Uniube assina convênios com Museu do Zebu durante a ExpoGenética 2018

*Com informações da Assessoria de Imprensa da ABCZ

O Museu do Zebu assinou, na tarde deste domingo (19), dois importantes convênios para abertura de novas oportunidades de estudo, conservação e divulgação da história da zebuinocultura brasileira. Os acordos foram assinados com a Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Com a Uniube, a parceria tem relação direta com o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), objetivando o fomento de ações articuladas mediante cooperação mútua, criando oportunidades de vivência e convivência aos idosos. “É um projeto de extensão que existe há dois anos e que já possui vários idosos inscritos. E essa parceria vai ser importantíssima para a divulgação e promoção de atividades dentro dele”, afirma o professor André Luís Teixeira Fernandes, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube.

Além disso, o projeto da Uniube “História Viva”, que produz videodepoimentos de personalidades de Uberaba, englobará relatos de personagens da história do Zebu. “Nossa intenção é que seja de início imediato. Já estamos fazendo uma lista com sugestões de nomes que poderão ser entrevistados pelo professor Décio Bragança por meio do projeto”, explica a presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Dionir Dias de Oliveira Andrade. Ela acrescenta que os materiais serão disponibilizados no site da Universidade e no Zebu.Org, o portal de conhecimento mantido pela ABCZ em parceria com o Museu.

Já com a Fazu, o convênio formaliza atividades que já vinham sendo realizadas pelas duas instituições, como cooperação acadêmica, científica e cultural, palestras referentes à ABCZ e à evolução das Raças Zebuínas e estágio supervisionado, além de abrir novas oportunidades, como a digitalização e conservação de uma cópia do acervo histórico da universidade.  “É uma aproximação formal entre duas instituições para que possamos contar toda a história com ainda mais consistência”, afirma o presidente da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri) e diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

A assinatura dos convênios fez parte do 6º Café com Prosa promovido pelo Museu do Zebu. A atividade, que integrou a programação oficial da ExpoGenética, contou com as presenças do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges; da coordenadora da comissão ABCZ Mulher, Iara Marquez; dos diretores da ABCZ Valdecir Marin e Gabriel Garcia Cid; do Superintendente Geral da ABCZ, Jairo Machado; do presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Gustavo Laterza; do gerente do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo; entre outras autoridades e comunidade local.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br