EXTENSÃO EM "A AÇÃO SUPERVISORA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA "
Área de conhecimento
ADRIANA VAZ EFISIO EMANUEL

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Evolução histórica da Supervisão Educacional. Discussão sobre os princípios contemporâneos que norteiam a organização administrativa e pedagógica dos espaços formais e não formais na educação.

OBJETIVO GERAL:

- Discutir sobre o processo histórico da supervisão educacional no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Analisar os princípios contemporâneos que sustentam a organização administrativa e pedagógica no sistema escolar brasileiro e nos espaços formais e não formais.

- Discutir sobre as relações interpessoais e profissionais do supervisor educacional nos espaços formais e não formais da educação.

- Discutir sobre a relação supervisor educacional e a ética profissional.

- Perspectiva crítica da origem e evolução histórica da Supervisão Educacional.

- O supervisor e as Reformas Educacionais: 1960 1980; 1990; 2000.

- O Supervisor como pessoa e a ética profissional.

- Supervisão Educacional no sistema escolar brasileiro.

- Princípios contemporâneos que norteiam a organização administrativa e pedagógica nos espaços formais e não formais de educação.

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, vídeos, participação nos fóruns virtuais de aprendizagem e nas aulas via satélite em tempo real.

A orientação de estudos será realizada pela professora responsável pelo módulo, por meio do ambiente virtual de aprendizagem Uniube On-line.

O ambiente virtual será utilizado como espaço interativo e colaborativo para a aprendizagem e a ferramenta FÓRUM para trocas de informações, para reflexões, para o debate e para propiciar a participação dos alunos.

A ferramenta CENTRAL DE MENSAGENS será um dos espaços que as professoras entrarão em contato com os alunos. A ferramenta PORTFOLIO será utilizada como espaço para postagem de atividades, no decorrer do módulo.

O aluno (a) será avaliado (a) no decorrer do módulo, por meio de avaliação formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem ? Uniube On-line. A participação nos FÓRUNS, as interações, o cumprimento das tarefas solicitadas e a qualidade de suas reflexões e interferências serão observadas. Ao final do Módulo será aplicada uma avaliação com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você pode consultar todo o material de estudo. A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e de interação).

- Os 20 pontos serão assim distribuídos:

Fórum I: 4,0 pontos

Fórum II: 4,0 pontos

Participação nas aulas presenciais: 1 ponto para cada aula

Portfólio: 10,0 pontos

A participação nos fóruns será avaliada pela qualidade e não quantidade dos comentários. Para isto, é necessário que se adote uma atitude leitora e reflexiva, evitando recortes de textos e plágios e simples concordâncias. Lembre-se ainda que é importante ficar atento aos comentários dos colegas, comentando-os adequadamente.

- 80 Pontos = na avaliação on-line (questões objetivas).

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário