Presidente do CREFITO-4 visita as Clínicas Integradas da Uniube | Acontece na Uniube

Presidente do CREFITO-4 visita as Clínicas Integradas da Uniube

27 de maio de 22

O Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), doutor Anderson Coelho, visitou, nesta quinta-feira (26), o Campus Centro da Uniube para conhecer a estrutura do campo de prática dos alunos do Curso de Fisioterapia e receber as demandas dos profissionais da área. Ele bateu um papo com a nossa assessoria e falou sobre a atuação e os desafios da profissão.

Qual é a importância da fisioterapia?

Anderson Coelho: A fisioterapia é uma profissão que se institucionalizou no mundo com a Segunda Guerra Mundial para tratar sequelas de guerra. E ela vem crescendo e se desenvolvendo sempre nas grandes crises sanitárias de importância internacional. No Brasil, no final da década de 60, tivemos um surto de uma epidemia de poliomielite; no estado de Minas, tivemos a tuberculose óssea. Nesses contextos, a fisioterapia se mostrou imprescindível. Quando tivemos o desastre da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, a fisioterapia se mostrou, mais uma vez, fundamental no trabalho em conjunto com os militares no resgate. Temos também a fisioterapia esportiva, presente nas Olimpíadas, Copa do Mundo e outros eventos esportivos.

Fisioterapia na covid-19

Anderson Coelho: Com a pandemia da covid-19, o mundo conheceu a importância de um fisioterapeuta dentro das unidades de terapia intensiva.  Aqueles respiradores, os ventiladores mecânicos que deveriam ser adquiridos, produzidos, enfim. Quem opera esse ventilador, quando alguém respira por aparelho, é o fisioterapeuta. A fisioterapia cresce todas as vezes que as necessidades de saúde da população gritam. Ainda estamos enfrentando a covid-19 sem um medicamento específico, mas aprendendo a lidar com essa doença como uma endemia.

Além de trabalhar com os pacientes mais críticos nas UTIs, os fisioterapeutas também se mostraram de fundamental importância para restabelecer e reabilitar essas pessoas que tiveram covid, mesmo aquelas assintomáticas ou com sintomas leves, no pós-covid que agora denominamos covid longa. Naquela covid crônica, em que as sequelas, do ponto de vista neurológico, respiratório, musculoesquelético, cansaço, dispneia, déficits de memória, permanecem.

O fisioterapeuta é um profissional com expertise para ressocializar e devolver essa pessoa à sua atividade laboral e convívio social o mais rápido possível. Isso só faz aumentar o reconhecimento social da fisioterapia nas suas diversas especialidades. Agora, a exigência desse paciente pós-covid é que o fisioterapeuta mostre toda a sua habilidade de generalista para atender essas múltiplas dimensões de necessidade de saúde.

Preparação, qualidade no ensino e as vivências do aluno

Anderson Coelho: Já estive outras vezes na Uniube, mas é a primeira vez que estou visitando as unidades de treinamento e serviço de estágio da Clínica Escola, além de conhecer outros cenários que a instituição oportuniza para o aluno.

Nós visitamos todas as instituições do estado, e por já ter sido avaliador de cursos do Ministério da Educação, conheço realidades muito diferentes das instituições, e a Uniube sempre me chamou atenção pela qualidade da formação. Agora, vejo essa preocupação em oportunizar uma inserção do aluno em uma realidade de prática profissional, que ele vai enfrentar no seu mercado de trabalho, isso propicia uma formação plena e muito rica, para que ele consiga estar preparado para diversas situações, áreas de atuação, cenários e criticidade do paciente. Seja de um paciente mais leve, em uma atenção primária, em uma orientação de prevenção e promoção de saúde, e até mesmo com um paciente hospitalizado, em estado mais crítico. Isso, não tenho dúvida, interfere diretamente e positivamente no perfil profissiográfico desse aluno. No quão ele vai estar preparado assim que se formar. Conhecemos a natureza de qualquer recém-formado que não se sente totalmente seguro, mas a certeza de que ele vivenciou uma vasta possibilidade de atuação, e que as situações com as quais ele irá se deparar não serão surpresa.

O Campus Centro

Anderson Coelho: Estamos em uma instituição que tem uma beleza estrutural própria para uma unidade de saúde, e que chama muita atenção pela sua arquitetura. Mas também ressalto a infraestrutura do local, e como isso possibilita que esse aluno percorra por diversos cenários. Não tenho dúvida de que esse conjunto permita que o aluno saia da universidade mais completo.

O Curso

O curso de Fisioterapia da Uniube tem o objetivo de formar alunos para uma trajetória profissional ética e comprometida com os interesses individuais e sociais. É uma carreira com amplas áreas de atuação, com foco no desenvolvimento da qualidade de vida.

Quem opta por realizar a graduação em Fisioterapia desenvolve as competências necessárias para atuar na atenção à saúde, realizar ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação individual ou coletiva, além de buscar trazer soluções com rapidez para os pacientes.

O vestibular da Uniube está com inscrições abertas pelo site Simplifica Uniube