EXTENSÃO EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO ALTAS HABILIDADES
Área de conhecimento
ADRIANA VAZ EFISIO EMANUEL

Inscrição até dia: 12/03/2017
Início do curso em: 15/03/2017
Término do curso em: 14/04/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil

Concepções de deficiência intelectual. A escola diante da deficiência intelectual. A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica. Interação e mediação pedagógica. Identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. Características; fatores determinantes; adaptação curricular para estudantes com altas habilidades na Educação Básica; estratégias de ações na área pedagógica: modalidades organizativas de ensino. Currículo e Avaliação Pedagógica.

GERAL: Materializada como um desafio educacional, a educação especial/inclusiva na escola regular tem sido palco de inúmeras questões e dúvidas. Nesse contexto, o módulo Deficiência intelectual Transtornos Globais do desenvolvimento Altas Habilidades/Superdotação propõe-se a promover a discussão, numa perspectiva pedagógica, dos transtornos e deficiências intelectuais, oferecendo subsídios teóricos e práticos para o atendimento desses sujeitos, como direito inalienável de aprendizagem.

ESPECÍFICOS:

• Compreender a educação de pessoas comDeficiência intelectual Transtornos Globais do desenvolvimento Altas Habilidades/Superdotação como sujeitos de aprendizagem.
  • Apropriar-se dos conceitos que envolvem Deficiência intelectual Transtornos Globais do desenvolvimento Altas Habilidades/Superdotação e os seus percursos históricos.
  • Desenvolver habilidades para o atendimento, em sala de aula, ou na orientação pedagógica de alunos Deficiência intelectual Transtornos Globais do desenvolvimento Altas Habilidades/Superdotação.
  • Reconhecer as características dos sujeitos Deficiência intelectual Transtornos Globais do desenvolvimento Altas Habilidades/Superdotação e selecionar práticas, estratégias pedagógicas e avaliação.
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD: definição, caracterização e identificação;
  • TGD, educação escolar e inclusão;
  • TDAH, educação escolar e inclusão escolar;
  • Bem dotados e talentosos/superdotados: definição, caracterização e identificação;
  • Bem dotados e talentosos/superdotados, educação escolar e inclusão.

O aluno terá aulas via internet, em tempo real, que poderá assistir e interagir de sua própria casa e/ou aulas gravadas.
O componente será ministrado de forma a integrar os conteúdos contemplados em 09 módulos de conteúdo específicos voltados para os conhecimentos necessários e relativos à proposta do curso, independentes entre si, permitindo ao aluno ingressar no curso em diferentes momentos.
Cada módulo terá acompanhamento de um professor responsável pelos módulos e pela interação, comunicação e motivação dos participantes do curso.
Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, de atividades individuais e avaliações no ambiente virtual de aprendizagem; da participação nos fóruns virtuais, permitindo ao aluno reflexões e análises sobre os conteúdos ministrados.

Neste componente, os alunos serão avaliados em vários momentos, da seguinte forma:
- Participação no FÓRUM 1 = 10 pontos.
- Participação no FÓRUM 2 = 10 pontos.
- Trabalho a ser postado no PORTFÓLIO = 20 pontos.
- Avaliação on-line, com questões objetivas e randômicas (no ambiente virtual "Uniube On-line") = 60 pontos.

Para ser aprovado no componente, o aluno deverá ter nota igual ou superior a 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário