HVU abre consultório especial para atendimento a gatos | Acontece na Uniube

HVU abre consultório especial para atendimento a gatos

19 de outubro de 20

O Hospital Veterinário de Uberaba abriu, neste mês de outubro, um consultório especial para atendimento a gatos. O local foi inspirado no programa Cat Friendly Practice, da American Association of Feline Practitioner (AAFP) e tem o objetivo de reduzir o estresse do gato durante os tratamentos. O ambulatório contou com modificações estruturais que vão desde disponibilização de música clássica para os animais a escadas e ambientação personalizadas. Os atendimentos são voltados para gatos de Uberaba e região.

Além da reforma da nova sala, também intitulada Cat Friendly, toda a equipe de médicos veterinários, auxiliares clínicos e alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube foram capacitados para um atendimento diferenciado, com abordagem e manipulação gentil e cuidadosa. “Os gatos são os animais mais atendidos no HVU. Até o momento, em 2020, foram atendidos mais de 350, um por dia, no mínimo. Esse é o primeiro ambulatório especial para gatos em Uberaba, que veio para complementar o gatil para internação exclusiva de felinos que nós já tínhamos”, conta o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

A criação de gatos como animais domésticos é uma das que mais cresce no Brasil. Dados do Instituto Pet Brasil mostram que houve crescimento de 8,1%, desde 2013, de gatos como animais de estimação. “Os felinos ganham a preferência devido à organização das pessoas, em que maior número de pessoas vivem sozinhas, em espaços cada vez menores e boa parte do tempo fora do domicílio, devido ao trabalho. Os felinos têm como característica habitar espaços reduzidos e com cuidados mais simples de manejo diário”, continua o gerente.

Ainda segundo Cláudio Yudi, justamente devido ao aumento desses animais como bichos de estimação, se faz necessária a conscientização para visitas e cuidados regulares ao Médico Veterinário. “Isso proporciona para o animal uma vida mais longa e de qualidade, porque o profissional irá realizar exames para prevenir possíveis doenças, corrigir e orientar os tutores, caso o animal apresente qualquer disfunção orgânica. Para alguns gatos e tutores, a visita ao médico veterinário pode ser motivo de muito estresse devido às peculiaridades do gato nos exames clínicos, por isso o programa Cat Friendly ajuda a criar um ambiente mais calmo e tranquilo na clínica.”

Os principais atendimentos de gatos no HVU são: rinotraqueite (gripe do felino), FIV (AIDS felina), peritonite infecciosa felina e a obstrução uretral. Porém, também é comum atendimento a emergências de gatos politraumatizados, devido a atropelamentos, ainda comuns na cidade. “O HVU é equipado para o atendimento médico veterinário para os felinos desde o atendimento especializado, internação e exames complementares como radiografia e ultrassom. Porque já sabemos que, além dos cães, os gatos são os melhores amigos para as famílias brasileiras. O HVU está preparado para essa nova exigência do mercado e preparando novos veterinários para esse novo desafio do Século XXI.”

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube e Diretor-executivo do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária “José Caetano Borges”, André Fernandes, pontua que o HVU atua com evolução e inovação constantes. “É mais uma grande conquista para a população de Uberaba e região, pensando no aumento considerável desses animais em todos os lares. O HVU, desde a sua fundação, há 20 anos, tem desenvolvido ações inovadoras com o intuito de garantir o bem-estar animal, tanto dos pequenos quanto dos grandes animais”, finaliza.