Psicologia Uberlândia realiza oficina de cartazes em apoio à Luta Antimanicomial | Acontece na Uniube

26 de abril de 24

Alunos da Psicologia participaram de uma Oficina de Cartazes, no Campus Centro Uberlândia, que serão utilizados no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no mês de maio. A Oficina faz parte da disciplina Psicologia Social, supervisionada pela professora e coordenadora do curso, Rosário Avelino.

Os cartazes foram montados pelos alunos do 3º e 4º período, que montaram frases em apoio à Luta Antimanicomial, que é um movimento que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

A professora Rosário explicou que essa é uma temática muito importante, debatido todos os anos com os alunos da Psicologia, e alertou que se trata de uma questão social e que deve ser observada e discutida pela comunidade como um todo. "A Psicologia tem um papel relevante no   que   diz   respeito   à   busca   de   um novo olhar em relação ao sofrimento mental e social e às formas de cuidado que   dispensamos   à   Saúde/Doença Mental. Numa tentativa de humanizar a   atenção   dada   às   pessoas   com diferentes   tipos   de   sofrimento,  a Psicologia   se   compromete   dispender esforços   em   oferecer   cuidado   e/ou diversos   tipos   de   intervenções   com foco   na   promoção   da   saúde     e   na reabilitação   psicossocial.   Para   tanto, aponta serviços abertos de tratamento e formas   de   atenção   dignas   e diversificadas   de   modo   a   atender   às diferentes formas de manifestação do sofrimento humano. Uma prática que implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental   e social   que   deve   ser   aberta   e competente para oferecer atendimento aos problemas da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias.  É importante ressaltar que, para que essa prática  ocorra  de   forma  mais   eficaz, faz-se   necessário   um   maior investimento   em   políticas   públicas destinadas   às   estas   demandas", explica.

Todos os cartazes serão expostos durante o evento pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no Campus Centro Uberlândia, nos dias 14 e 15 de maio. Além disso, o curso de Psicologia foi convidado pelo Fórum de Saúde Mental de Uberlândia a participar de um ato público, em uma praça da cidade, com o objetivo de mobilizar e informar a população sobre a importância da causa.

Barbara Lemes