Aluna de Jornalismo da Uniube é selecionada por jornal alemão para cobrir Paralimpíadas do Rio

A estudante do sétimo período de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube), Thaís Contarin, está entre os dez jornalistas brasileiros selecionados pelo jornal alemão Der Tagesspigel para participar da cobertura das Paralimpíadas de 2016.

Editado desde as Paralimpíadas de 2004, realizada em Atenas, na Grécia, o “Jornal Paralímpico” (Paralympic Zeitung, em alemão) é uma parceria entre o Der Tagesspigel, de Berlim, e o Serviço Alemão de Seguro contra Acidentes (DGUV, na sigla em alemão).

O objetivo do projeto é que os jovens repórteres produzam, entrevistem e escrevam reportagens sobre o evento, disputado do dia 7 ao dia 18 de setembro, no Rio de Janeiro. No Brasil, o material elaborado será encartado como suplemento em duas edições do jornal O Globo.

Seleção

Para se juntar ao seleto grupo de jornalistas escolhidos, Thaís passou por várias etapas. Inicialmente, foi necessário enviar ao comitê organizador uma carta motivacional em inglês e uma reportagem relacionada a esportes paralímpicos e escrita em português. Em seguida, a estudante preencheu um currículo onde deveriam ser lançadas as aptidões de cada candidato. Nele, a candidata pôde destacar seus conhecimentos em inglês, alemão e espanhol.

Ao passar pela segunda etapa, a estudante participou de uma entrevista, em inglês, com a gestora do projeto. A conversa, por telefone, com ligação direta da Alemanha, reservou uma surpresa: ao final da conversa, a gestora do “Jornal Paralímpico” também fez uma pergunta em alemão, prontamente respondida por Thaís Contarin, que estuda o idioma há pouco mais de um ano e meio.

No início desta semana, Thaís recebeu a resposta positiva via e-mail e, agora, integra o grupo de estudantes que terão a oportunidade de participar do maior evento esportivo paralímpico realizado após as Olimpíadas 2016. Além dos dez jovens jornalistas brasileiros, outros dez jornalistas da Alemanha e mais dois da Grã-Bretanha se juntarão ao grupo.

Antes de se aventurar na cobertura das Paralimpíadas, Thaís e os outros escolhidos passarão por um treinamento, que acontece no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de maio. Todos os participantes receberão credencial de imprensa com cobertura total dos custos com passagens, hospedagem e alimentação pelo Der Tagesspigel.

Thaís Contarin