Objetivos do Curso / Perfil do egresso

Os objetivos específicos do curso são de  articular a pesquisa acadêmica com a prática escolar, tornando-a mais eficiente para a superação dos problemas vivenciados no contexto de atuação profissional; promover a intervenção na Educação Básica, por meio de ações inovadoras; criar material de ensino para promover a aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento da Educação Básica; subsidiar os profissionais da educação para o planejamento de propostas de intervenção na realidade educacional, considerando aspectos sociais, culturais, históricos, políticos e filosóficos; propiciar o diálogo entre Universidade e Escola por meio de pesquisas, convênios e intercâmbios que favoreçam a construção do conhecimento e a melhoria da prática educativa; proporcionar referenciais teóricos e metodológicos, para que os profissionais da educação possam compreender, planejar e organizar sua prática docente na Educação Básica; promover a formação em rede, na perspectiva de integrar diferentes áreas do conhecimento, que possa repercutir em práticas profissionais de inovação na formação docente para a educação básica.

Ao concluir o curso, espera-se que o egresso tenha atuação inovadora em processos de docência e planejamento educacional nos sistemas de ensino público e privado;  seja capaz de fazer uma leitura do contexto educacional; de organizar o ensino; de criar materiais didático-pedagógicos; de elaborar e desenvolver projetos de intervenção, considerando as demandas das políticas públicas para a educação, os princípios e mecanismos de democratização, a [re]construção e gestão do conhecimento, a gestão da aula, assim como a produção e a utilização de tecnologias educativas no contexto das redes/sistemas e contextos educativos; de ter uma postura cientifica diante das questões educacionais.

1996 - 2018 - UNIUBE - Todos os direitos reservados