Artigo de aluna de Engenharia Química é aprovado para participar no COBEQ

A aluna do 7° período de Engenharia Química da Uniube, Danielly Furtado, teve o artigo sobre Microdestilaria aprovado para participar do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), de 25 a 29 de setembro em Fortaleza.

O artigo referente ao seu trabalho de iniciação cientifica, possui mais colaboradores como o prof. Dr. Mauro Luiz Begnini, gestor do curso de Engenharia Química; o prof. Msc. Silvânio Márcio Fernandes, gestor do curso de Engenharia de Produção e diretor do Centro de Formação Profissional Fidélis Reis - SENAI/FIEMG; o prof. Dr. José Delalíbera Finzer, coordenador do mestrado em Engenharia Química e, também, coordenador e orientador do projeto; Guilherme William Lúcio e Domingos Inácio de Sousa Neto, ambos graduados em Engenharia Química na Uniube.

O trabalho tem como tema “Produção de álcool etílico derivado da cana-de-açúcar em planta piloto automatizada”. Esse projeto de iniciação tem parceria com o SENAI/FIEMG, para a utilização da planta automatizada para o processamento do caldo de cana-de-açúcar, disponível no SENAI/FIEMG-Uberaba. Vale salientar que o projeto foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso de Guilherme William e Domingos Inácio. O artigo vai ser apresentado, sob a forma de pôster, no Congresso na área temática: Simulação, Otimização e Controle de Processos e tem como título “Fermentação de Caldo de Cana em Microdestilaria”.

O projeto tem objetivo estudar o processo produtivo do etanol de sistemas automatizados como a microdestilaria, possibilitando a obtenção de dados e resultados quando operado em pequena escala.

Essa é a XXI edição do Congresso que é realizado bianualmente e é considerado um dos mais relevantes eventos da área de Engenharia Química. Como parte integrante do COBEQ, as temáticas educacionais serão objeto do Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química (ENBEQ), que tradicionalmente envolve a comunidade acadêmica atuante no ensino da engenharia química no Brasil.  O ENBEQ 2016 pretende proporcionar o contato da área de ensino e o conhecimento das escolas de engenharia química no país com as demais áreas de atuação do ramo.