Nova Residência em Psiquiatria terá práticas no Instituto Maria Modesto | Acontece na Uniube

Nova Residência em Psiquiatria terá práticas no Instituto Maria Modesto

04 de fevereiro de 22

O programa contará com processo seletivo complementar a partir desta sexta-feira no site da Aremg.

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Uniube está com inscrições abertas. A residência, que é novidade na Instituição, contará com a estrutura do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e do Instituto Maria Modesto (IMM), referências em assistência médica na região, para campo de atuação. As inscrições vão até o dia 08 de fevereiro e devem ser feitas pelo site da Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais em: http://www.aremg.org.br/processos-atuais

A residência em Psiquiatria terá duração de três anos e previsão para início em março deste ano. "A residência médica em Psiquiatria auxiliará na redução do déficit assistencial em saúde mental em nossa região, por meio da expansão dos atendimentos nos campos de atuação e formação de profissionais qualificados. Tanto o MPHU quanto o Instituto Maria Modesto - campos de atuação do programa de residência - têm papel fundamental na assistência em saúde mental da população. Toda a grade curricular foi elaborada seguindo as recomendações da Comissão de Residência Médica em Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)", explica o coordenador da Residência em Psiquiatria, Mateus Nóbrega Oliveira.

De acordo com o gerente do IMM e docente na residência, Sérgio Marçal, os ingressantes atuarão em práticas por meio do atendimento de urgências e em enfermarias e outras modalidades de atenção em psiquiatria, que visam formar um profissional preparado para a assistência e o cuidado. "É importante destacar que é dessa maneira que o Instituto Maria Modesto, em sua remodelação e sua proposta de diversificação da natureza assistencial, entrega para Uberaba não apenas a internação integral, seu objeto inicial, mas também a formação no sentido da finalidade educacional de profissionais qualificados para atuarem na rede de saúde e contribuírem para  o desenvolvimento das pessoas e da sociedade, com diversas frentes de atuação no campo da saúde mental em Uberaba e região", enaltece o docente.

Novidades na Uniube

A Residência em Psiquiatria é novidade na Instituição, juntamente com esse programa, foi aprovada também a residência em Medicina Intensiva, em janeiro deste ano. Com a conquista, a Universidade passa a conter 09 programas ao todo. As novas residências contarão com a estrutura do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Hospital Regional José Alencar e Instituto Maria Modesto, referências em assistência médica em toda a região.

De acordo com o diretor da área/serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto, a novidade é benéfica tanto para alunos da saúde de todo o país como para a comunidade da região. "Uma notícia de início de ano extraordinária para a Instituição como um todo, que eleva a nossa Universidade a um nível ainda maior: ser habilitada para ofertar dois programas tão importantes. Durante este período da pandemia, nós vimos uma grande necessidade médica surgindo em serviços no Brasil inteiro. Por isso, essas duas residências vêm para fortalecer ainda mais a assistência em saúde das nossas unidades hospitalares, como também potencializar e capacitar, ainda mais, o nível de aprendizado dos nossos alunos de Medicina e dos alunos que buscam estas especializações. É um impacto regional na qualificação e na qualidade dos profissionais e também em nível nacional pelo serviço de excelência que é oferecido.", destaca.