EXTENSÃO EM AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CAMPO PSICOPEDAGÓGICO

Início do curso em: 17/03/2017
Término do curso em: 16/04/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Estudo da tecnologia assistiva (ajudas técnicas) na prática pedagógica. Avaliação, indicação e orientação de adaptações do contexto escolar com vistas à inclusão educacional.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar, aos profissionais da educação ou áreas afins, o estudo da tecnologia assistiva aplicada à psicopedagogia como área de conhecimento e pesquisa com a possibilidade de atuação multidisciplinar, direcionada aos processos de ensino, aprendizagem e inclusão educacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Introduzir fundamentação e conceito de tecnologia assistiva (ajudas técnicas)

• Contextualizar avaliação, indicação e orientação de adaptações do contexto escolar com vistas à inclusão educacional.

• Desenvolver habilidade para uso de recursos básicos de acessibilidade para adaptação das atividades pedagógicas

1. Fundamentação e conceito de tecnologia assistiva (ajudas técnicas).
2. Avaliação, indicação e orientação de adaptações do contexto escolar para inclusão educacional.
3. Recursos básicos de acessibilidade para adaptação das atividades pedagógicas.

O Módulo "As Contribuições das Tecnologias Assistivas no Campo Psicopedagógico" representa os estudos sobre a aplicação de ajudas técnicas (tecnologia assistiva) para a inclusão educacional de sujeitos que apresentam deficiências.
Os conteúdos são desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, vídeos, participação nos fóruns virtuais de aprendizagem e nas aulas via internet em tempo real.
A orientação de estudos será realizada por um professor, por meio do ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line".
O ambiente virtual será utilizado como espaço interativo e colaborativo para a aprendizagem.
E a ferramenta FÓRUM será usada para trocas de informações, para reflexões, para o balizamento dos pontos de vista. Assim, essa ferramenta será um espaço de construção de aprendizagem e interação com colegas e professor.
A ferramenta PORTFÓLIO será o espaço para postagem de atividades no decorrer do módulo.
Nesta abordagem, o mais importante é a participação dos alunos e suas contribuições ao longo do processo.

Você será avaliado, no decorrer desse Módulo, por meio de avaliação formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line". Além de sua participação nos dois FÓRUNS, serão observados o seu desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações, no cumprimento das tarefas solicitadas e na qualidade de suas reflexões e interferências.
Ao final da jornada de estudos e reflexões, no Módulo "As Contribuições das Tecnologias Assistivas no Campo Psicopedagógico", será aplicada uma avaliação com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você pode consultar todo o material de estudo.
A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e de interação). Confira como ficará essa pontuação a seguir.

Portfólio: 10 pontos. - Entrevista

Aula on-line: 1 ponto para a participação em cada aula, sendo o total de 2 aulas no módulo.

Fórum 1: 4 pontos. - 2 pontos para comentários do tema ?O que é tecnologia assistiva e a importância de se classificar os recursos?e 2 pontos para participação no comentário dos colegas.

Fórum 2: 4 pontos. - 2 pontos para comentários ao tema: ?Aplicabilidade de tecnologia assistiva junto à psicopedagogia? e 2 pontos para participação no comentário dos colegas.

80 Pontos = Avaliação on-line - Questões objetivas.

Total = 100 pontos.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE, 56 pontos, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Você é aprovado(a), no módulo, se alcançar média igual ou superior a 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário