Ex-aluna de Medicina da Uniube participa de publicação sobre condutas em relação à Covid-19 | Acontece na Uniube

03 de julho de 20

A ex-aluna do curso de Medicina da Uniube, Paula Sepulveda Mesquita, participou do lançamento do livro “O Manual de Condutas na Covid-19”, do grupo Simulações Médicas (SIMM), em associação com o departamento de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e em parceria da editora Manole. A obra tem o objetivo de sistematizar conteúdos relacionados ao Coronavírus, com base em evidências científicas, para auxiliar os profissionais da saúde quanto ao melhor cuidado do paciente em relação à  doença.

A ideia inicial para esta produção surgiu dos residentes da disciplina de Clínica Médica, da qual Paula é preceptora, a fim de disseminar conhecimentos sobre a doença, tão temida em tempos atuais. “Eles entraram em contato com a SIMM para melhor divulgação; o conteúdo foi reavaliado e ampliado com novos temas e capítulos específicos de várias áreas da Medicina, os quais se relacionam com a Covid-19”, conta Paula.

O manual trata desde casos mais simples até os mais graves de pacientes com a Covid-19. “O livro contempla basicamente tudo sobre a doença, com capítulos sobre virologia, reconhecimento da doença, diagnóstico, manejo clínico dos casos, assim como complicações. A importância de tal obra se dá principalmente pelo impacto da doença navida de todo e qualquer ser humano do mundo atual. Creio, inclusive, que o livro desperte o interesse de muitas pessoas que não são da área da saúde”, continua.

Paula se graduou em Medicina na Uniube no ano de 2017. Depois se especializou em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.  Ela também faz parte da empresa SIMM, que é voltada para o ensino de temas de emergências médicas, via simulações realísticas. Para a médica, participar da produção do manual é de extrema importância. “Tenho muito orgulho de fazer parte de uma obra tão grandiosa e relevante nos tempos atuais, que certamente ficará tida como uma relíquia por muitos anos. É o primeiro livro de que faço parte como autora e editora, o que torna isso tudo ainda mais especial”.

O livro foi editado pela Manole Educações, sendo assim, está disponível para compra na plataforma, tanto em versão física quanto digital. Confira a obra pelo LINK.

QUEM É O GRUPO SIMM?

Grupo com foco no atendimento em emergência e, principalmente, no ensino médico. Ao todo, a equipe é formada por seis médicos, todos preceptores ou ex-preceptores da USP. “Todos nós possuímos o curso de Formação de Instrutores em Simulação Realística, fornecido pela Laerdal, e percebemos, ao longo do tempo, que o ensino prático e pautado em simulações realísticas é muito eficaz na retenção e na sistematização do conhecimento necessário para o atendimento do paciente crítico. A simulação realística é um método de ensino e aprendizado dinâmico, que provoca um alto nível de atenção e ‘adrenalina’, as quais se juntam em prol do conhecimento final”, esclarece Paula.

Frente à crescente demanda de médicos que trabalham em pronto-socorro e de alunos de Medicina que estão prestes a se formar, foi criado o grupo SIMM para a aplicação de simulações realísticas. “Nosso grupo tem a finalidade de oferecer cursos predominantemente práticos, baseados em simulações realísticas. Nosso grande lançamento foi o curso “Emergência sob Controle”, que irá abordar os temas mais relevantes e prevalentes na sala de emergência de uma forma dinâmica, prática e inédita no mercado. E, atualmente, foi lançado nosso primeiro livro: Manual de condutas Covid-19”, conclui.