Instituto Maria Modesto segue com a parceria da Associação de Voluntários | Acontece na Uniube

Instituto Maria Modesto segue com a parceria da Associação de Voluntários

17 de maio de 22

A Associação de Voluntários do Sanatório Espírita de Uberaba foi constituída em abril de 2021 com o objetivo de fortalecer a assistência aos pacientes internados, familiares assim como as questões espíritas ligadas a história do Sanatório Espírita de Uberaba, hoje denominado Instituto Maria Modesto. Ela é independente e composta por pessoas da sociedade civil organizada, formada por profissionais da saúde, empresários, advogados e pessoas com diversas inserções sociais, com o objetivo de fortalecer a assistência a pacientes internados e seus familiares assim como as questões espíritas ligadas à história do Sanatório Espírita de Uberaba, hoje denominado Instituto Maria Modesto.

Um dos principais objetivos da associação é apoiar financeiramente o Instituto, com campanhas e atividades desenvolvidas dentro do Hospital. "O intuito é fortalecer os recursos necessários para o atendimento aos pacientes e às famílias, principalmente aquelas famílias mais carentes,  promovendo desde campanhas com coletas de alimentos, recepção de doações de recursos financeiros que sejam revertidas ao Hospital tanto na rotina, na alimentação, no vestuário, na higiene pessoal quanto para a manutenção e subsistência das famílias atendidas.", explica o gerente administrativo do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal.

Além disso, a associação está reunindo esforços para um grande projeto: a construção de uma livraria espírita. "Estamos na fase de desenho e planta para construção de uma livraria com um museu espírita em anexo ao Instituto Maria Modesto, que tem como finalidade fomentar a cultura espírita da cidade e a tradição turística, além de preservar a memória espírita e as obras de Doutor Inácio, todo mobiliário, equipamento e biblioteca que são uma tradição e que são tombados pelo patrimônio histórico de Uberaba. Com a construção do museu integrado à livraria, é esperado que esse serviço possa ser incluído na rota de turismo da cidade, uma vez que Uberaba recebe caravanas de turismo religioso e espírita de todo o Brasil.", complementa Sérgio Marçal.

As doações não podem parar. "Enquanto mantido pelo Centro Espírita Uberabense, o Instituto Maria Modesto, antigamente conhecido como Sanatório, recebia um volume importante de doações de alimentos, roupas, agasalho e materiais de higiene pessoal, que caíram muito do ano passado para cá. Todos esses itens são revertidos aos pacientes, uma vez que esses são carentes em sua maioria. O atendimento é cem por cento SUS, e os pacientes são internados com a roupa do corpo. Durante toda a interação, são ofertadas roupas, calçados, materiais de higiene pessoal e alimentação. E essas doações se estendem para assistirmos as famílias carentes em maior vulnerabilidade, uma vez que há famílias abaixo da linha de pobreza atendidas pelo Instituto atualmente.", reforça Sérgio Marçal.

Serviço

A Associação de Voluntários do Sanatório Espírita de Uberaba segue recebendo doações de toda a comunidade. Confira onde doar e a lista de materiais.

O que posso doar?

Alimentos em geral da cesta básica. Higiene pessoal: chinelos com numeração 38 e 39 de cor neutra, desodorante roll-on, shampoo e condicionador, barbeadores e esmaltes de unha. Além desses itens, também podem ser doados materiais para oficina: telas para pintura de tamanhos diversos, tinta para pintura em tela, linhas/cordões e agulhas de crochê, caixinhas de madeira de tamanhos diversos, guardanapos para Decoupage, EVA, revólver de cola quente e refil de cola quente.

Onde posso doar?

Na sede do Instituto Maria Modesto, na Rua José Clemente Pereira, 215 - Bairro Estados Unidos, Uberaba.

Por que devo doar?

Para contribuir para o cuidado e a humanização dos pacientes atendidos e para a assistência às famílias carentes atendidas.

As doações em dinheiro podem ser feitas na conta da Associação de Voluntários pela chave PIX: 24.154.358/0001-37.