Disciplinas

Estudo sobre a avaliação educacional, seus fundamentos, práticas, materiais e instrumentos voltados para a Educação Básica nos seus diferentes níveis. Discussão das avaliações em curso no Brasil e suas implicações nos currículos.
Concepções de cultura e de educação. A produção social da identidade e da diferença. Educação escolar e práticas educativas. Alteridade e multiculturalismo no cotidiano da Educação Básica. Cultura escolar e culturas infanto-juvenis. Processos culturais, enfrentamentos e resistências no cotidiano escolar. Contribuições da cultura africana para a educação brasileira.
Estudo de ideias enquanto aportes para o conceito de interdisciplinaridade, assim como um histórico de sua aplicação no Brasil, relacionando os estudos à prática e à atitude interdisciplinar na educação básica. As atividades envolvem, também, a análise e discussão de relatos de experiências interdisciplinares no âmbito escolar e na elaboração de planejamentos educacionais.
Análise e discussão dos processos formativos da educação básica no Brasil, ao longo da história, buscando compreender as relações entre educação e sociedade no passado e no presente. A partir da historiografia, debater questões relacionadas à educação básica e à escola no Brasil, com ênfase nos séculos XIX e XX e encaminhamentos para os desafios do século XXI.
A organização do trabalho, um fenômeno moderno no desenvolvimento da sociedade capitalista, industrial, urbana e tecnológica. A organização do trabalho pedagógico e a organização do trabalho didático, duas dimensões que envolvem a constituição da escola moderna, correlatas à organização do trabalho no âmbito da sociedade capitalista. Indissociabilidade da organização do trabalho pedagógico e do trabalho didático. A organização do trabalho pedagógico como coordenador da ação educativa, a qual visa objetivos político-pedagógicos. Em termos de norteamentos legislativos estão implicados a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena/2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica/2010, o Plano Nacional de Educação de 2014-2024 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica/2015.
Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica em educação: relação entre o objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e os métodos de investigação. Temas atuais da educação escolar relacionados com as linhas de pesquisa do programa; discussão coletiva sobre: conhecimento científico; produção de conhecimento em educação; métodos e técnicas de pesquisa; elaboração relatórios de pesquisa. Compreensão da atitude e do fazer científicos como inerentes ao ato de educar.
Definições de Política Pública. Os Precursores da Teoria da Política Pública: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e E. Easton. O Conceito de Policy, Politics e Polity. A Tipologia da Política Pública: Distributiva, Redistributiva, Regulatória e Estrutural. Principais Políticas Regulatórias no Brasil: a Constituição Federal de 1988, a Lei 4.024/61 e a Lei 9.394/96. A Contribuição do Projeto Pedagógico da Escola para a Gestão Escolar (LDB/96, art. 12). O Financiamento da Educação Básica no Brasil. O Plano Nacional de Educação. Currículo e Atividades Transversais. O Desafio da Escola de Tempo Integral. Os Efeitos das Avaliações Globais na Educação Básica: SAEB, ANRESC, ANA, PISA e ENEM. O Plano Nacional de Educação: Dificuldades e Possibilidades.
Configuração histórica da Didática: problemas e possibilidades na Educação Básica. Didática, conceito e objeto de estudo. O processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Competências do professor na Educação Básica. Avaliação e planejamento da aprendizagem na Educação Básica. A dimensão didática das TICs na Educação Básica. As TICs no processo de ensino-aprendizagem.
Estudo dos fundamentos epistemológicos da investigação no campo da educação. O papel da pesquisa no processo de construção do conhecimento científico como inerente à ação docente. Os processos metodológicos para a construção de projetos de pesquisas desenvolvidos na educação básica.
Estudo e desenvolvimento de projetos de pesquisa, produtos, intervenção, ensino, trabalho ou aprendizagem na Educação Básica, por meio de atividades teóricas e práticas neste nível educacional.
A disciplina Tópicos visa dar flexibilidade no oferecimento de novos conteúdos de acordo com a demanda dos discentes, permeada pela linha de pesquisa e pelos projetos dos discentes.

A Organização do Curso de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica:

I - duas disciplinas obrigatórias de 03 (três) créditos cada uma;

II- um seminário obrigatório: 02 (dois) créditos;

III - três disciplinas eletivas: 03 (três) créditos cada uma;

IV - atividades complementares: 2 créditos;

V - orientação de Dissertação, Produto ou Projeto de Intervenção: 03 créditos;

VI – exame de qualificação: 02 créditos;

VII – elaboração e defesa da dissertação, do produto ou do projeto de intervenção: 04 créditos.

Cada crédito corresponde a 15 horas/aula.

Para a integralização curricular o aluno deverá cursar 420/28 créditos, incluindo 2 disciplinas obrigatórias do Programa; um seminário de discussão; três disciplinas optativas, podendo ser uma delas um Tópico Especial; três semestres de orientação; exame de qualificação e defesa; e realização de atividades complementares. É importante destacar que desde o primeiro semestre do curso será atribuído ao aluno um orientador.

38.405-184 - Uberlândia/MG
CNPJ 25.452.301/0008-5