Instituto Maria Modesto recebe integração do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão na instituição | Acontece na Uniube

11 de março de 24

A Pró-Reitoria de Ensino Superior da Uniube, representada pela professora Heliodora Collaço, esteve no Instituto Maria Modesto (IMM) para uma reunião de alinhamento entre as atividades do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) da Universidade e as atividades do IMM. Na ocasião, docentes, equipe técnica e gestores puderam compartilhar informações sobre o trabalho desenvolvido pela instituição e a contribuição que o NEPE poderá ter junto às atividades multiprofissionais que são realizadas pela Uniube.

Para a Pró-Reitora, a implantação do NEPE também no IMM fortalecerá a relação qualitativa necessária entre o conhecimento acadêmico desenvolvido na Uniube.

"A aplicação prática do NEPE na assistência em saúde, principalmente em Saúde Mental desenvolvida pelo IMM, desde a promoção da integração de estudantes e docentes a essas atividades, até a realização e acompanhamento de projetos de iniciação científica, pesquisa e extensão voltadas para a saúde mental, contribuirá, efetivamente para a formação dos estudantes e a promoção em saúde para a população usuária dos relevantes serviços prestados pelo Instituto Maria Modesto", afirma a Pró-Reitora.

A coordenadora do NEPE no IMM, médica, e docente da Uniube, Fabiana Prado Nogueira, explica que a saúde mental demanda atenção especial dada a sua relevância no âmbito da saúde e atuação municipal e regional.

"É necessário que tenhamos profissionais de saúde qualificados e sensíveis para assistir ao paciente, acolhendo também sua família, nas perspectivas de suas necessidades e da sociedade. Com o NEPE no IMM seremos um elo forte com a Uniube e atuantes no processo de formação na área de saúde, especialmente, saúde mental. Desejamos agregar de forma muito positiva à equipe assistencial do IMM a contribuição para o melhor perfil do futuro profissional da saúde na área que passar em estágio na instituição", ressalta Fabiana.

O gestor do IMM, Sérgio Henrique Marçal, Psicólogo e também docente na Uniube, enfatiza o fortalecimento que o ensino terá por meio das atividades que o NEPE promoverá no IMM, além da contribuição dos estudantes, docentes e pesquisadores para os serviços ali desenvolvidos junto à comunidade, em que gestão acadêmica e gestão assistencial, integradas, podem promover.

"Ter a gestão acadêmica e assistencial integradas fortalece práticas profissionais sólidas na assistência à população e formam alunos tecnicamente capazes, com visão concreta e científica, sobre as necessidades de saúde da população, capazes de intervir de modo significativo face aos determinantes sociais de saúde e doença. O Instituto Maria Modesto, integrado ao Sistema de Ensino, se beneficia dessa troca profícua e se fortalece na caminhada de firmar-se como referência no cuidado integral em saúde mental", enfatiza Marçal.