Professores da Uniube publicam livro sobre educação | Acontece na Uniube

Professores da Uniube publicam livro sobre educação

10 de dezembro de 21

"Universidade e Educação Básica: ensino, pesquisa e extensão em defesa de uma educação transformadora", esse é o título do livro lançado nesta semana pelos professores da Uniube, Tiago Zanquêta de Souza e Gercina Santana Novaes. A obra, idealizada em conjunto pelos docentes, tem o objetivo de contribuir para  o debate sobre a importância da relação entre a universidade e a educação básica, na busca pela promoção do ensino, pesquisa e extensão popular.

De acordo com os autores, o livro foi lançado inicialmente no formato virtual e pode ser acessado ou baixado pelo site da Editora Navegando. Em breve, a obra também será lançada fisicamente e estará disponível para compras no mesmo link.

Para o professor Tiago Zanquêta, o livro foi desenvolvido para um público-alvo específico, que são pessoas com envolvimento direto com a educação, ou seja, estudantes de pós-graduação da educação, professores (da Educação Básica ao Ensino Superior) e pesquisadores. Segundo ele, o livro também é destinado às pessoas da comunidade que desenvolvem atividades extensionistas junto às universidades, visando ao debate acerca do assunto por diversos lugares.

Zanquêta explica, ainda, que com o livro os professores almejam contribuir para o debate sobre a importância da relação de mão dupla entre a Educação do Ensino Superior, nas universidades, e a Educação Básica, em escolas primárias. "Esperamos contribuir para o debate sobre a importância da relação de mão dupla entre a universidade e a educação básica, na busca pela promoção do ensino, da pesquisa e da extensão compromissados com uma educação transformadora. A partir da obra, esperamos, ainda, divulgar os processos formativos orientados pela prática e para a prática profissional do Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica da Universidade de Uberaba e de outros programas de Educação, nacionais e internacionais; fortalecer o debate sobre a relação entre universidade e educação básica, especialmente no que tange ao cumprimento das funções sociais dessas instituições; e promover o intercâmbio entre os grupos e instituições de formação de professores de Mestrados Profissionais e Acadêmicos em Educação, nacionais e internacionais", compartilha.

A coautora da obra conta que esse foi o terceiro lançamento no âmbito do Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica da Universidade de Uberaba, sempre com objetivo de diminuir as desigualdades nas classes educacionais e primando pela construção da qualidade social da educação. "O livro nasceu de uma preocupação com a acentuação das desigualdades sociais nos últimos anos e, também, a partir das mais recentes afirmações que colocam em xeque a qualidade da educação tanto em nível básico quanto superior", finaliza Gercina.