Uniube e Conselho de Arquitetura de Minas Gerais promovem I Simpósio e Workshop Internacional

O desenho urbano da avenida Leopoldino de Oliveira em Uberaba/MG e as soluções para problemas na estrutura desse importante eixo viário da cidade, serão objeto de estudo durante o I Simpósito e Workshop Internacional: A cidade contemporânea no contexto latino-americano. O evento será realizado na Universidade de Uberaba (Uniube), do dia 24 ao dia 28 de abril, com a parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG). Durante o evento os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo e profissionais da área vão desenvolver projetos e poderão trocar experiências com a participação de arquitetos renomados do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Bolívia.

O Workshop de projeto urbano “Eixo viário estrutural Av. Leopoldino de Oliveira: conexões, centralidades e contato” será ministrado pelos arquitetos latino-americanos Rodrigo Aguilar (Universidade do Chile) e Federico Mesa (Universidade Pontifícia Bolivariana), junto com professores da Universidade de Uberaba. Foram disponibilizadas 60 vagas para alunos da Uniube e 10 vagas para profissionais da área. Os produtos a serem desenvolvidos serão resultantes de estudos reflexivos sobre a avenida Leopoldino de Oliveira.

Na segunda-feira (24) está programada uma visita técnica à região de estudo, durante o período da tarde. A avenida Leopoldino de Oliveira será demarcada em cinco diferentes pontos de análises, por onde todo o grupo vai passar. Os projetos serão desenvolvidos ao longo da semana e a apresentação das conclusões será no encerramento do Workshop, na sexta-feira (28).

De acordo com o coordenador do evento, professor Dr. José Carlos Bezzon, o evento é uma excelente oportunidade para o aprimoramento educacional dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube, para os profissionais arquitetos e urbanistas da cidade e região do Triangulo Mineiro, assim como para os profissionais que atuam junto às gestões públicas urbanas. “Será uma semana de intensos estudos sobre as cidades latino-americanas, com o objetivo de discutir problemas comuns sobre nosso continente, trocar experiências acadêmicas, e buscar caminhos frente aos desafios da contemporaneidade”, ressaltou Bezzon.

A abertura do Simpósio está marcada para às 19h, de segunda-feira (24), no anfiteatro D-56, no campus Aeroporto da Uniube. Cinco palestras estão programadas e são abertas aos estudantes, profissionais de arquitetura e urbanismo e à toda comunidade.

Programação do Workshop

Dia 24 – 14h – Visita externa a região da avenida Leopoldino de Oliveira.

Do dia 25 a 28 – (manhã e tarde) – Desenvolvimento de projetos.

Programação do Simpósio:

Dia 24 - 19h – anfiteatro D56 (Uniube) - Abertura e palestra do arquiteto Rodrigo Aguilar da Universidade do Chile. Logo após terá mesa redonda.

Dia 25 - 19h – Palestra da arquiteta Angela Gordilho da Universidade da Bahia e debate.

Dia 26 - 19h – Palestra do arquiteto Jorge Jauregui da Universidade Nacional de Rosário (Arqgentina) e debate.

Dia 27 - 19h – Palestra do arquiteto Frederico Mesa da Universidade Pontifícia Bolivariana e debate.

Dia 28 – Apresentação dos resultados do Workshop e encerramento do Simpósio.