Pró-Reitor da Uniube participa de seminário on-line no Dia Mundial da Água | Acontece na Uniube

Pró-Reitor da Uniube participa de seminário on-line no Dia Mundial da Água

24 de março de 21

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (Uniube), o professor André Fernandes, participou na noite dessa segunda-feira (22) do "1º Seminário Webinar Águas do Cerrado Mineiro: produção e preservação". O evento foi on-line, em comemoração ao Dia Mundial da Água, e está disponível no YouTube.

O Pró-Reitor foi convidado para mediar a palestra intitulada "Boas práticas no uso de água na agricultura". De acordo com o professor André Fernandes, o Brasil detém cerca de 12% da água doce mundial, influenciando diretamente o agronegócio brasileiro e, principalmente, o agronegócio irrigado, que tem uma alta relevância no país, ocupando 5,3 milhões de hectares.

"A quantidade de água doce renovável no mundo é muito maior que a quantidade de água necessária para sustentar as demandas dos três usos consuntivos de água: abastecimento doméstico da população, produção industrial e produção agrícola sob irrigação. Entre esses usos, a agricultura irrigada é a única que faz uso tanto da água proveniente da chuva e armazenada no solo quanto da água existente nos rios ou aquíferos", explica.

Para o professor, abordar este tema significa manter os alunos, não só da Universidade de Uberaba, mas de todo o país, atualizados e bem-informados sobre a realidade do agronegócio e alertá-los quanto a informações falsas que são divulgadas no meio rural. "O que temos passado aos alunos é que os agricultores irrigantes não podem ser considerados os vilões de consumo de água no Brasil e no mundo, já que grande parte da água utilizada pelas plantas retorna à atmosfera pela transpiração (cerca de 98%). Somente poderemos aumentar a produção de alimentos, com menor área cultivada, se adotarmos a irrigação", pontua.

O seminário webinar foi uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Consórcio Cerrado das Águas e Região Cerrado Mineiro.