MPHU da Uniube promoveu o I Fórum PET-Saúde GraduaSUS

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU da Uniube) realizou o I Fórum PET – Saúde GraduaSUS. O evento foi organizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) e teve o objetivo de apresentar o projeto e promover uma sensibilização da comunidade acadêmica.

O PET-Saúde é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que tem a função de analisar os currículos da área da saúde para ver se as instituições estão formando profissionais para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). “A importância do projeto é adequar os profissionais que irão para o mercado de trabalho atendendo uma população SUS dependente, então nós estamos sempre analisando o currículo, a capacidade do que nós podemos melhorar dentro desse currículo para formar pessoas que atendam as reais necessidades da população SUS dependente”, explicou a coordenadora do PET- Saúde Medicina, professora Veruska Vitorazi Bevilacqua.

A coordenadora do projeto pela Secretaria de Saúde, Viviane Miranda Bartonelli, esclarece que ele acontece com a parceria da Uniube com a Secretaria Municipal. “Ele tem o objetivo de fazer mudanças curriculares e qualificar a integração ensino-serviço para formação do estudante no trabalho no SUS. Isso é uma proposta do Ministério”, completou.

O Pró-reitor de Ensino Superior, Marco Antônio Nogueira, esteve presente no evento e enalteceu a importância do projeto quanto a inserção dos alunos da área da saúde no SUS. “Adquirir um contato mais próximo com a dura realidade brasileira, com uma grande interface na formação desses próprios alunos, ou seja, realidade do SUS, realidade do povo brasileiro, faz com que eles amadureçam, cresçam e mais do que isso, contribuam com o país. Agora de modo especial, pela Uniube, aquela nossa missão de inserção social, de formar um profissional comprometido, então esse é mais um dos exemplos de atividades que torna isso factível”, finalizou.