EXTENSÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL: PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E EPISTEMOLÓGICOS
Área de conhecimento

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Processo histórico e pressupostos da gestão escolar. Modificações no modo de se conceber a gestão escolar e a organização de ambientes escolares e não escolares.
OBJETIVOS:

- conhecer as diferentes abordagens da administração, fornecendo uma base teórica, refletindo sobre seus impactos na prática do gestor;

- dotar o gestor de perspectivas de análise para compreender os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais nos quais se dá a atividade docente;

- Ampliar o entendimento sobre as práticas de gestão escolar e analisar as abordagens criticamente.

- Refletir sobre a expansão do trabalho do gestor escolar em espaços não escolares.

1. Evolução do pensamento sobre as teorias administrativas

2. Modelos de gestão: embasamentos filosóficos, variáveis de contexto; processos e instrumentos de gestão, tecnologias de informação.

3. Organizações em ambientes escolares e não escolares.

As reflexões serão desenvolvidas a partir da discussão dos assuntos abordados em cada uma das aulas, enriquecida por meio das leituras sugeridas ao longo do módulo, vídeos sobre o assunto e ainda, nos fóruns virtuais de aprendizagem, lócus , para a ampliação das ideias pertinentes à construção do perfil profissional do gestor educacional.

Durante todo o módulo, o aluno será acompanhado pelas professoras, que mediarão todo processo, por meio do ambiente virtual de aprendizagem ?Uniube On-line?.

Ao final do módulo, será chegado o momento de retomar os estudos, desde a primeira aula, a fim de consolidar os conhecimentos construídos no decorrer do percurso.

Para tanto, você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você poderá consultar todo o material indicado para estudo.

Ao final da avaliação você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 56 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará uma avaliação substitutiva na sequência.

Se ainda assim você não atingir a média mínima de 70% (56 pontos) você terá uma nova oportunidade, com a segunda avaliação substitutiva.

Atenção!!! A avaliação será disponibilizada na última semana do módulo, portanto, fique atento(a) para não perder o prazo.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

ATIVIDADES/ PONTUAÇÃO/ OBSERVAÇÕES

*Fórum 1: 4 pontos -As características de um gestor escolar.

*Portfólio: 10 pontos - A formação do gestor. Relato de experiência que contribui para a formação democrática na escola.

*Fórum 2: 4 pontos - Relato de uma experiência do gestor em organizações não-escolares.

*Web aulas: 1 ponto cada uma - Duas web aulas. Ver datas na Agenda.

*Avaliação on-line: 80 pontos.

TOTAL: 100 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto