Uniube firma acordo para aproximar universidade da indústria

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) – Mestrado Profissional da Uniube foi pauta da reunião que marcou o lançamento do “Projeto Economia Circular”. Estiveram presentes representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), da Associação das Empresas dos Distritos Industriais I e II e Parque Empresarial de Uberaba (ASSEDIU) e da Associação das Empresas dos Distritos Industriais III (ASSEDI III). O evento aconteceu na última semana e contou com a assinatura do Termo de Cooperação.

O programa tem o objetivo de identificar oportunidades de negócios coletivos nos Distritos Industriais de Uberaba e em toda a área na qual exerce influência, visando ao reaproveitamento e intercâmbio de recursos subutilizados. “A grande importância da reunião é a ampliação da cooperação entre a Universidade e Indústria e, sobretudo, a parceria com a FIEMG, que efetuou a elaboração do projeto, que já foi aplicado com êxito em Sete Lagoas – MG.  Os principais pontos abordados consistem em identificar setores, produtos e subprodutos de indústrias dos Distritos Industriais I, II e II do município de Uberaba que possam ser de interesse comum e, então, possibilitar negócios coletivos e com foco na preservação do meio ambiente e no destino correto de resíduos”, conta o coordenador do PPGEQ, professor Dr. José Roberto Delalibera Finzer.

A Universidade participará do programa por meio da atuação dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em visitas técnicas às indústrias nos três distritos. “Com relação à atuação do Programa, os mestrandos irão identificar oportunidades de elaboração de Dissertações de Mestrado que serão discutidas com a participação de professores doutores, docentes do PPGEQ. Além disso, haverá ainda mais a integração com as indústrias”, afirma o coordenador.

A cooperação Universidade-Indústria consiste em um importante mecanismo para a melhoria e competitividade industrial, conforme explica o professor Finzer. “Espera-se que a implantação do projeto, planejado inicialmente para um ano, se prolongue indefinidamente. Os resultados advindos dos estudos com a participação de recursos humanos qualificados da UNIUBE deverão gerar conhecimento científico e tecnológico, preciosos para o desenvolvimento industrial, com geração de publicações científicas em periódicos de expressão. Convém citar que as gerações de conhecimento em regiões industriais muitas vezes são únicas e de grande impacto em publicações, já que são difíceis de serem obtidas em plantas-piloto ou em escala laboratorial”, finaliza.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br