A Educação Especial apresenta desafios fundamentais que emergem da proposta de inclusão, especialmente em relação a formação dos profissionais que atuam ou desejam atuar nos diversos espaços de atendimento.
Dessa maneira, o curso de Educação Especial/Inclusiva vem ao encontro a necessidade do desenvolvimento de capacidades específicas para o atendimento aos desafios, potencializando a autonomia, a criatividade e a pesquisa, articulando os saberes numa proposta de formação paradigmática e cultural. Nessa proposta, a formação contemplará o amplo conhecimento sobre o desenvolvimento humano, o atendimento a pessoas com deficiência intelectual, surdez, cegueira e baixa visão, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, além de discutir o atendimento educacional especializado e as questões relativas às práticas pedagógicas para a educação inclusiva.
O curso de Educação Especial/Inclusiva propõe-se a formar profissionais capazes de agenciar a complexidade e o conflito inerentes à interação entre diferentes sujeitos, linguagens, interesses, culturas e espaços de aprendizagem.