ACESSO EXCLUSIVO.           WEBMAIL
+ Menu

Roger Chartier visitou a Uniube e falou sobre desafios para estimular a leitura


Um dos maiores especialistas em leitura do mundo, o professor francês Dr. Roger Chartier participou de uma Aula Magna, na Universidade de Uberaba (Uniube), na última terça-feira (30), e destacou que o hábito de ler está muito além dos livros impressos. O historiador esteve no Brasil esta semana, e dividiu um pouco da sua experiência com professores e estudantes do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Uniube. O evento reuniu mais de 200 pessoas no anfiteatro Cecília Palmério, no campus Centro, em Uberaba/MG.

Roger Chartier leciona na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos e possui grandes publicações na área da história da cultura. Ele também é professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e do Collàge France, onde é titular da cadeira de Escrita e Cultura na Europa Moderna e realiza pesquisa sobre o ato de leitura.

O professor e historiador destacou durante o encontro que os meios digitais ampliam as possibilidades de leitura, mas ressaltou que parte da sociedade ainda está excluída dessa realidade. “O analfabetismo pode ser o radical, o funcional ou o digital”, disse.

Chartier também falou sobre a responsabilidade de promover o hábito da leitura em uma sociedade, e que esse não é um papel exclusivo da escola. “Os sociólogos mostram que, evidentemente, a escola pode corrigir desigualdades que nascem na sociedade mesmo para o acesso à leitura. Mas ao mesmo tempo a escola reflete as desigualdades de uma sociedade. Então me parece que, também, é um desafio fundamental que as crianças possam ter incorporados instrumentos de relação com a cultura escrita e que essa desigualdade social deveria ser considerada e corrigida pela escola que normalmente pode dar aos que estão desprovidos, os instrumentos de conhecimento ou de compreensão da cultura escrita. É uma relação complexa entre a escola e o mundo social. E é claro que a escola não pode fazer tudo”.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, André Teixeira Fernandes, acompanhou a Aula Magna e ressaltou a importância da presença do professor Roger Chartier num momento em que a Universidade de Uberaba realiza cinco programas de Mestrado e um de Doutorado e, especialmente, no ano em que a Instituição completa 70 anos. “A Uniube é a mais antiga Universidade do Triângulo Mineiro. Temos, atualmente, 30 mil alunos entre ensino presencial e EAD e para nós é uma grande satisfação receber um professor do gabarito do Dr. Roger Chartier”, afirmou.

A coordenadora do Doutorado, Vânia Maria de Oliveira Vieira, também falou sobre a contribuição da visita do historiador francês, no que se refere a cultura de iniciação científica, pós-graduação, pesquisa e extensão. “Em 2016 iniciamos o Doutorado. Nosso programa conta hoje com 210 egressos. E a partir dele nos permite estabelecer uma cultura, cada vez mais forte, de pós-graduação e desenvolvimento científico para beneficiar a área da Educação”, concluiu Vânia.


http://www.uniube.br/conteudo2.php?p=4&m=&c=1059


TRABALHE CONOSCO      SEJA PARCEIRO      CONTATO

Receba novidades no seu e-mail

Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."


 Teleatendimento


Presencial: 0800 34 3113
EAD: 0800 940 2444



Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217
Bairro Centro
38.010-200 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0001-87


Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
38.055-500 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0002-68


Campus Rondon
Av Rondon Pacheco, 2000
Bairro Lidice
38.408-343 - Uberlândia/MG
CNPJ 25.452.301/0008-53


Campus Gestão e Direito (UGD)
Av. Marcos Freitas Costa, 1041
Bairro Daniel Fonseca
38.400-328 - Uberlândia/MG

CNPJ - 25.452.3001/0004-20

1996 - 2017 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido   
pela