Expedição África: professores da Universidade do Agro desembarcam no Brasil com muita experiência e projetos | Acontece na Uniube

12 de abril de 24

Os professores da Universidade do Agro, Cláudio Yudi e Maurício Scoton, que estavam em uma missão multidisciplinar na África, desembarcaram em terras uberabenses, na última semana, e trouxeram em suas bagagens mais do que souvenirs: conhecimento técnico, experiências de uma imersão cultural diferente e muitos projetos.

Os professores embarcaram na missão rumo à Costa do Marfim no dia 22 de março, com o objetivo de realizar um diagnóstico técnico na área da agricultura e pecuária na região, visando a implantação de uma fazenda modelo e valorização da pecuária, um setor carente no país. A viagem foi estabelecida pelo governo da Costa do Marfim e o Governo Brasileiro, juntamente com a Associação Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

De acordo com o zootecnista e professor, Maurício Scoton, a Costa do Marfim possui um déficit grande na produção - e consequentemente - no consumo da proteína animal. A pecuária praticada no país africano segue modelos antiquados na criação de gado, que não beneficia a população.

"A grande demanda do Governo da Costa do Marfim é aumentar a produção de proteína do país. Atualmente, em torno de 80% da proteína animal consumida pela população costa-marfinense é importada. Portanto, eles possuem um gasto alto na importação de peixe, carne bovina, suína e esse é um problema que precisa ser solucionado. Eles têm uma insegurança alimentar muito grande e precisam desenvolver a alimentação da população. Então essa foi a nossa principal missão, levar um diagnóstico do que pode ser feito para iniciar uma atividade mais técnica e industrial da pecuária do país", explicou Scoton.

No país africano, os professores participaram de diversas reuniões com líderes do agro da região para discutirem sobre o atual cenário do setor veterinário e pecuário por lá. Durante os encontros, foi firmada a parceria e apoio da Universidade do Agro na elaboração do projeto para a criação de alguns setores, como o Centro de Formação Contínua dos Serviços Veterinários, Centro Hospitalar Universitário Veterinário, Centro de Diagnóstico e Produção de Vacinas, Centro de Patologias Aquícolas e Pesqueiras, Pavilhão Tecnológico de Transformação de Produtos Animais e de Origem Animal e Unidade de Gestão de Resíduos Veterinários e de Proteção Ambiental. Essa colaboração será um passo fundamental para o avanço da saúde pública veterinária e do bem-estar animal do país.

Os professores também visitaram abatedouros e fábrica de embutidos para entenderem a dinâmica e processamento da carne suína na Costa do Marfim, desde a recepção dos animais até o armazenamento em câmaras frias. Também visitaram a cidade de Bouaké, a 343km de Abidjan, a capital do país, onde será implantada a sede de uma fazenda modelo.

"Essa fazenda representa um componente chave de nossa missão, visando a implementação de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras que podem servir como referência para o desenvolvimento agrícola na região", comentou Yudi.

Na análise do déficit do consumo da proteína animal da Costa do Marfim, o que mais surpreendeu os professores foram a criação de gado em uma pecuária antiga, com os animais criados em locais abertos, sem cercas e genética pura e o consumo de animais que são considerados pragas no Brasil, como o caramujo e o morcego.

Além de todos os aprendizados e projetos para ajudar o país africano, para os professores, a principal experiência da expedição foi a experiência humana. "Visitar um país que tem tantas demandas é enriquecedor. Muitas vezes reclamamos do Brasil, mas a situação em outros países acaba sendo muito mais séria. Eles têm uma insegurança alimentar muito grande e que precisa ser melhorada. E nós, enquanto representantes da Universidade do Agro, faremos o possível para agregar nas condições da pecuária de corte e pecuária leiteira da região", pontuou Maurício.

As aventuras, descobertas, trabalhos e a rotina dos professores da Universidade do Agro está disponível em uma série com 6 vídeos sobre a Expedição África, publicados no Instagram da Universidade do Agro

Barbara Lemes