Pós Uniube realiza Aula Magna com o advogado Marcelo Leonardo

A Universidade de Uberaba (Uniube) juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Minas Gerais e Subseção de Uberaba promoveram, nesta quinta-feira (16), a Aula Magna do curso de Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal, com ênfase em Crimes Econômicos. Com o tema “Responsabilidade Penal dos Executivos de Empresas”, a palestra foi ministrada pelo advogado criminalista e professor de Direito Processual Penal, Marcelo Leonardo. A aula aconteceu no Anfiteatro da OAB Uberaba e reuniu dezenas de estudantes e profissionais da área do Direito.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, professor André Luís Fernandes; a coordenadora do curso de Direito, professora Andréa Queiroz Fabri; o vice-diretor do Curso de Direito, professor Eduardo Azank; o coordenador da Pós-Graduação Lato sensu, professor Richard Maciel, e os professores Élcio Arruda e Marcelo Cordeiro; além de outros convidados.

Na opinião do professor Marcelo Leonardo, desde a década de 1980, a Legislação Brasileira cresceu no sentido de criminalizar condutas no âmbito das empresas e a classe empresarial brasileira, segundo ele, não percebeu isso. “Com o tempo, nós começamos a ter processos relativos a crimes financeiros, tributários, ambientais e criminalidade econômica. E nada mais expressivo do que os resultados decorrentes da Operação Lava Jato, que, embora tenha um foco na corrupção, envolve vários aspectos que são tipicamente de criminalidade econômica, como a lavagem de dinheiro. Então, nós estamos chamando a atenção para todos esses aspectos, seus desdobramentos e o cuidado que a pessoa que está na gestão de uma empresa deve ter para não praticar infrações penais e evitar os riscos dos respectivos processos”, ressaltou.

O presidente da OAB-Uberaba destacou a importância da participação do professor Marcelo Leonardo na Aula Magna. “Para nós, é motivo de muita alegria trazer o professor Marcelo, que foi presidente da OAB do estado, advoga nas operações mais importantes do país, tem experiência de sobra e foi docente, por muitos anos, da Universidade Federal de Minas Gerais. É muito importante trazer alguém de renome nacional para falar em Uberaba”, disse.

Pós-graduação na Uniube

O curso de Extensão em Direito Penal e Direito Processual Penal, com ênfase em Crimes Econômicos da Universidade de Uberaba (Uniube), está com inscrições abertas. Basta acessar o site da instituição por meio do seguinte endereço eletrônico: www.uniube.br. Ex-alunos da universidade têm desconto de 30% nas mensalidades. Mais informações pelo telefone: 0800 34 3113.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br