Internacionalização: Uniube recebe visita da University of Wyoming | Acontece na Uniube

Internacionalização: Uniube recebe visita da University of Wyoming

19 de março de 24

A Uniube recebeu, na última semana, uma visita de um representante da University of Wyoming (USA), o professor Josh Moro. A visita foi organizada pela Comissão de Relações Internacionais (CORI) e o Escritório de Relações Internacionais (ERI), em parceria com o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e o Education USA. Na ocasião, Josh realizou uma palestra para a comunidade acadêmica da Uniube em Uberaba e Uberlândia, com transmissão ao vivo. Clique aqui para acessar o evento.

Durante a palestra, o professor Moro apresentou os atributos e características singulares do Estado de Wyoming, nos aspectos geofísicos e paisagísticos, históricos, culturais e antropológicos. A palestra foi ministrada em inglês e contou com tradução simultânea de Rodrigo Andrade, professor do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). "A palestra do Professor Moro foi excelente e despertou muito interesse e questionamento pelos participantes, tanto aqueles que assistiram presencialmente no auditório da biblioteca central quanto os que a acompanharam pela transmissão online, via canal oficial da Uniube no Youtube", explica o coordenador do ERI, Leonardo Assis.

A Uniube também tratou sobre as possibilidades de parceria com a University of Wyoming durante a visita do professor Josh Moro. "Temos algumas áreas de atuação e interesses em comum com a internacionalização das instituições. Por isso, discutimos detalhes administrativos para estabelecermos a parceria e acordamos em elaborar um MoU (Memorandum of Understanding - Memorando de Entendimento), um documento que significa o primeiro passo necessário para o estabelecimento de um convênio interinstitucional internacional", complementa.

O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, e também de membros da CORI-Uniube: a professora e diretora do curso de Direito, Andréa Queiroz Fabri, e o professor e pesquisador do curso de Medicina Veterinária, André Belico Vasconcelos. "A visita foi de grande importância para o aprimoramento do nosso setor de internacionalização. A internacionalização desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na excelência de uma universidade em diversos aspectos, por exemplo, promovendo a diversidade cultural, estimulando a troca de ideias e perspectivas entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes origens e nacionalidades. Isso enriquece o ambiente acadêmico, incentivando a inovação e o pensamento crítico", enaltece o Pró-Reitor.

Ainda segundo o professor André Fernandes, a internacionalização aumenta a visibilidade e o prestígio da Uniube no cenário global, atraindo talentos, colaborações e oportunidades de financiamento. "Parcerias internacionais podem levar a projetos de pesquisa conjuntos, intercâmbios acadêmicos, programas de dupla titulação e outras iniciativas que beneficiam tanto a universidade quanto seus parceiros internacionais. Outro aspecto importante é a preparação dos estudantes para um mundo cada vez mais globalizado. A exposição a diferentes culturas e sistemas educacionais ajuda a desenvolver habilidades interculturais, adaptabilidade e uma mentalidade global, características essenciais em um mercado de trabalho cada vez mais internacional".

O CORI é um órgão responsável por zelar pela política de internacionalização no âmbito institucional e tem na figura do Escritório de Relações Internacionais a possibilidade de execução de parcerias, ideias e projetos. "De modo sucinto, esses setores viabilizam uma série de ações que apoiam nossa comunidade acadêmica e a própria instituição para avançar na dimensão internacional. O ERI provê orientação de docentes e discentes que pretendam fazer intercâmbio; prospecta oportunidades com atores e parceiros de modo a facilitar experiências de cunho internacional; bem articula com atores estrangeiros que sejam de interesse da instituição e de seus integrantes", finaliza.

A Universidade já planeja o próximo evento de internacionalização, que acontecerá no dia 17 de abril, com transmissão ao vivo.