Mário Palmério Hospital Universitário, hospital de ensino vinculado à Uniube, é referência..."> Residentes do MPHU obtém aprovações em todo Brasil | Acontece na Uniube Mário Palmério Hospital Universitário, hospital de ensino vinculado à Uniube, é referência...">

Residentes do MPHU obtém aprovações em todo Brasil

21 de fevereiro de 24

A residência do Mário Palmério Hospital Universitário, hospital de ensino vinculado à Uniube, é referência pela educação aplicada à saúde.  O resultado não pode ser diferente - os médicos residentes da Instituição se destacam com aprovações em subespecialidades em todo Brasil.

De acordo com o coordenador da residência em Clínica Médica do MPHU, Dr. Tiago Mendes, médicos que estão concluindo a residência em clínica médica do Mário Palmério Hospital Universitário foram aprovados em excelentes instituições, como FAMERP, UNICAMP e Instituto Nacional  do Coração(INC) do Rio de Janeiro (RJ). "São instituições que possuem serviços de referência em diversas especialidades clínicas, portanto, acredito que nossos residentes saem preparados para pleitearem vagas nestes grandes centros, já que são residências sempre muito concorridas", destaca.

Para ele, a performance evidencia o bom trabalho desempenhado na formação destes profissionais egressos do programa de residência do hospital. Segundo ele, o residente em Clínica Médica do MPHU tem a oportunidade de passar em estágios de enfermaria, ambulatórios de diversas especialidades, Urgência e Emergência e UTI. "Acredito que eles saem com uma base sólida para tomada de decisão frente às diversas patologias clínicas", afirma

As subespecialidades são um aprofundamento em uma especialização, com aperfeiçoamento em questões específicas. Portanto, na prática, um médico tem a possibilidade de se especializar em um grande campo e, dentro dele, escolher ainda uma ou mais subespecialidades, com foco no segmento selecionado.

Aprovados - A médica Ana Vitoria Rodrigues de Sá, residente em Clínica Médica, foi aprovada na subespecialidade de Nefrologia na UNICAMP, UFMG, FAMERP e na USP de Ribeirão Preto. Para ela, um dos maiores fatores contribuintes para o resultado foi a equipe de preceptores e professores, além de equipe multidisciplinar, que compuseram o corpo clínico e proporcionaram tantos ensinamentos durante a residência médica. "Os campos de trabalho, seja nas enfermarias, ambulatórios e pronto atendimento, foram imprescindíveis para a minha formação também como clínica", destaca

Ela diz que o maior sentimento é a realização profissional e pessoal. "Conquistei um sonho que possuía há muitos anos, desde a graduação. Anseio muito por começar esta nova fase, que com certeza, me trará mais aprendizado e crescimento", diz.

O residente em Clínica Médica do MPHU, o médico Lucas Carvalho Silva, foi aprovado em Cardiologia no INC e na FAMERP. Ele ainda aguarda outros resultados com boas chances de aprovação.

Conforme o médico, a residência em Clínica Médica do MPHU traz uma experiência enriquecedora e valiosa para os profissionais em formação. "A excelência acadêmica, a ampla casuística, preceptoria qualificada, integração multidisciplinar e pesquisa faz com que a residência ofereça uma formação de qualidade, aliando teoria e prática em um ambiente propício ao crescimento profissional", destaca Lucas, que assegura estar preparado e confiante para iniciar a formação como cardiologista.

A médica Lorena Silva, também residente em Clínica Médica no MPHU, obteve aprovação em Nefrologia na USP de Ribeirão Preto, FAMERP e na UFMG.

De acordo com ela, a residência em Clínica Médica no MPHU destaca-se pela excelência em sua abordagem educacional. "Com um corpo docente qualificado proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento profissional dos residentes. A integração de prática clínica, pesquisa e ensino eleva o padrão desta residência, contribuindo significativamente para a formação de profissionais de saúde altamente competentes", avalia

Entre os residentes de Pediatria, a médica residente Michelle Figueiredo obteve resultado positivo. Ela foi aprovada em Medicina Intensiva Pediátrica na UFU.

Michele Figueiredo afirma que a residência no MPHU lhe proporcionou excelência na condução do atendimento na área da pediatria, com participação de preceptoria qualificada e renomada.  "Diante desse novo desafio me sinto grata pelo caminho já percorrido e com perspectiva de maior qualificação e experiência profissional", assegura a médica.

Aprovada em neonatologia na UFTM e UFU, a médica residente Caroline Urzedo diz que o MPHU contribuiu com a base teórica e prática para se preparar para a subespecialidade, com aulas organizadas pela coordenação da residência de Pediatria e estágios práticos com alto volume de atendimentos, acompanhamos por profissionais de qualidade.

"Estou feliz por iniciar essa nova etapa que se tornou um sonho dentro do mundo da Pediatria", finaliza.

Daniela Brito