Uniube reúne parceiros de todo o país para discutir os desafios da Educação a Distância

A Universidade de Uberaba realiza esta semana a 1ª Convenção Anual de Parceiros EAD Uniube. O evento, que começou na última terça-feira (24), reuni representantes dos 52 polos de EAD da Instituição em funcionamento no país, e segue até esta quinta-feira (27). Foram programadas palestras e treinamentos para os parceiros, com objetivo principal de analisar o cenário da educação a distância no Brasil e o posicionamento da Uniube frente ao novo marco regulatório. Também estão sendo abordados temas como: Inovação, tecnologia, gestão e divulgação na área de EAD.

No comparativo de 2016 para 2017, a Uniube teve crescimento de 13,08% na modalidade EAD, levando em consideração índices gerais, e em relação ao número de alunos matriculados esse ano, o aumento foi de 24%. “Crescemos acima da média do mercado. A média do crescimento da EAD no Brasil foi 7,2%, ou seja, crescemos quase que o dobro. Nosso programa está muito bem estruturado, com alto índice de satisfação dos alunos. Estamos prontos para crescer ainda mais”, destacou o pró-reitor de Educação a Distância da Uniube, Fernando Marra.

A educação a distância no Brasil cresce em ritmo mais acelerado que os cursos de graduação presenciais. Enquanto o ensino presencial teve um crescimento de 2,3% nas matrículas em 2015 em relação a 2014, o ensino a distância teve expansão de 3,9%, de acordo com dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Com isso, a EAD atingiu, em 2016, a participação de 17,4% do total de matrículas da educação superior. Alguns fatores contribuem para esse interesse, como: flexibilidade de horário, organização dos estudos, economia e facilidade de obtenção de ampla rede de contatos.

“Temos grandes desafios pela frente, sobretudo porque no atual governo houve uma reabertura para EAD, então temos um mercado mais concorrente e turbulento, mas as instituições sérias, como a Uniube, vivem um cenário favorável para o crescimento. Tenho certeza que conseguimos chegar na marca de 100 polos para 2018”, afirmou Fernando Marra.

Segundo o gerente comercial da EAD Uniube, Daniel Marques, a maioria dos concorrentes trabalha com um sistema de gestão escolar/ambiente virtual alugado, o da Uniube é próprio, o que facilita a vida do aluno. “Muitas vezes o aluno pode perder o tempo de uma atividade por causa de um problema no sistema, e a gente consegue solucionar com mais agilidade porque a tecnologia é nossa. Além do fato do sistema da Uniube ser desenvolvido sob medida para a metodologia da Universidade. Então é um sistema intuitivo em que o aluno acha as coisas muito mais fácil. É de fato uma sala de aula virtual, muito fácil de navegar, mesmo quem não tem habilidade com internet, consegue facilmente utilizar o AVA da Uniube”, explicou Daniel.

Para Geraldo Magela Nogueira, gestor administrativo e financeiro do polo de Barbacena/MG, um dos mais antigos, com 11 anos de parceria, a troca de experiências é o principal ganho do encontro de parceiros. “Sempre encontramos novidades, você ouve parceiros antigos e novos. Cada vez mais a gente absorve mais da Uniube, da seriedade e competência da equipe, eu não vejo essa chegada de concorrência como algo ruim, porque sou muito seguro do parceiro que tenho e do trabalho que desenvolvo”.

A 1ª Convenção Anual de Parceiros EAD Uniube também abriu espaço para os novos parceiros que vieram de longe para o encontro em Uberaba, como é o caso do polo de Canaã dos Carajás, no Pará. Segundo Marinete Roberto dos Santos, diretora administrativa do polo, a expectativa é de contribuir com a comunidade Canaense. “Queremos levar conhecimento, desenvolvimento, evolução para o nosso povo. Esse encontro é de fundamental importância, pelo fato da gente conhecer a grandiosidade da Uniube, conhecer quais são os pilares fundamentais que a instituição trabalha”, concluiu Marinete.