Engenharia Mecânica da Uniube inaugura novo laboratório de aulas práticas | Acontece na Uniube

Engenharia Mecânica da Uniube inaugura novo laboratório de aulas práticas

12 de abril de 24

O curso de Engenharia Mecânica da Uniube inaugurou, nesta semana, um novo laboratório para a prática acadêmica. O espaço, destinado à usinagem, solda e metalografia, será utilizado para o aprendizado prático dos alunos de todas as engenharias da Uniube e foi construído com apoio do Escritório de Arquitetura e do Escritório de Planejamento e Obras da Universidade.

A ideia do laboratório surgiu no ano passado, visando suprir a necessidade de um ambiente prático para a formação do Engenheiro Mecânico. "Esse laboratório proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um ambiente prático. Eles podem experimentar diretamente os processos de soldagem, metalografia e usinagem, o que ajuda a solidificar seu entendimento dos princípios envolvidos. A prática nessas áreas permite que os alunos desenvolvam habilidades técnicas essenciais para suas futuras carreiras como engenheiros mecânicos. Eles aprendem a operar equipamentos, interpretar resultados de testes e lidar com desafios práticos que podem surgir durante esses processos", explica o gestor das Engenharias de Controle e Automação, Computação, Elétrica e Mecânica, Leandro Aureliano.

Ainda segundo o gestor, a metalografia permite que os alunos estudem a estrutura interna dos materiais, enquanto a solda e a usinagem envolvem o trabalho direto com esses materiais. "Isso ajuda os alunos a entenderem melhor as propriedades dos materiais e como elas afetam o desempenho em diferentes aplicações. A experiência prática é altamente valorizada pelos empregadores da indústria. Os alunos que têm experiência nessas áreas têm uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, pois já possuem as habilidades práticas necessárias para contribuir de forma eficaz em ambientes de trabalho reais", complementa.

O laboratório permite também que os alunos possam usar o local para pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias. "A criação e implementação desses laboratórios representam um avanço na qualidade do ensino oferecido pela instituição, fornecendo aos alunos oportunidades práticas de aprendizado que complementam e enriquecem sua educação teórica. Por isso, a conclusão bem-sucedida desses laboratórios é motivo de orgulho para todos os departamentos da Uniube envolvidos no processo de planejamento, construção e implementação desses recursos educacionais importantes", finaliza Leandro.