Tradição e simbolismo: Alunos da Enfermagem realizam cerimônia do jaleco | Acontece na Uniube

Tradição e simbolismo: Alunos da Enfermagem realizam cerimônia do jaleco

21 de março de 24

Uma cerimônia marcada por muito simbolismo e tradição marcou a noite dos alunos do curso de Enfermagem, na última terça-feira (19). A 1ª Cerimônia do Jaleco, realizada com alunos do 1º ao 4º período da Enfermagem, representou a passagem do jaleco, símbolo de comprometimento, profissionalismo e cuidado, dos alunos veteranos do 9º período para os calouros do curso.

Durante o evento simbólico e cheio de humanização, os alunos que chegaram agora na Universidade também receberam os primeiros jalecos para uso durante as aulas práticas.

"O jaleco na profissão de enfermagem é um poderoso símbolo de comprometimento, profissionalismo e cuidado. Ele representa a dedicação dos enfermeiros em servir e proteger aqueles que necessitam de cuidados de saúde, sendo um emblema de honra e orgulho para toda a comunidade de enfermagem. Nessa cerimônia, fazemos o aluno perceber essa importância, gerando comprometimento, sentimento de pertença e maior afeição pela profissão que o aluno escolheu", explica a gestora do curso de Enfermagem, Dayana Abrahão.

Além da passagem dos jalecos, os alunos também fizeram uma releitura da passagem da lâmpada, que já é tradição e realizada, originalmente, nas cerimonias de colação de grau, onde o aluno que está formando entrega uma lâmpada para o aluno do último ano do curso, como forma de manter a "chama da enfermagem acesa", garantindo os compromissos realizados pelo aluno durante a formação profissional.

"Na ocasião, um aluno do último ano do curso realizou a passagem da lâmpada para um aluno do primeiro período do curso, com o intuito de iluminar o caminho desses estudantes durante os próximos anos de estudos, garantindo que a chama continue acesa, guiando-os em sua jornada de aprendizado e serviço à humanidade", comenta a gestora.

Barbara Lemes