Uniube realiza II Simpósio de Engenharia de Produção

A Universidade de Uberaba (Uniube) deu início, nesta quarta-feira (22), no II Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEPRO). Com uma programação variada de palestras, oficinas, mesas-redondas, visitas técnicas, dentre outras atividades, o evento continua até sexta-feira, 24 de novembro.

Segundo o professor do curso de Engenharia de Produção, Leandro de Oliveira Silva, o Simpósio visa reunir estudantes, professores, pesquisadores, engenheiros e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção, para promover o conhecimento das inovações do setor. “O SIMPEPRO é um evento anual de consolidação dos trabalhos dos professores e alunos da Engenharia de Produção. Ele é também uma oportunidade de integração entre a graduação, pós-graduação e profissionais da região”, esclarece.

No primeiro dia, os participantes contaram com a palestra magna do consultor e instrutor de treinamentos, Luiz Gustavo de Souza. Com a abordagem do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), foram explicadas cada uma das oito etapas desenvolvidas na condução de projetos de melhorias. “Foi mostrado que na primeira etapa é identificado o problema que pode ser tratado como oportunidade, na segunda a gente analisa o fenômeno, onde mergulhamos um pouco mais no processo e depois vamos para a fase de análise de processo, em que nós buscamos as causas raízes que levam a esses problemas. São detectadas essas causas raízes e elaborado um plano de ação para a resolução desses problemas. Depois nós acompanhamos com as devidas ferramentas esse plano de ação e verificamos se ele está dando resultado em campo. Uma vez comprovados os resultados a gente parte para a etapa de padronização do processo e depois refletimos sobre as soluções aprendidas”, explica o palestrante.

O SIMPEPRO é organizado pelo gestor do curso de Engenharia de Produção, Prof. Silvanio Márcio Fernandes e pelo professor Leandro, além dos próprios alunos do curso. A estudante Eugenia Rezende de Carvalho, que está ajudando na organização, reforça a importância do simpósio na vida acadêmica do aluno: “Ele agrega uma bagagem cultural e intelectual muito grande. Nós conhecemos palestrantes renomados, trocamos contatos com várias pessoas e abrimos um leque muito grande de informação. Além disso, debatemos com outros alunos assuntos que, muitas vezes, durante a grade curricular não conseguimos adentrar com tanta ênfase”, completa.

A programação pode ser conferida no link: http://www.uniube.br/eventos/entec/2017/