UATI Uniube: palestra aborda a importância da saúde bucal na terceira idade

Os alunos do curso de graduação em Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Odontologia – Mestrado da Uniube realizaram nesta semana uma atividade na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). A ação faz parte da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) e teve o objetivo de promover uma palestra sobre a importância da saúde bucal e do autoexame da boca para quem tem mais de 60 anos.

Para a atividade estiveram presentes 31 idosos que assistiram à palestra e interagiram durante ela. Além das orientações, foram sorteados brindes voltados ao cuidado com a saúde bucal e distribuídos panfletos com o passo a passo do autoexame da boca. “Este tipo de atividade é importante, pois sabemos que o novo cenário mundial é caracterizado pelo aumento da expectativa de vida das pessoas na sociedade, representando novos desafios no que diz respeito aos cuidados com os idosos, sendo a promoção de saúde no envelhecimento objeto de interesse mundial. No âmbito odontológico a inter-relação entre problemas de origem bucal e sistêmicos é comprovada. Além disso, o câncer bucal é uma doença grave, mas que tem uma alta chance de cura, se descoberto precocemente“, esclarece a professora Denise Tornavoi de Castro.

A palestra foi ministrada pela aluna do Mestrado Gabriella Rodovalho Paiva e pelas graduandas Graziele Cristina Alvim da Silva, Aila Pereira Cardoso e Ana Paula Lima da Silva, sob a orientação da professora Denise. “Eu achei a visita muito produtiva. A extensão da UATI nos conecta com a comunidade. Os idosos tiraram dúvidas quanto à higiene oral e às próteses, por exemplo, e também surgiram questionamentos em relação a outros aspectos da Odontologia. Eu fiquei muito surpreendida com o conhecimento que os idosos tinham, o que pude comprovar durante a nossa conversa”, conta a mestranda Gabriella.

Ana Paula também reforça que, no local, houve muita conscientização sobre a importância da boa higiene. “O que mais me chamou a atenção foi ver a participação e o interesse dos idosos pela palestra. A princípio achamos que seria uma procura pequena, mas a sala ficou lotada, isso me fez perceber que eles também estão buscando se atualizar”, conclui a estudante.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br