Alunos de Engenharia Ambiental participam da Semana da Água

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (Uniube) participam da 10ª Semana da Água. O evento, que começou nesta quarta-feira (22) e vai até sexta-feita (24), é realizado pelo Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) em comemoração ao Dia Mundial da Água - 22 de março. As atividades acontecem no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), localizado na Univerdecidade, em Uberaba. Está confirmada a participação de 38 escolas da rede pública, entre municipais e estaduais, e também particulares.

O tema dos projetos apresentados pelos alunos da Uniube aos visitantes é: Ecossistema Fechado, Maquete do Ciclo da Água – Ciclo Hidrológico e Filtro Físico para água de chuva. “A parceria da Uniube com o Codau já existe há vários anos. Muitos alunos fazem ou já fizeram estágio na área de Tratamento de Água e Esgoto e na área de Educação Ambiental. Todos os anos, o curso é convidado para montar um estande para apresentar os projetos desenvolvidos pelos estudantes e, também, para que os alunos trabalhem como monitores para auxiliar na visitação das escolas”, explicou a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Francienne Gois Oliveira.

A Semana da Água é voltada para crianças das séries iniciais, tanto de escolas públicas, como particulares. O trabalho realizado no evento é de Educação Ambiental com o tema água. “Nestes eventos, os alunos apresentam os conceitos aprendidos em sala de aula e estão em contato direto com o público, o que os ajudam a vencer a timidez por interagir com grande quantidade de pessoas, além dos benefícios sociais de estarem servindo a comunidade”, completou a coordenadora.

E, para a graduanda Ana Luísa Magalhães Mauad, repassar o conhecimento para as crianças é de grande importância. “Todos nós explicamos aos alunos dos colégios que ali passaram um pouco sobre o ciclo hidrológico e a filtração do solo, como funciona. Nós gostamos muito dessa interação com as crianças, elas são bem curiosas e nos fazem perguntas que acabam nos fazendo analisar o lado ambiental. Passamos o pouco que sabemos para os mais novos que são o futuro do planeta”, destacou a estudante.

A coordenadora também reforça a importância do evento para o uso consciente da água. “Este evento não é de conscientização e sim de sensibilização, é mostrada para a comunidade a importância e, também, o porquê da utilização racional dos recursos hídricos. As formas corretas de utilização e como evitar desperdícios”.