EXTENSÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DE TRABALHO
Início do curso em: 15/03/2017
Término do curso em: 14/04/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil

Introdução à Segurança do Trabalho: aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. Riscos Ocupacionais: conceitos e classificação. Introdução às Normas Regulamentadoras do Ministério trabalho e emprego - MTE. Introdução ao acidente do trabalho. CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Mapa de Riscos. Insalubridade e Periculosidade. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva. Integração entre as áreas de recursos humanos e Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; Certificação do sistema de gestão em segurança e saúde ocupacional - OHSAS 18001 - e sua relação com o sistema de gestão ambiental - ISO 14001 e responsabilidade social - SA800);

GERAL:  Desenvolver habilidades e noções básicas a respeito da saúde e segurança do trabalho.

ESPECÍFICOS: Desenvolver habilidades e noções básicas relacionadas:

• Relações da segurança com as novas modalidades de trabalho;
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA (NR-5): Processo de Formação e função da CIPA: Mapeamento de Risco (Técnicas de elaboração, Etapas, Elaboração, Execução e Relatório do Mapeamento);
  • Relação segurança do trabalho e saúde ocupacional;
  • Relação da segurança do trabalho com responsabilidade social e gestão ambiental.

- Histórico da segurança do trabalho
- Relações da segurança com as novas modalidades de trabalho
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA (NR-5): Processo de Formação e função da CIPA: Mapeamento de Risco (Técnicas de elaboração, Etapas, Elaboração, Execução e Relatório do Mapeamento);
- Causas, técnicas e formas de prevenção, procedimentos legais de acidentes;
- Relação segurança do trabalho e saúde ocupacional
- Relação da segurança do trabalho com responsabilidade social e gestão ambiental.

• O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "UNIUBE ON-LINE", constando de leitura específica bem como outras atividades afins.
  • A avaliação será efetuada no próprio ambiente virtual.

A avaliação da aprendizagem ocorrerá ao longo da disciplina, por meio da avaliação online, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha, atividades de estudos que serão postadas na ferramenta Portfólio, e por meio do fórum temático.

A distribuição dos pontos será realizada da seguinte forma:

Pontuação: (pontos)

Fórum 1

Fórum 2

Portfólio

Avaliação online

Você será aprovado na disciplina se obtiver média maior ou igual a 7 (sete).

Antes de realizar as atividade, é imprescindível a realização da leitura tanto as obrigatórias quanto as complementares e assistir os vídeos quando disponibilizados no AVA "UNIUBE ON-LINE", estas leituras estão disponibilizadas na ferramenta Biblioteca.

O desenvolvimento das Atividades é de suma importância para que você não só verifique o nível de compreensão acerca do componente estudado, mas que consiga, sobretudo, prosseguir o seu estudo, para que perceba se conseguiu atingir, ao final dos estudos, os objetivos propostos a serem alcançados.

No fórum vamos ter o prazer de discutir sobre temas polêmicos sobre a disciplina.

Agora é só teclar, lembrando que o professor será o mediador e qualquer dúvida deverá ser direcionada a ele, na ferramenta Central de mensagens.

Todas as atividades são essenciais para o seu aprendizado, por isso, não se descuide de nenhuma das atividades que lhe forem propostas.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário