Simpósio RH On-line da Uniube atrai cerca de 200 participantes simultâneos | Acontece na Uniube

Simpósio RH On-line da Uniube atrai cerca de 200 participantes simultâneos

05 de junho de 20

Para comemorar o dia do profissional de RH, os cursos de Recursos Humanos das modalidades presencial e a distância da Universidade de Uberaba (Uniube) promoveram, nesta semana, o “I Simpósio RH On-line: perspectivas e desafios”.  O evento foi organizado pelas professoras Élida Souza, Vivian Faquinelli, Cristiene Bez Batti, Lívia Spósito e Márcia Cristina Freitas. Cerca de 200 pessoas acompanharam a transmissão em tempo real.

O simpósio foi dividido em três palestras. “A arte de ser feliz na vida pessoal e profissional”, conduzida pelo médico, sanitarista e homeopata Jorge Bichuetti. Uma maneira bastante leve e poética de falar sobre a felicidade no âmbito pessoal e profissional. “A carreira do profissional de RH: conhecendo a trajetória de ex-alunos da Uniube”, com a participação da professora Daniela Sabino e dos ex-alunos Mariângela Amaral, Renato Reis e André Seabra, além do aluno André Luís de Paula.

A programação do evento foi encerrada com a palestra “RH na prática: perspectivas e desafios do profissional de RH nos diferentes setores”, conduzida pelo professor Nilo César Ayer, que falou sobre a atuação do profissional de RH no setor público; pela professora Luciene Villa Maia, que fez considerações sobre a atuação do profissional de RH como consultor, além da participação da coordenadora de RH do Shopping Uberaba, Paula Gerbaudo, que falou sobre a atuação do profissional de RH no setor privado.

“Avalio o evento como um avanço, especialmente no momento atual, em que a palavra da vez é ‘reinventar’. Penso que esta iniciativa foi uma prova de que sempre é possível buscar novas alternativas com os recursos dos quais dispomos e gerar resultados positivos com isso. Os alunos ganham, a Uniube ganha e a sociedade ganha com a formação de profissionais capacitados, críticos e abertos às mudanças”, comenta a gestora dos cursos EaD de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Marketing, professora Élida Souza.

O ex-aluno e ex-analista de Recursos Humanos da Uniube, André Seabra, foi um dos palestrantes convidados. Ele trabalha na Uniube há quase 15 anos, sendo três deles dedicados ao RH da empresa. “Fiquei muito feliz com o convite, em poder compartilhar com os participantes, alunos e profissionais de RH, um pouco da minha trajetória acadêmica e profissional. Fiquei impressionado com a adesão ao simpósio, cerca de 200 participantes on-line simultaneamente”, comenta Seabra, que desde fevereiro está como coordenador de Polos próprios da EaD Uniube.

Na opinião da professora Élida, o mercado de Recursos Humanos tem necessitado, cada vez mais, de profissionais atuantes e capazes de planejar e implantar ações diferenciadas nas organizações. “O profissional de RH não deve ser mais aquele que executa funções meramente operacionais, mas, sim, aquele que é o braço direito da diretoria e que participa de todo o planejamento estratégico organizacional. E, para preparar este profissional com visão crítica e holística sobre o negócio, é essencial investir em ações que promovam o desenvolvimento dessas competências durante a formação acadêmica”, finaliza.