Uniube divulga balanço de atendimentos do primeiro semestre de 2023 | Acontece na Uniube

Uniube divulga balanço de atendimentos do primeiro semestre de 2023

08 de agosto de 23

No primeiro semestre, cerca de 147.699 pessoas foram atendidas nas Clínicas Integradas, IMM, MPHU e NPJ, além de 5.146 animais no HVU

A Uniube divulgou nesta semana o relatório dos atendimentos realizados durante o primeiro semestre de 2023. O Complexo de Saúde, composto pelas Clínicas Integradas, Instituto Maria Modesto (IMM) e Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), registrou um total de 147.699 atendimentos realizados entre janeiro e julho, incluindo também o atendimento a 5.146 animais no Hospital Veterinário da Uniube (HVU). Além disso, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) prestou assistência a 1.832 pessoas nas cidades de Uberaba e Uberlândia. Durante esse período, a Instituição ofereceu cuidados de saúde e serviços jurídicos a um número expressivo de pessoas, evidenciando seu compromisso com a excelência e a dedicação à prestação de serviços à comunidade.

No primeiro semestre de 2023, as Clínicas Integradas da Uniube atenderam, aproximadamente, 8 mil pessoas, totalizando 73.978 procedimentos nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Saúde Auditiva. Essas clínicas desempenham um papel crucial como campos de estágio direcionados para a capacitação de acadêmicos dessas áreas, além de receber pós-graduandos em diversas especialidades da Odontologia e residentes multiprofissionais.

Já o Hospital Veterinário da Uniube (HVU) realizou 4.866 consultas entre pequenos e grandes animais e 280 consultas de animais silvestres, bem como 2.516 procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos entre pequenos e grandes animais, além de 84 procedimentos cirúrgicos em animais silvestres. Já com exames laboratoriais e de imagem, registramos um total de 19.852 atendimentos. O HVU desempenha um papel fundamental como unidade de saúde animal, integrando o Complexo de Saúde da Uniube. O hospital é reconhecido como um dos maiores hospitais veterinários da América Latina, e é campo de prática do curso de Medicina Veterinária da Uniube, além de ser suporte para Programas de Aprimoramento Profissional (Residência), pesquisa e pós-graduação.

O Instituto Maria Modesto (IMM) realizou aproximadamente 700 consultas com Psicólogos e Assistentes Sociais, contando atualmente com 40 pacientes internados. Desde a inauguração do primeiro Ambulatório de Psiquiatria do município em abril deste ano, o Instituto já atendeu cerca de 1.200 pacientes, contribuindo significativamente para a redução da fila de espera, que anteriormente contabilizava 4 mil pessoas.

Já no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) foram realizados 135.967 atendimentos no primeiro semestre, o que equivale a uma média mensal de 22.661 atendimentos, além de 6.073 cirurgias, com média mensal de 1.012 procedimentos realizados. O MPHU é um hospital de ensino geral, vinculado à Uniube, que presta serviços essenciais à população de Uberaba e região, abrangendo áreas como clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, hemodiálise, ortopedia, pediatria, transplantes, captação de órgãos, diagnósticos laboratoriais e por imagem, ambulatórios, pronto-atendimento, além das áreas administrativas e de apoio.

Segundo o diretor de serviços em saúde, Iraci Neto, a evolução dos números nos atendimentos e procedimentos segue uma estratégia bem definida, e durante este período, foi realizada uma revisão interna dos processos, visando aprimoramentos. "Os resultados do primeiro semestre confirmam nossa trajetória positiva, uma vez que o crescimento nos atendimentos em todas as nossas unidades reflete a crescente confiança da comunidade em nossos serviços. Estamos comprometidos em atender às demandas tanto do sistema de saúde público quanto do privado, avaliando e analisando constantemente o mercado para tomar as melhores decisões institucionais, impactando positivamente a sociedade local e regional. Trabalhamos em colaboração com os gestores das unidades para implementar projetos e mudanças que visam a ágil e eficaz entrega de nossos serviços, sem distinção entre demandas do sistema de saúde público ou privado. Nossa missão é atender a todos com o mesmo nível de qualidade, valor e padrão", destaca Iraci.

No período entre janeiro e julho, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) prestou atendimento a 1.731 indivíduos e conduziu 235 ações em Uberaba, além de atender a 101 pessoas e gerenciar 87 ações em Uberlândia. O NPJ desempenha um papel crucial ao oferecer assistência jurídica às comunidades de baixa renda, abrangendo diversas áreas do Direito, enquanto também serve como campo prático para os estudantes de Direito. O Núcleo é reconhecido pela Portaria nº1886, de dezembro de 1994, que estabelece as diretrizes curriculares e conteúdos mínimos para os cursos de Direito.