Semic e Semex 2024 reúnem mais de 5 mil alunos | Acontece na Uniube

Semic e Semex 2024 reúnem mais de 5 mil alunos

19 de abril de 24

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube realizou, nos dias 17 e 18 de abril, o XXV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o IX Seminário de Extensão (Semex), durante o VI Encontro de Internacionalização. Mais de 5 mil alunos, dos cursos presenciais e EAD participaram do evento e apresentaram, ao todo, 235 trabalhos. O evento está disponível no Youtube até o dia 25 de abril.

O evento é voltado para estudantes do Ensino Médico, acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, colaboradores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, sendo eles da Uniube ou de outras instituições. Dos trabalhos apresentados, 145 foram de iniciação científica, no Semic, e 90 trabalhos de extensão, no Semex.

O Semic tem o objetivo de avaliar os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) da Uniube, bem como os alunos vinculados a eles; promover a difusão do conhecimento pelo intercâmbio e a integração ensino/pesquisa das diversas áreas das instituições participantes; além de divulgar os resultados de pesquisa a partir dos trabalhos realizados por alunos de cursos de graduação de todo o país. Já o Semex tem a proposta de promover a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento; e divulgar os programas, projetos e as ações extensionistas a partir dos trabalhos realizados pelos participantes.

Todo o evento aconteceu de forma híbrida, com apresentações de trabalhos no anfiteatro D56 do Campus Aeroporto e também online. O VI Encontro de Internacionalização da Uniube, também foi parte importante do evento promovido pela Propepe, e contou com o apoio da Embaixada Americana e do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). Nele, colaboradores e alunos puderem aprender sobre as oportunidades de internacionalização que contam com o apoio da Uniube.

Menção Honrosa

Durante o XXV Semic e IX Semex, diversos trabalhos receberam menção honrosa e foram premiados. Os trabalhos foram selecionados por uma banca avaliadora externa, presente em cada sessão, que levaram em conta o conteúdo e o desenvolvimento do trabalho como um todo.

No Semic, 6 trabalhos foram premiados e 33 receberam menção honrosa. Já no Semex, 41 trabalhos receberam menção honrosa e 5 foram premiados. Confira a lista completa do Semic e do Semex.

Barbara Lemes