Hospital Veterinário da Uniube participa de resgate de lobo-guará prenha em Nova Ponte | Acontece na Uniube

30 de maio de 22

Carolina Oliveira

A equipe do Hospital Veterinário da Uniube, juntamente com alunos do curso de Medicina Veterinária, foi acionada pelo Corpo de Bombeiros no último sábado (28), para auxiliar na captura de uma fêmea de lobo-guará em Nova Ponte. A loba é adulta, está prenha e foi apelidada carinhosamente de Zaira.

De acordo com o gerente clínico do HVU e médico-veterinário, Cláudio Yudi, por ser uma época de seca, os lobos andam bastante e vão para a cidade em busca de alimentos, como roedores e pequenas aves. A loba encontrou abrigo em um depósito de materiais, no Distrito Industrial, por isso foi necessário que uma equipe, do Corpo de Bombeiros de Uberaba, se deslocasse, com auxílio do Hospital Veterinário, para realizar o resgate.

O animal foi encaminhado ao HVU, onde passou por exames de ultrassom e raio x, entretanto não foi detectada nenhuma doença. "Assim que realizarmos todos os exames necessários, a equipe do hospital entrará em contato com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para decidir o destino do animal, que pode ser devolvido à natureza ou encaminhado a algum centro de triagem", explica Yudi.

Com os exames feitos no Hospital, uma notícia inédita: a loba está prenha. "Durante um exame de ultrassom feito nesta segunda-feira (30), descobrimos que a Zaira está prenha. Não conseguimos saber quantos filhotes são, mas é um fato inédito no hospital. Em 20 anos que estou aqui, é a primeira vez que isso acontece. Uma fêmea de lobo-guará prenha no Hospital Veterinário da Uniube", comemora Yudi.

Caso alguém se depare com um animal silvestre, o veterinário orienta: "É importante reforçar que sempre que avistarem um animal silvestre, como essa fêmea de lobo-guará, em perímetro urbano, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar para que o resgate seja realizado em segurança, tanto para o animal quanto para a população", enfatiza.