de Resistência voltadas para a resolução de problemas em sua vida profissional como engenheiro.
Objetivo Geral
Compreender o comportamento dos materiais e elementos diante das solicitações externas, analisando tensões e deformações, tais que ele possa, ao desenvolver uma análise estrutural ou dimensionamento de elementos, já prever quais os tipos de materiais que podem fazer parte daquele projeto a fim de que o mesmo apresente eficiência, resistência e economia.
Objetivos Específicos
- Identificar e analisar problemas e situações reais envolvendo tensões e deformações, buscando soluções simples e lógicas, de acordo com os princípios básicos e fundamentais estabelecidos.
- Adquirir conhecimentos sobre as limitações e características dos diferentes materiais, a fim de poder utilizá-los convenientemente na sua vida profissional.
- Compreender o comportamento dos materiais e elementos diante das solicitações externas;
- Analisar tensões e deformações, desenvolvendo uma análise estrutural ou dimensionamento de elementos;
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FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
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PRÁTICA LABORATORIAL DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
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12
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PROJETO ARQUITETÔNICO
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PRÁTICA LABORATORIAL DE PROJETO ARQUITETÔNICO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
72
A disciplina Ergonomia e Segurança do Trabalho proporciona a reflexão sobre a importância da aplicação dos conceitos de segurança do trabalho durante as atividades laborais dos trabalhadores, assim como amplia sua visão sobre ergonomia, visando proporcionar um local de trabalho confortável, saudável e seguro.
Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para reconhecer a necessidade de promover a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho.
Objetivos Específicos
- Conhecer a evolução histórica da saúde e segurança no trabalho;
- Conhecer os tipos, causas e consequências dos acidentes de trabalho;
- Conhecer as normas e as legislações de segurança do trabalho, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho;
- Compreender as obrigações e finalidades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
- Compreender as obrigações e finalidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Identificar a importância do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI);
- Reconhecer a importância da realização de exames médicos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Reconhecer a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Conhecer os vários tipos de riscos que existem nos ambientes de trabalho;
- Compreender o conceito de insalubridade e periculosidade;
- Compreender e aplicar o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho;
- Conhecer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndio;
- Identificar os riscos no local de trabalho de acordo com as cores que os representam;
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GEOMÁTICA APLICADA
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72
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PRÁTICA LABORATORIAL DE GEOMÁTICA APLICADA
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12
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HIDRÁULICA
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72
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PRÁTICA LABORATORIAL DE HIDRÁULICA
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18
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MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
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72
A disciplina de Materiais de Construção Civil I tem por finalidade, estudar diferentes materiais utilizados pelo Engenheiro, suas obtenções, suas propriedades e técnicas de emprego, como elementos constituintes das edificações.
Para cumprir tal finalidade deve-se lançar mão da Ciência dos Materiais, que é o ramo da ciência que estuda os materiais, suas propriedades, estrutura, performance, formas de caracterização e processamento. Cada processamento modifica a estrutura do material, alterando suas propriedades, que por sua vez delimitam o seu desempenho.
As propriedades básicas variarão de material para material. Compete ao engenheiro projetista de uma determinada obra conhecer os materiais disponíveis, ter domínio de suas propriedades básicas, em outras palavras, ter ciência dos materiais, o que permitirá com o seu emprego obter uma obra de aparência agradável quanto à sua forma, cor e acabamento, apresentando solidez que garanta durabilidade e que tenha seu custo bastante econômico.
Objetivos Gerais
Aprender as propriedades dos materiais de construção civil visando seus corretos empregos e desempenhos como também o conhecimento das técnicas e ensaios de materiais analisando as propriedades físicas e mecânicas, características tecnológicas, especificações e normas, numa abordagem dos problemas envolvendo aplicações na vida profissional.
Objetivos Específicos
- Compreender a importância dos materiais de construção:
Agregados: Compreender sua classificação, explorar suas características e o processo de trituração dos mesmos, além da sua aplicabilidade.
Cimento: Compreender sua classificação, tipos e identificar as matérias-primas e processo de fabricação do mesmo, além da sua aplicabilidade.
- Compreender a importância do concreto de cimento Portland: Definição e suas as características, estados físicos do concreto e suas propriedades.
- Compreender a importância do material cerâmico em materiais de construção: Definição e suas matérias-primas, identificar os tipos de cerâmica para alvenaria e suas aplicações.
- Compreender a importância dos materiais cerâmicos de revestimento: Definição e sua classificação, conhecer as matérias-primas e o processo de fabricação, suas características, propriedades e aplicabilidade.
- Definir materiais siderúrgicos: Entender sobre a obtenção do ferro, materiais metálicos e sua classificação, conhecer sobre a obtenção do aço e sua utilização nos concretos armados e protendidos.
- Compreender as generalidades das tintas: Definição e suas funções, conhecer sobre resinas e pigmentos, além do processo de fabricação e formulação das tintas.
Compreender a execução de alvenaria de vedação, revestimentos argamassados para paredes e pisos, revestimento em gesso liso desempenado, cerâmicos de piso e parede, pintura interna e externa.
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PRÁTICA LABORATORIAL DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I |
12
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TEORIA DAS ESTRUTURAS
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96
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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HIDROLOGIA
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48
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SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
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72
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PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
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18
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ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA
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96
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MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
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48
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PRÁTICA LABORATORIAL DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
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12
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SISTEMAS CONSTRUTIVOS
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48
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SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL
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72
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ESTRUTURAS DE TRANSPORTE
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96
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GESTÃO DE PROJETOS
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48
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SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
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72
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SISTEMAS DE TRANSPORTES
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96
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PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTES
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12
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SANEAMENTO AMBIENTAL
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72
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
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ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES
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96
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DRENAGEM
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72
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ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO
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96
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TÉCNICAS DE EDIFICAÇÕES: PRÁTICA EXTENSIONISTA
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72
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PRÁTICA LABORATORIAL DE TÉCNICAS DE EDIFICAÇÕES
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12
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MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM CONSTRUÇÕES
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48
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ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS
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72
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA
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PRÁTICA LABORATORIAL DE PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA
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SISTEMAS PREDIAIS DE ELETRICIDADE
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PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS PREDIAIS DE ELETRICIDADE
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA CIVIL I
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48
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PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA CIVIL II
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48
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
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240
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PONTES E GRANDES ESTRUTURAS
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72
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PROJETO DE ENGENHARIA CIVIL
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96
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENADE |
0
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