Uberlândia: Alunos do MBA em Sustentabilidade Corporativa conhecem Gestão Ambiental na prática

No dia 04 de fevereiro, a 1ª Turma do MBA em Sustentabilidade Corporativa e Finanças Ambientais realizou uma visita técnica a fábrica da Ambev, em Uberlândia-MG, compondo os trabalhos do módulo “Sistemas de Gestão Ambiental”.  Na oportunidade os alunos foram recepcionados pela Profª Mestra Renata Toledo Van Der Weken, gerente ambiental na Ambev e docente na pós-graduação da Universidade de Uberaba (Uniube).

Os alunos assistiram à apresentação de vídeos sobre a empresa, a história do empreendimento no Triângulo Mineiro, desde o planejamento da planta industrial até às perspectivas de crescimento e expansão dos negócios na região. Os estudantes também conheceram um pouco mais das marcas e uma visão geral do processo de fabricação de cervejas. O enfoque maior foi dado ao modelo de gestão ambiental implantada na companhia, o desdobramento de metas gerenciais e o atendimento de indicadores ambientais.

O coordenador do MBA em Sustentabilidade Corporativa e Finanças Ambientais, Prof. Dr. Fabrício Pelizer ressalta a importância de se trabalhar, em um curso de pós-graduação, os conceitos e estudos de caso em sala de aula, aliado à prática de gestão ambiental corporativa. “Os pós-graduandos têm a oportunidade de trocar experiências, identificar oportunidades e propor melhorias e adequações, por estarem também envolvidos em outros negócios e setores produtivos e de serviços. Valoriza-se muito o conhecimento prático, reforçando as relações profissionais”, explica Pelizer.

A maior atenção na visita foi dada à separação e destinação de resíduos sólidos, os cuidados operacionais e a seguridade dos processos fabris. Os visitantes tiveram a oportunidade de visitar o laboratório que comanda a ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETEI (Estação de Tratamento de Efluentes Industriais), as rotinas de análises qualitativas e quantitativas e a relação com os indicadores ambientais, dentro do pilar sustentabilidade.