Curso de Jornalismo da Uniube foi destaque no MGTV da TV Integração

A profissão de jornalista foi tema de uma reportagem, no quadro “Meu Talento”, exibido no último sábado (03), no telejornal MGTV da TV Integração, afiliada da TV Globo em Uberaba. A matéria abordou as diversas possibilidades de atuação do profissional da área de Comunicação no mercado de trabalho, e também falou de formação, mostrando a estrutura do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube), que é um dos mais tradicionais de Minas Gerais. A reportagem foi feita pela jornalista Gabriela Almeida, graduada pela Uniube, em 2015.

O curso de Jornalismo da Uniube foi criado em 1980. A reportagem mostrou parte da estrutura moderna de laboratórios do curso, que conta, atualmente, com 30% de aulas práticas. A duração do curso é de quatro anos. No estúdio de TV, montado para a disciplina de telejornalismo, alunos mostraram como se aplicam as técnicas para desenvoltura de frente as câmeras.

E apesar de tantas possibilidades na carreira, que vão desde atuar em rádio, TV, jornal impresso, assessorias de comunicação, internet, entre outras, o estudante Hyago Fernandes, do 3º período de Jornalismo, disse que não tem dúvidas sobre o caminho que deseja seguir. “Eu quero trabalhar em algo que eu possa chegar até as pessoas de forma mais dinâmica e mais descontraída e vejo uma grande possibilidade no jornalismo nas redes sociais”, afirmou Hyago.

A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Celi Camargo, ressaltou na entrevista para a TV Integração, que o grande desafio da formação de futuros jornalistas é estar sempre atualizados. “Para que o profissional tenha um senso crítico aguçado, é preciso ter uma leitura maior de mundo, estar atento a todos os fatos e aberto a trabalhar com as modificações da linguagem, que acontecem o tempo todo. Nós temos que dar ferramentas para que esse futuro profissional possa se adequar à nova realidade de mercado”, explicou a coordenadora.

Assista a reportagem completa. Clique AQUI

Desempenho: Jornalismo e Publicidade da Uniube tem nota 4 no Enade

No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiraram nota 4, integrando um seleto grupo de apenas 26% dos cursos avaliados de todo o país. “Para nós é a constatação de que estamos trabalhando bem para a construção desses futuros profissionais. Esse bom desempenho não reflete somente na formação acadêmica desses estudantes, mas também na visão mercadológica e humanística. É a certeza de que estamos fornecendo para o mercado de trabalho profissionais bem preparados”, comentou Celi Camargo, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Uniube.